O Exercício do Amor Próprio
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Ah....tanto tempo junto, que pena que não deu certo!!!
Ouço muito essa frase e sempre indago: Mas quem disse que não deu?!
Com certeza, deu o tempo que tinha que dar - o quanto durou.
Acho engraçadas as relações sentimentais. As pessoas se encantam, se apaixonam, namoram, noivam, casam, enfim, constroem uma história juntas, seja lá o tempo que foi, e depois, simplesmente quando esse tempo físico e emocional termina - porque nem tudo é para sempre, ou necessariamente não precisa ser - as pessoas se digladiam, se ofendem, mal dizem, "odeiam-se" e pior, "cospem no prato que comeram", como bem diz o ditado.
Na verdade, relacionar-se nunca foi e nem nunca será simples, fácil e eternamente “florido”, porque mesmo tendo muitas similaridades, ninguém é igual a ninguém, portanto, sempre haverá "conflitos", diferenças, impasses, divergências...
Por mais que não se queira aceitar, no geral, sempre sabemos com quem estamos lidando, afinal, sinais do comportamento do outro sempre é passado, de forma direta ou indireta, mas o que acontece na maioria dos casos, é que se aposta para ver no que vai dar, e quando não dá o que o outro imaginaria que daria, ai surgem às frustrações, cobranças excessivas e desentendimentos de todas as ordens.
Tem uma frase que uso bastante e que acho pertinente para esse texto, que é: as pessoas só terão a noção real do que o outro faz, quando sentirem na sua pele, enquanto estiverem de fora só observando e /ou opinando, tudo serão flores. E é nesse ponto que a maioria se perde. Ou acredita que se aquele ou aquela fez com o parceiro (a) anterior não fará com ela, por que não?!
Então, o que podemos observar claramente é que as pessoas criam expectativas exageradas no outro e quando elas não são supridas, mais nada vale à pena, e o outro passa a não ter mais prioridade em sua vida. O que muitas pessoas se esquecem é que não vale a pena passar pela vida acumulando rancores, ressentimentos, mágoas...Claro que há términos doloridos, traições, desrespeitos...
Mas por mais duro que possa parecer o que vou dizer, ninguém nos faz nada que não tenhamos dado permissão para fazer. Portanto, não há vítimas ou algozes, apenas pessoas responsáveis por suas escolhas – naquele momento.
Mas o mais interessante é, que se diz tanto: “meu amor”, “ eu te amo” e no primeiro momento que se pode desejar tudo de ruim para aquele ou aquela que um dia foi o seu “grande amor”, não se mede esforços. Então, será que foi realmente amor?!!
De repente, você pode perguntar: Mas amor tem que suportar tudo?! Claro que não.
Mas quando eu amo, compreendo que por alguma razão aquela relação não deu certo, e mesmo encerrando ela, continua-se amando o outro, talvez, não mais aquele amor carnal, louco, físico, do desejo acima de tudo, mas aquele construído pelo carinho, pelos bons momentos, pelas trocas que tiveram, pelo que construíram juntos - no tempo em que ficaram-, compartilharam, as amizades em comum, os risos largos, as brincadeiras bobas, os cuidados, a atenção, o auxílio...enfim, por tudo aquilo que um dia fez você acreditar que seria para sempre.
E isso, não se perde quando é VERDADEIRO, independente das decepções. Porque você as tem, supera-as e segue. Isso é o que faz com que se transforme aquele amor possessivo em amor livre, que deseja o bem do outro, fica feliz com a sua felicidade, que entende que um dia podem até ter se machucado, mas que aquilo, só serviu para amadurecer cada um, fazer crescer, evoluir e avançar...e avançar significa ter maturidade, compreensão que todos aqueles que fizeram parte do seu passado (mesmo você não estando mais nele) foram e sempre serão importantes para sua história de vida, contribuíram SIM para o melhor que você é hoje, por mais que você não queira aceitar isso.
Por que o AMOR é isso, é sentimento renovador, é sentimento que quando penetra o íntimo se perpetua e se transforma, e mesmo que ele não se eternize fisicamente, mas no coração ele para sempre estará presente – em formas variadas e reestruturadas – alimentando o seu íntimo de sensações benéficas e nunca de autoflagelações e mágoas do que passou.
Não siga carregando o peso de relações passadas...perdoe, perdoe-se e siga leve!!
Angel Marques
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Príncipes encantados?! Homem Perfeito?! Hum...
Não queira príncipe encantado e amor eterno perfeito, pois esses, com certeza, só existem nos contos de fadas. Existem lá, porque o “the end” deles sempre acontece logo após o casamento, na verdade, ninguém nunca se atreveu a contar a história depois disso, e até chegar nele, ambos vivem na busca pelo encontro, passando por desafios, separações, distanciamentos e pouco convivem, realmente.
O mito do homem perfeito, daquele que vai chegar em um cavalo branco e nos salvar das garras do “dragão” da solidão, da carência e das expectativas exageradas de um amor sem problemas, acredito eu, é a forma mais fácil e direta de sofrimento. Por quê?! Porque acreditar na perfeição - seja ela qual for ou vinda de quem for - no mundo em que vivemos é o mesmo que acreditar que somos imortais, inatingíveis e oniscientes, resumindo: Deuses.
Mas, a verdade é que somos - TODOS – homens e mulheres, humanos, falhos, errantes, atingíveis, mortais, “ignorantes”, eternos aprendizes imperfeitos, contudo, sempre na busca pelo melhor e por nos tornar melhores.
E assim sendo, o objetivo não deve ser encontrar o príncipe encantado, porque ele só a Cinderela, a Rapunzel e a Bela Adormecida encontraram. No caso das meras mortais, que não vivem em um livro de contos de fadas, mas, sim, em um livro existencial chamado vida real, a busca deve ser por aquele que, pode até ser um “sapo”, mas, que saiba ser um “príncipe” no tratamento com você.
Que ele seja doce, educado, cortês, cavalheiro, que tenha respeito, que seja carinhoso, sensato, sincero, honesto, verdadeiro, que saiba cativar e tenha responsabilidade nisso, que ao lidar com você, mesmo sabendo que também não é a “princesa” das historinhas, mas, que lhe trate como se fosse, que saiba valorizar as suas qualidades, obviamente, identificando os defeitos, que saiba conduzir a relação não como uma história com a pretensão de um “foram felizes para sempre...”, porém, com todos os esforços para fazê-la ser “feliz VERDADEIRAMENTE enquanto durar...”.
Acredito que nos perdemos em nossos castelos de ilusões sentimentais, a partir do momento em que idealizamos demais o outro, quando desejamos que ele seja o “príncipe” ou a “princesa” que tanto buscamos, expectamos e esperamos que chegasse para nos salvar. Quando na verdade, o objetivo deveria ser apenas que ele ou ela viesse para ser um parceiro (a) da caminhada, que estivesse disposto (a) a – juntos – seguirem os caminhos floridos, mas também, muitas vezes, íngremes de qualquer relação a dois.
O “homem perfeito”, com certeza, será aquele que estiver disposto a sê-lo com você, e vice-versa. Será aquele, que mesmo tendo consciência de todas as suas limitações e deficiências, estará decidido a tentar relacionar-se e esforçar-se para que a sua história seja construída de forma leve, tranquila, passando por todas as etapas de uma relação, sem ter a pretensão de ser melhor, nem pior, apenas ele mesmo em toda a sua essência (boa e ruim).
Contudo, para mim, em especial, o que difere um “homem perfeito” de um “homem comum” é apenas a forma dele se importar com você, de não ser egoísta, não pensar só em seu bel-prazer, mas, em ter consciência que ao estar em uma relação, por mais que sejamos individualistas e individuais, qualquer relacionamento só pode acontecer a dois, portanto, ambos importam.
Angel Marques 09-11-12
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Receita para seguir leve...
Tenha certeza: Mais difícil do que encerrar qualquer relacionamento, seja ele qual for, é ter que seguir com coisas mal resolvidas dentro de você. Por isso, não tenha medo de falar o que sente, de expor o que não lhe traz paz, de pedir desculpas por algo que fez e sente que pode ter causado mal estar ao outro ou mal entendidos, de fechar os ciclos com o mesmo respeito e dignidade que os iniciou.
Lembre-se sempre: o objetivo maior é passarmos pela vida uns dos outros, e mesmo com nossas diferenças, singularidades, defeitos, erros, desajustes, enfim, tudo de ruim que faz parte da nossa essência humana, não partirmos e deixarmos nada disso respingado no outro, mas sim, deixarmos nele, o melhor que temos em nós, e que, também faz parte da nossa mesma essência humana.
E assim, consequentemente, em nós, também seguirmos levando o melhor do outro, porque o pior dele, para nós, só deve servir como aprendizado e amadurecimento.
Essa é a melhor receita para seguirmos leves e nos livrarmos dos desequilíbrios interiores, dos transtornos mentais causados pelo acúmulo de mágoas e rancores que não soubemos digerir e eliminar.
Angel Marques
domingo, 28 de outubro de 2012
Sobre sites de namoros e encontros virtuais.
Em um bate papo com amigos, surgiu uma indagação sobre o usar ou não um site de relacionamentos (encontros e namoros virtuais) para encontrar a pessoa "certa" (para cada um, é claro). E como tudo que se refere ao mundo virtual cria-se algumas polêmicas, vários pontos foram questionados, e um deles foi: O que realmente pode se querer encontrar em um site desses?!!
Claro, vocês devem estar se perguntando: "Ora, que pergunta tola. Óbvio que se busca encontrar um relacionamento". Certo, ok. Mas, que tipo de relacionamento?!!
Bem, seguindo sempre a linha de quando escrevo, que apenas abordo a minha opinião (que não é, e não tem a pretensão de ser uma verdade absoluta, apenas, expor o que vejo, avalio e acredito como "minha verdade" e que serve para mim), acredito e acho que, sobre essa temática ainda sou muito cética e descrente.
Por quê? Simples. Nos sites de relacionamentos, em sua grande maioria, as pessoas que estão nele, não buscam relações verdadeiras (pelo menos essa é a regra geral), claro que deve ter, as exceções (aqueles que pensam que podem encontrar isso lá e buscam).
E não precisa ir muito longe, basta que você (mesmo que não viva isso, assim como eu) entre em um site desse e experimente, pesquise, bata papo, converse, exponha opiniões e terá como retorno, sempre as mesmas ideias e sugestões: o sexo fácil, os encontros esporádicos, os sexos virtuais, homens e mulheres casados, noivos, namorando e que estão "passando o tempo" e buscando uma "aventurinha"...e o mais interessante, a sua grande maioria, em um mesmo discurso "copia e cola", que para qualquer pessoa que não esteja envolvida ao frisson do site, percebe.
E então,eu me pergunto?! O que essas pessoas querem realmente?! Porque, infelizmente, nem todos conseguem ter a honestidade de lidar com seus sentimentos, seus desejos e suas verdades, e o maior exemplo e constatação disso, são os números de "frustradas relações" que se iniciam nesses sites. Ah...claro, você pode dizer: "Mas fulano, sicrano se deu bem"...E eu direi: Ótimo! Quantos em quantos milhões?!! Seria, digamos uma loteria?!
Um amigo questionou: "Mas, é a mesma loteria dos encontros presenciais, das "buscas" feitas na vida real". Com certeza, deve ser mesmo, a contar que estamos vivendo uma época onde a maioria das pessoas buscam quantidade à qualidade, apenas satisfazer os seus egos, umbigos e desejos, sem maiores preocupações com o outro...Com certeza, no real ou virtual, as relações estão fakes, sem solidez e pior, sem nenhum tipo de respeito ou responsabilidade uns com os outros.
Mas uma coisa é certa, o virtual jamais poderá substituir o encontro de olhares, onde você identifica se o outro está sendo verdadeiro ou não, a energia que é emanada, a intenção real, as trocas (verbalizadas) mas que são presenciadas em expressões corporais, em respiração, em sinais q, com certeza, são muito mais perceptíveis que em qualquer site de encontros e namoros. O virtual é cômodo. O real desafiador.
Para mim, mesmo adorando o mundo virtual, os sites sociais como facebook e afins, onde se constroem até boas amizades (mas que precisam sair dele p serem solidificadas, é claro), mesmo assim, ainda não consigo acreditar que consiga encontrar em um site de namoro e encontros aquele q eu desejo que compartilhe comigo tudo q acredito ser o melhor p mim.
Preconceito?! Talvez. Mas não qualificaria assim, mas sim, como cautela, porque entre me aventura ao universo fictício criado por aquilo que eu quero ser e n necessariamente sou (internet) e o universo real, aquele onde mesmo eu tentando "fingir" ser quem não sou, não consigo sustentar tanto, pois em mim, mesmo com as máscaras, meu corpo me delata, eu sempre vou preferir ficar com a segunda opção.
Mas como disse acima, isso é o que eu acredito, como minha verdade, mas, cada um deve fazer aquilo que mais lhe convém e lhe faz feliz VERDADEIRAMENTE, porém, tendo sempre a consciência que cada escolha nos traz uma renúncia, cada renúncia uma consequência, e no real ou virtual, teremos que estar sempre preparados a respondermos por elas.
Afinal, na vida, só colheremos aquilo que plantamos. Depois não cobre do parceiro(a), se ele ou ela, mesmo estando com você, ainda mantêm a conta no "site de namoros e encontros". Por que será?!!
Angel Marques
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Qual o melhor dia para eu buscar ser feliz?!! HOJE.
Qual o melhor dia para eu buscar ser feliz?!! HOJE.
Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Aqui e agora é o único momento real e seu. O ontem, já lhe fugiu. O amanhã, você nem sabe se chegará. Então, viva e valorize esse AQUI E AGORA.
Não perca tempo com tolices, pessoas que não agregam valor, situações que lhe fazem estressar, ficar triste, com rancor...não permita-se perder seu precioso tempo do AQUI E AGORA. Desgastando as suas energias, deixando passar os milagres que o dia de HOJE, sempre, reserva para aqueles que tem coragem de atravessar o "arco-íris" da alma e chegar ao "pote de ouro" - de oportunidades - guardado no coração.
Lembre-se sempre: TUDO PASSA! E passa mesmo. Nenhuma dor é para sempre. Nem mesmo a alegria, é. Por isso, é preciso buscar o equilíbrio de todas as coisas. Afinal, tanto para o bem quanto para o mal, se dermos exagerada importância, estaremos nos boicotando e desequilibrando.
Se me entrego a alegria exagerada, corro o risco de me perder nela e me iludir que tudo sempre será assim. Se me entrego a tristeza exagerada, corro o risco de me perder nela e acreditar que nunca passará. Mas se consigo entender que tudo é passageiro, transitório, com certeza terei o discernimento de saber aproveitar e/ou superar cada acontecimento com mais calma, paciência e equilíbrio.
Portanto, busquemos, SIM, equilibrar o nosso emocional. Entendendo que o AQUI e AGORA é o momento certo para aproveitar tudo que nos é ofertado pelo universo. A Lei da vida é a evolução, o aprendizado, o amadurecimento e o crescimento através dos ciclos: que se iniciam, desenvolvem e findam.
Se queremos avançar, aprender, sermos aprovados nos testes da vida, precisaremos nos esforçar para nos tornarmos bons alunos nessa grande escola existencial. Estando sempre atentos aos sinais.
Tudo isso é simples e fácil?! Claro, que não. Mas quem foi que disse que viver seria?! Mas com certeza, tudo é possível. Basta que desejemos e busquemos, verdadeiramente, essas mudanças.
Não custa tentar!!
Angel Marques
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Liberte-se e cure seu coração!
Não se engane: Para seguir leve, em paz consigo, com o outro e com o mundo, é preciso curar o coração, cicatrizar as feridas do passado, amenizar as dores causadas por desilusões, decepções e qualquer tristeza que tenha feito você perder o eixo.
Ninguém consegue seguir e construir novas histórias preso a relações fantasmas (aquelas que nem existem mais, mas no íntimo ainda assombram).
É preciso jogar limpo com você mesmo, entendendo as suas limitações, mas acima de tudo, querendo e buscando avançar, evoluir e se libertar dessas amarras.
O mundo não para para esperar você juntar os pedaços do seu coração partido. Ao contrário, tudo é movimento: a vida passa, as pessoas passam, o tempo passa e especialmente você, também, passa.
Por isso, a única coisa que você deve deixar passar é a dor. Liberte-se! Não tenha medo de ser feliz. Não compare as pessoas, cada um é cada um. Se alguém te machucou, feriu, enganou, foi esse "alguém", e não aquele que está por vir.
Quando não curamos a nossa alma, o nosso íntimo, corremos o risco de sermos injustos e nos tornarmos o algoz de um mal que nos fizeram, transferindo e fazendo a mesma coisa com outra pessoa, que não tem nada a ver com a nossa história mal curada.
Lembre-se: Não podemos estagnar na vida, perder a felicidade, alimentar o coração de mágoas, rancores, ressentimentos por causa do que nos fizeram. Afinal, preservar todas essas sensações deletérias em nosso copro, mente e espírito, só fará mal a uma única pessoa: NÓS MESMOS!!
LIBERTE-SE E CURE SEU CORAÇÃO!!!
Angel Marques
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Qual a melhor forma de proteger seu emocional sem perder a crença no amor?!
Em tempo de amores efêmeros, de falta de cuidado com o outro, com os seus sentimentos e com os do próximo, de super valorização pela quantidade, mais que pela qualidade das relações. O que podemos fazer para proteger o nosso emocional sem nos tornarmos frustrados, descrentes no amor e na força (de alguns) que ainda sabem lidar com ele respeitosamente, dignamente e sem farsas ou inverdades?!!
Com certeza, há uma tríade perfeita para responder essa pergunta: Amor Próprio + autoconhecimento + valorização de si. Porque quando me amo, sou capaz de amar sem fazer ao outro, aquilo que não desejo que façam comigo. Quando me conheço, sei exatamente o que quero, o que me faz bem, feliz e, assim, não permito receber menos que mereço ou preciso para continuar bem. E quando me valorizo, entendo que não é o outro que vai preencher nada que esteja pendente em mim, mas sim, que ele será um parceiro para complementar o que já possuo de melhor e celebrar isso junto comigo.
Assim sendo, quando observamos uma busca desenfreada pelos preenchimentos interiores de si no outro, passando por cima dos princípios, valores, sentimentos, permitindo-se autoflagelações e sofrimentos, perdendo-se na condução do respeito, do cativar, do carinho, da lealdade, parcerias e verdades de uma relação, podemos concluir que, o que está faltando mesmo, é: as pessoas se amarem, conhecerem e valorizarem mais, para assim, também aprenderem a fazer isso pelo outro. Afinal, eu só posso dar a outrem aquilo que possuo em mim.
Todos podem tudo. A única coisa que não deve ser permitido é: Sofrer e/ou fazer o outro Sofrer em nome dessa "liberdade de amar e experimentar".
Angel Marques
terça-feira, 2 de outubro de 2012
O maior e o melhor sentimento do mundo?!!! O correspondido.
Li em algum lugar, não me recordo, agora, sobre essa afirmativa acima: ser o sentimento correspondido o maior e o melhor do mundo. Com certeza, só posso concordar.
Na verdade, quando pensamos em sentimento, cremos que para que ele exista, aconteça de verdade, é preciso a permissão dos envolvidos na história. Como assim?! É simples: O único sentimento que pode ser vivido por si, sem a necessidade do outro é, o amor ágape. Aquele amor incondicional, que não precisa de aceitação, correspondências e nem de trocas para que ele sobreviva, cresça e seja salutar.
Eu amo meu próximo (com solidariedade, compaixão, abnegação) e por isso, não preciso que ele me ame igualmente, pois o meu amor é puro, do coração e da alma apenas, e assim sendo, dou e não espero que me deem, também.
Mas quando falamos em sentimentos carnais, amor além ágape, aquele que envolve o eros, o filos, por mais que queiramos senti-lo sozinhos, será com certeza, no mínimo, autoflagelante. Porque esse sentimento, como bem disse Jung, é aquele que precisa de permissão para ser vivido. Pois envolve desejo, atração, necessidades de trocas de energias para que tenham congruência.
Por isso, a necessidade de saber identificar o que realmente você deseja e o que o outro, também deseja, das relações que vão surgindo pelo caminho. Avaliando os sentimentos - seus e dos outros - para que não haja em sua vida, desequilíbrios e autoflagelações.
Porque sentimento que se vive só, não traz alegria, paz, leveza...sentimento que não há reciprocidade não deve ser alimentado, insistido, perseguido. Porque a magia das relações carnais consiste em trocas de energias, em parcerias de sensações, em cumplicidade de emoções.
Se é para amar alguém sozinho, então faça isso por você mesmo: AME-SE!!
Valorize-se, preencha-se de si e do que há de melhor ao seu redor. E jamais desista de buscar, porque viver é isso, é completude e esvaziamento, e nesse processo, só nós podemos decidir o que melhor nos cabe aceitar.
Angel Marques
sábado, 15 de setembro de 2012
O amor começa de dentro para fora.
O amor nos traz sensações de leveza, alegria, satisfação e acima de tudo, plenitude e encontro com o melhor que há em nós. Se não houver a comunhão entre: Você + o sagrado + o outro, é preciso verificar que sentimento você está chamando de AMOR. Porque o AMOR liberta e agiganta a alma conduzindo ela ao êxtase das sensações benéficas e salutares.
AMAR é estar bem, em paz, tranquilo, confiante, seguro...não apenas por causa do outro, mas sim, por aquilo que o outro lhe inspirou e auxiliou a reencontrar em si mesmo.
LEMBRE-SE: O Amor começa de dentro para fora, sempre.
Angel Marques
"Eu te amo" seria " oi"?
Nos dias atuais, as pessoas amam e "desamam" muito rápido. Não sou descrente do amor, ao contrário, tenho tanto respeito a ele que me pergunto: será que as pessoas não estariam confundindo os sentimentos?! Porque hoje em dia as substituições dos sentimentos estão tão rápidas e as relações tão efêmeras, que não temos como não indagar sobre elas.
Até acredito em amor a primeira vista, intensidade com que se ama, mas não consigo conceber esse tipo de amor sendo constante e em curtos intervalos de tempo. E mais ainda, sendo direcionado a uma nova pessoa, sempre.
Se diz "Eu te amo" com a mesma facilidade que se diz "um oi". E troca-se de "meu amor, minha vida" com a mesma facilidade que se troca "meu sapato, minha blusa".
É estranho. Pode soar julgamento ou crítica, afinal, hoje em dia estamos na era do "tudo pode" tudo é permitido, não existe "censura" para nada.
Inclusive, até experimentos com seus próprios sentimentos, com os dos outros, e tá tudo certo...o que importa é "tentar de tudo", sem a preocupação com o prejuízo que isso possa causar em cada um.
Mas eu ainda continuo me indagando - baseada em uma regra, claro, porque vejo também as exceções - porque mesmo diante disso tudo as pessoas ainda continuam infelizes em seus "relacionamentos"?! Ou vivendo apenas de fachada?! Ou se sujeitando a viver muita - solidão acompanhada -?!
Pulando de relação em relação sem cicatrizar as passadas, sem findá-las no íntimo?! E acumulando feridas que não podem ser curadas apenas com festinhas e viagens juntos, sexo e carinhos artificiais, porque no íntimo ainda se deseja outro, outra e, lá, não há como se enganar...??
Claro que as exceções estão ai para provar que ainda existe amor verdadeiro, sincero, fortalecido e sem máscaras. Mas infelizmente, o que mais se vê são as relações artificiais, de amores passageiros, enfraquecidos, sem solidez. Que se rompem por qualquer bobagem, que se perdem sem quê nem pra quê, que não se concretizam e solidificam de verdade.
E diante disso tudo, eu ainda pergunto: A quem estamos realmente enganando quando nos sujeitamos a viver uma relação artificial?!!
Angel Marques
sábado, 1 de setembro de 2012
VOCÊ SEMPRE SERÁ O MAIOR MOTIVO PARA CELEBRAR A VIDA!
Sabe aqueles dias em que você acorda e acha que deveria ter permanecido na cama?! Dias em que você se sente chato (a), infeliz, cheio (a) de obrigações e problemas a serem resolvidos: materiais, emocionais, sentimentais...e assim segue, lamuriando, blasfemando e achando que o mundo, as pessoas e VOCÊ deveriam sumir?!!! Que não vale a pena estar vivo ou não tem tantos motivos para isso?!
Pois é, nesse dia, assim que você sentir esse pensamento, essas sensações, antes de mais nada, ao pisar os pés no chão, siga até o espelho e olhe para a sua imagem refletida e, nesse momento, faça uma única pergunta: Qual é o maior milagre no universo?!!
Se não conseguir ouvir a resposta, feche os olhos, silenciei por alguns segundos e sinta os sons que importam, aqueles que estão ali, todos os dias, sinalizando à você sobre a magia do VIVER.
Ouça o pulsar melódico do seu coração (na constante sinfonia celebrando sua vida).
Ouça o ofegar da respiração (no constante ritmo frenético celebrando sua vida).
Ouça cada órgão precioso que funciona diariamente silencioso, mas persistente e contente, celebrando e ajudando a você celebrar o dom da vida.
E depois dessa viagem ao silêncio do seu íntimo, volte, olhe-se mais uma vez no espelho e pergunte:
É justo eu reclamar tanto da vida?!!
Acorda para a vida!! AME-SE, VALORIZE-SE, APRECIE-SE...apesar de todos os problemas - e quantos eles são - a vida é, e sempre será a melhor aventura, a maior emoção, o maior milagre, o maior presente, o maior MOTIVO para você se manter FELIZ e ANIMADO. Pois só em estar aqui já é o bastante para você viver CELEBRANDO todos os dias, o restante você tira de letra, acredite.
Angel Marques
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
O tempo certo de ser FELIZ!
É tão bom quando você percebe que aquela pessoa que esteve em sua vida foi importante o tempo que teve que ser. E se não está mais, é porque a vida continua e tudo se renova. Mas a gratidão pelo momento que esteve ao seu lado, independente de qualquer coisa, se fará sempre presente. Afinal, todas as pessoas nos ensinam algo importante na vida.
E é assim que a gente segue leve e aberta a novos encontros, novos momentos, novas experiências, sem amarras ao passado, sem prisões emocionais. Cientes que tudo na vida dura o tempo que tem que durar.
Que seja eterno enquanto dure...e que dure o tempo certo de ser FELIZ de verdade!
Angel Marques
Silenciar é preciso...
Silenciar, às vezes, é preciso. É preciso para podermos tentar escutar o nosso íntimo, buscando assim, quem sabe, entendê-lo um pouco mais. Avaliar os sinais dados, todos os dias, mas pouco atendido por nós.
Silenciar nos leva a um encontro sagrado com nós mesmos. Um encontro necessário e profundo, que nos revela o que nem sempre queremos saber e/ou estamos preparados para ouvir.
Silenciar, calar, mentalizar, refletir sobre si, sobre o seu eu, sobre as suas deficiências e suas fraquezas, sobre tudo que lhe traz desconforto interior e, especialmente, estar atento ao que diz seu coração no silêncio, pois ele lhe dará todas as respostas que tanto busca, fora de si.
O silêncio é a maior fonte de reflexão que podemos ter na busca pelo nosso equilíbrio emocional. E mais ainda, é o condutor que nos guia ao caminho que nos levará ao fortalecimento do nosso amor próprio.
Angel Marques
sábado, 25 de agosto de 2012
AGRADECER...sempre!!
E mais uma semana passou, outro final de semana chegou, já, já tudo volta a seguir o curso natural dos ciclos existenciais, início, meio e fim. E você, já AGRADECEU?!!
Sim, agradecer...Nós temos o péssimo hábito de só reclamar, pedir, lamuriar, sofrer, até pelas coisas mais fúteis e simples que nos acontece. Mas agradecer pela grandiosidade da vida, dos momentos, das superações, dos aprendizados, dos dias, das horas, pelas pessoas - as boas e as más - nossas maravilhosas mestras e motivadoras...Ah! Sempre nos esquecemos, ou não temos tempo, ou simplesmente, não queremos por achar que não precisamos.
O fluxo da GRATIDÃO é algo mágico e que deve ser sempre proferido como um mantra sagrado diário. Com certeza ele é modificador e fortalecedor. Quanto mais agradecemos ao universo, mas recebemos dele serenidade, tranquilidade, força propulsora, modificadora, aceitação - sem acomodação, é claro - paciência, tranquilidade, e acima de tudo, a certeza que nada é em vão, nada é por acaso, cada acontecimento nos traz uma lição, sabedoria e mais do que tudo, a paz e a constatação que nós somos o milagre, que tanto almejamos na vida.
Por isso, AGRADEÇA! AGRADEÇA por tudo, sempre!!!
OBRIGADA ao universo por ser quem sou, ter o que, e quem, eu tenho na vida, e mais ainda, por conquistar todos os dias a capacidade da regeneração e da superação diante daquilo que está além do que posso modificar, no mundo e nas pessoas.
Angel Marques
Comunicar é preciso, tem que ser...
Nada melhor do que ter as coisas sempre em "pratos limpos", as claras. Desse modo, a "comida" fica mais fácil de digerir e, evita-se que, as bactérias da "sujeira", dos mal entendidos, que poderiam causar danos, já não façam tanto mal, na verdade, deixam de ser um perigo.
Tenha cuidado com o outro, nem sempre ele tem a obrigação de entender o que você quer, sem que você saiba expressar. O que, muitas vezes, é simples e tranquilo em sua opinião, pode causar transtornos desnecessários, pela simples falta de comunicação sincera e direta.
Ser humano é peça única, cada um é cada um, e isso é imutável. Não existe certo e/ou errado, quando o assunto é personalidade, maneira de ser, jeito. Mas com certeza existe, respeito, cuidado, zelo, sutileza, perspicácia, e acima de tudo, consideração - independente de qualquer coisa - que é o que faz a grande diferença às relações humanas.
Vamos buscar ter cuidado com o outro, e mesmo sendo quem somos, sem precisar mudar, sejamos o mais delicado e cuidadoso possível, quando o assunto for: Lidar com outro ser humano.
Angel Marques
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
E foi eterno enquanto durou...
E naquela noite, eles se olharam e tiveram a certeza que algo especial estava acontecendo. Seria um encantamento?!! Uma paixão instantânea?! Seria amor à primeira vista?!
Na verdade, não sabiam. Mas também, não estavam muito preocupados com o que seria, mas sim, em viver - aquele momento - tão intenso e cheio de magia.
Ele, encabulado, se aproximou da jovem dama e quase ao burburinho, falou: - Me concede essa dança?! Ela, tímida e radiante, respondeu: - Sim, claro.
E seguiram, sorridentes, para o salão. Ao fundo, como trilha sonora daquela primeira dança do casal - Rock Roll Lullaby - a canção que seria inesquecível, daquele dia em diante.
E naquele momento, entre palpitar de corações, ofegar de respirações, toques de mãos, abraço verdadeiro, rosto colado, cheiros e emoções...eles selaram o que se pode chamar de - o encontro de almas afins - e viveram uma linda história de amor.
Se ela foi eterna?! Não posso confirmar, mas com certeza ela foi: ETERNA ENQUANTO DUROU...E que seja assim, todas as histórias de amor, embaladas em doces melodias, em belas recordações e vivenciadas como se fossem para sempre - mesmo que não sejam.
Afinal, o amor pode ser até passageiro, mas todas as canções de amor são eternas.
Angel Marques
Para embalar um pouco a imaginação e os corações!!!
A sua vida: Um livro de aventuras...
E de repente, a gente abre o livro da vida e lê aquelas páginas que um dia compuseram a sua história. Anos, dias, datas, momentos, músicas, amores, pessoas, promessas, sentimentos, sofrimentos, alegrias...E antes de fechá-lo e colocá-lo na estante da nostalgia, você percebe que viver é isso ai, é estar a cada dia, a cada nova página em branco desse livro, escrevendo e reescrevendo tudo. Porque tudo passa, tudo se renova, se transforma...e muitos contos, poemas, poesias ainda deverão ser escritos nele.
Porque a vida é um livro de aventuras maravilhosas e cada capítulo escrito, compõe uma fase especial, que ao ser encerrado, pode ficar até arquivado, mas nunca poderá ser apagado, porque ainda não inventaram uma "borracha" que apague as lembranças do tempo.
No capítulo 2012 do meu livro...e avaliando quantas aventuras tenho escritas nele...me senti FELIZ e GRATA ao universo por isso e expectante por escrever ainda muito mais.
Angel Marques
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Homens x mulheres....A eterna dualidade sentimental!
Analisando as atitudes masculinas e femininas nos tempos atuais, cheguei a uma conclusão:
Os homens estão tão mal acostumados ao modernismo feminista - da mulher que toma iniciativa, da mulher que não tem vergonha de dizer o que quer, da mulher que se permite o sexo apenas por sexo, da mulher que luta pelos direitos de igualdade -na parte sentimental com os homens, da mulher que paquera e não espera ser paquerada, da mulher que não tá a fim de relacionamento sério, da mulher que aceita os relacionamentos abertos, as amizades coloridas, da mulher que paga conta, divide, que não se "importa" com o não romantismo, que não se "incomoda" com a namorada, a noiva, a esposa; da mulher que se mostra mais decidida, enfim, de todas as grandes transformações que a mulher passou e continua passando - que ele perdeu a noção do que é realmente conquistar, investir, cortejar, construir uma relação a dois, solidificar, tratar uma mulher como ela deve realmente ser tratada, com respeito, delicadeza, gentiliza e acima de tudo, com a elegância e o cavalheirismo que um HOMEM realmente deveria ter ao lidar com uma MULHER.
Mas ai, também vem uma pergunta em minha mente: Será que as mulheres é que são culpadas por isso?! Será que é passada uma imagem (na ação) que não condiz na realidade com o que está (na emoção - no coração) delas?! Será que mesmo querendo tanta igualdade, mulheres e homens nunca entenderão que são diferentes biologicamente, emocionalmente, fisicamente, e que não são os jogos sentimentais que mudarão ou melhorarão as relações? Que na verdade é preciso ter uma consonância entre eles para que haja uma harmonia, no que quer, que os envolva?!!
Acredito que o que pode estar faltando é mais conhecimento de cada um, dos seus sentimentos mais íntimos, do que realmente se quer do outro, para que não seja preciso tantas amarguras, desilusões, sofrimentos, farsas, mal entendidos e acima de tudo, mulheres proferindo frases como essa:
" Poxa, o que eu queria era dar uma chance a ele pra ele tentar me conquistar e não me levar pra cama só..."
Angel Marques
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Sou e adoro Ser....
Sou do tipo que curte ter o status de relacionamento: FELIZ! Estando só ou acompanhada.
Sou do tipo romântica que ainda adora receber flores, ser cortejada, admirada e acima de tudo, valorizada.
Sou, atualmente, incluída no rol das arcaicas, antiquadas e "cafona". Porque adoro paquera com sorriso, olhar, abraço apertado, rosto colado, conquista por etapas, carinho, mensagens, passeios de mãos dadas, romance, dengo, atenção, cheiro, brincadeiras inocentes, telefonemas fora de hora, conversas ao luar, risos por tolices, molecagem...enfim, tudo que faz com que as relações se fortaleçam dia a dia, sem pressa, sem meios termos, sem enrolações...
Sou do tipo que preza e valoriza o sentimento alheio, por entender, que preciso ter cuidado com o coração do outro...
Sou do tipo que vivo verdades, e nunca mentiras. Se é sincero, verdadeiro, confio e me entrego como uma amante à moda antiga.
Sou do tipo que, mesmo cheia de defeitos e imperfeições, tento compensar com todas as qualidades (as mais especiais, amizade, respeito, lealdade, fidelidade, parceria, sinceridade...).
Sou do tipo que, creio ser e fazer o que é melhor para mim, sem esquecer do que é melhor para o outro, quando o assunto é relacionamento. Porque na vida, o que importa é você ser O TIPO que mais lhe convém e o que mais lhe traga paz, bem estar, felicidade real, sem para isso, ser preciso machucar ninguém.
O que importa é você ter a consciência tranquila e a certeza de não estar passando pela vida dos outros deixando sensações ruins ou vivendo farsas.
Porque amar é antes de tudo SE AMAR...e quando nos amamos, fazemos o melhor por nós, e consequentemente, pelo outro.
Angel Marques
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
"Se não tiver nada de bom a dizer, é melhor ficar calado".
Cuidado com o que diz. A palavra tem um poder enorme de modificar as emoções, os sentimentos. Da mesma maneira que ela eleva, ela também, pode rebaixar.
Uma palavra pode ser capaz de mudar toda uma história, para melhor e/ou para pior.
Muitos sentimentos são boicotados e muitas mágoas eternizadas, por não se ter a prudência, a sutileza, a cautela, o cuidado em pensar antes de falar.
Por isso, preste sempre atenção ao que quer dizer e como vai fazer isso, pois uma palavra uma vez dita não pode ser retirada. E com certeza, nós, não somos capazes de saber qual o efeito disso no outro.
Um excelente exercício e conselho dos mais velhos: " Se não tiver nada de bom a dizer, é melhor ficar calado".
Angel Marques
Relacionar-se é: Cativar sempre!
Relacionar-se é: Compartilhar momentos, partilhar sonhos, sorrir juntos, silenciar quando é preciso, também juntos. São ombros, mãos, braços, abraços, olhares, sentir...são laços afetivos e mais do que tudo, é alimentar diariamente o carinho juntos, separados, perto, longe, pois, mais do que presença, o que fortalece qualquer relação é o cuidado, a atenção, o zelo e a responsabilidade q cada um possui com todos aqueles que cativa.
Não permita que o estresse e a "falta de tempo" do dia a dia, faça com que você enfraqueça suas relações, sejam elas quais forem. Todo mundo gosta de ser lembrado e nem sempre sabe a sua importância na vida do outro. Não custa muito lembrar, dizer, demonstrar...
Angel Marques
Lições do Pequeno Príncipe que amo!!
"Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz".
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante".
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
Antoine de Saint-Exupèry
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
As pessoas só lhe darão o valor que você se der
Confesso que não entendo o comportamento de algumas pessoas. Mas depois, me indago: Será que realmente preciso entender?! Ou se não condizem com o que eu realmente quero, preciso apenas, me afastar delas?!!
Acredito que a maneira mais sábia para avaliar certas situações é tão somente usando um pouco do que diz a filosofia da canção do Lenine: "Quando eu olhar pro lado só quero está cercado de quem me interessa".
E quem me interessa?! Ah...Quem me faz feliz. Quem me traz paz. Quem me alegra com um sorriso sincero, com um olhar verdadeiro, com um abraço cheio de energia, com palavras certas nas horas certas. Que me trata com atenção, zelo, cuidado, com sutileza, com cordialidade, com admiração, valorização, respeito...que se importa de verdade com o ser humano, com os valores além matéria, além beleza...
Na verdade, quando eu olhar pro lado eu quero estar cercada de quem saiba ver e me dar o mesmo valor que eu me dou, menos do que isso, é desnecessário.
Porque na vida, as pessoas só lhe darão o valor que você se der, então, se valorize e busque sempre receber o mesmo valor ou mais, porque menos, não agrega nada!
Angel Marques
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Ciclos que se fecham e outros que se iniciam: Mudanças!!!
E quem terá o poder de dimensionar quantos ciclos ainda serão fechados e abertos em nossa vida?!
Mas será q isso realmente importa?! Acredito que não. Mas com certeza o que importa é fechar sempre um ciclo e estar aberto a iniciar outro, porque a vida é isso, uma constante mudança, e nenhuma mudança acontece, se ficamos no meio termo das coisas.
Por que as mudanças são necessárias ao equilíbrio das emoções. Mudanças são importantes para alimentarmos a alma de sonhos, ânimo e esperanças. Pois as mudanças que serão as responsáveis pelo nosso amadurecimento interior, pela conquista do amor próprio e mais ainda, pela descoberta do nosso real valor na vida.
E pode ter certeza, não há sensação mais plena e confortante, que a de um CICLO, enfim, fechado. E não há sensação mais libertadora e salutar que a de um CICLO sendo iniciado...Novas oportunidades para mudar TUDO que você desejar.
Angel Marques
Cristal partido, confiança "quebrada".
Eu acredito e confio em você, até que me prove o contrário. Porém, quando perco a confiança e passo a desacreditar, é como um cristal partido, pode-se até tentar colar os caquinhos, mas jamais eles serão iguais e fortalecidos. Haverá sempre rachaduras e a sensação de que pode se quebrar, novamente, a qualquer momento. E um cristal nessa situação, a escolha mais sábia, é jogá-lo fora (afastá-lo) da sua vida.
Perdoar é sempre preciso, mas confiar em alguém que não merece a sua confiança, é falta de bom senso e amor próprio.
Angel Marques
Relacionamento Aberto: Comum acordo ou submissão de uma das partes?!!
Relacionamento aberto?! Será que isso existe mesmo ou o que existe é apenas uma submissão de uma das partes (quase sempre a da mulher) para se manter em uma relação, a qual ela/ele acredita amar o outro e por medo de "perder, se sujeita a tudo?!!
Pensando nela, porque sempre vejo essa expressão entre as pessoas, e que supostamente elas encaram essa tal modalidade de amar de forma leve e tranquila, mas no fundo, o que vemos e sentimos no geral, difere e muito - em suas ações e emoções - do que proclamam como bandeira da liberdade do século atual e modernismo.
Mais ainda, me indago sobre qual seria o real motivo de alguém firmar uma relação com outra (namoro, noivado, casamento) e precisar estar em outras relações. Não seria mais fácil, não assumir nada!? Ou melhor...viver o TUDO e o TODOS?! Mas sem essas hipocrisias que tantos vemos por ai?!
É, confuso, louco, estranho...mas também, como sempre costumo dizer, cada um faz da sua vida o que bem quer, pois, só a si cabe a dor e a delícia de ser o que é. Mas é bom lembrar sempre q a meta deve ser a de SER FELIZ de verdade, e não, de forma artificial e se autoflagelando para fazer parte do meio e não ficar fora da "modernidade".
E o mais engraçado é que, o que mais tem hoje em dia, são propostas oferecidas para você ser inserido/a a essas tais relações abertas, e eu, de cá me pergunto: baseado em quê, mesmo?! Carência, desespero, aventura, safadeza, insanidade, pouca oferta, egocentrismo....é isso ai, e "assim caminha a humanidade"....
Angel Marques
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Meu amor....?! Amor verdadeiro...?!
Meu amor....?! Amor verdadeiro...?!
Amor verdadeiro é aquele em que você é capaz de deixar o outro livre para seguir. A partir do momento que começa a entender que mesmo o/a amando, a relação não teria muito futuro, pois ambos têm objetivos diferentes na vida. Não adianta se enganar, iludir ou insistir nisso, porque no final, só haverá frustração, cobranças e jogos de culpas sem lógicas.
O amor é realmente um sentimento forte, modificador e eterno, mas o seu amor próprio precisa ser o dominante, tem que ser sempre aquele que lhe direciona aos caminhos que só você pode trilhar e que realmente lhe faz bem.
Se houver uma companhia e ela estiver na mesma energia que você, ótimo, não haverá autoflagelação e nem submissão de ninguém. Se não houver esse comum acordo, e uma das partes estiver infeliz, o melhor é que sigam caminhos opostos, mas ambos, mesmo se amando, sejam felizes separados.
Sempre dizem que "os opostos se atraem", eu até concordo que isso seja real na física, mas na relação emocional penso que são "os semelhantes que se completam".
Angel Marques
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
É preciso buscar SER mais do que TER.
Hoje em dia, as pessoas estão se perdendo nessa busca do TER e esquecendo de SER. E nesse ser, homens e mulheres, estão deixando para trás valores éticos, morais e emocionais que fazem com que as relações se fortaleçam, tenham mais respeito e amor. E assim, seguem petrificando seus corações e machucando uns aos outros. As relações se tornaram imediatistas, efêmeras e banalizadas. Mas, com certeza, mesmo diante de todo esse quadro, ainda existem pessoas que prezam e compartilham do amor sincero.
Angel Marques
Ilumine e Ilumine-se!
Todos somos LUZ. Todos podemos irradiar LUZ. Cada um de nós possui dentro de si uma força propulsora e iluminadora que quando ativada é capaz de operar milagres. Por isso, sempre que você puder não perca a oportunidade de ILUMINAR. Mesmo que seja uma centelha. Com certeza ela em algum momento poderá acender no outro a LUZ que o ajudará a iluminar a sua escuridão interior.
ILUMINE e ILUMINE-SE!
Angel Marques
A Esperança como verbo...
Hoje ouvi de uma amiga que "Esperança poderia ser um verbo". Frase citada por Amauri (psicólogo baiano) em uma palestra . E refletindo sobre ela, realmente tive que concordar com ele. Afinal, esperança - a palavra - merece ser mais que um estado ( uma virtude, uma crença), ela deveria ser a conjugação mais dinâmica, fortalecida e pronunciada por cada um de nós todos os dias. Assim como o verbo AMAR, CONFIAR, RESPEITAR, ACREDITAR....e por que não ESPERANÇAR?!
Eu esperanço dias e pessoas melhores...
Tu esperanças dias e pessoas melhores...
Ele esperança dias e pessoas melhores...
Nós esperançamos dias e pessoas melhores...
Vós esperançais dias e pessoas melhores...
Eles esperançam dias e pessoas melhores...
E assim, seguiríamos "Esperançando" intensamente com todas as flexões de modo, tempo, pessoa e número que pudessem existir.
E eu intensamente "Esperanço" que sendo substantivo ou verbo, a ESPERANÇA esteja sempre presente em cada um de nós, diariamente.
Angel Marques
A amizade verdadeira sempre será sentida.
Amigos nunca viram inimigos, se isso acontecer é por que eles nunca foram amigos.
A amizade é algo engraçado, por que ela nasce quando menos esperamos, vai se fortalecendo com o tempo, a distância não faz com que ela se abale, pois quando somos amigos, mesmo separados sabemos que em algum lugar existe um coração onde possuímos morada cativa e isso nos traz paz e alegria.
Amigos são imperfeitos, assim como nós, mas o grande barato da amizade é quando aprendemos a lidar com essas imperfeições e aceitar que todos, alguma vez na vida, iremos machucar uns aos outros, mas a magia está em termos uma amizade sincera, verdadeira, leal e fortificada para quando isso acontecer, podermos sentar e olhar no olho e dizer o que sentimos sem melindres ou receios, pois assim como no amor, a amizade só sobrevive pelo respeito, honestidade e pela sinceridade.
Amigos são como o vento, nem sempre precisamos vê-los para sentirmos o carinho, amor, a energia salutar e a verdadeira amizade!!
Angel Marques
quinta-feira, 26 de julho de 2012
O amor não é um cárcere, ao contrário, o amor é um paraíso.
Onde está meu amor?! Hum...ele disse que iria dar uma volta e retornaria depois, pois me daria um tempo para eu cuidar mais de mim.
Se ele não me ama?! Claro que sim...ele disse que me amava tanto q não podia si permitir estar ao meu lado vendo eu me autoflagelar e ficar infeliz...
Ah...mas tem uma coisa que ele disse antes de sair batendo a porta que eu jamais esquecerei: " Se eu te amo e tu me amas, então NÓS temos que estar felizes. Se eu te amo e tu me amas, e você não está feliz, então acredito que aqui também está faltando um pouco de amor próprio".
O amor não é um cárcere, ao contrário, o amor é um paraíso, livre, leve e solto e aqueles que habitam esse paraíso, devem se sentir assim. Se a energia não está salutar para ambos, com certeza está faltando algo, talvez um pouco de amor próprio da parte que não está bem, mas mesmo assim, permanece.
Nem sempre ir é fácil, mas às vezes ficar e não estar feliz, com certeza é muito pior.
Mas todos são livres para escolher, contudo prisioneiros das consequências de suas escolhas.
Angel Marques
terça-feira, 24 de julho de 2012
Mitos ou Verdades?! Não Importa...seja do BEM!
O que acho mais interessante das pessoas são as suas "verdades absolutas". Mas quais seriam elas?! Diante de um universo vasto de possibilidades?! Para mim, independente de religião ou Doutrina, existem duas: O mal e o Bem. E diante delas, fazemos nossas escolhas.
Nasci e me criei em uma Família Espírita, sendo que por base, inclusive pelo tempo de existência, também acabamos sofrendo as influências do Catolicismo, o que para mim, não interfere em nada na minha forma de crer e agir. Pois mais do que seguir dogmas e livros sagrados - falo por mim - claro, busco tentar praticar os ensinamentos do bem: Amor ao próximo, a caridade, o perdão, a solidariedade, a empatia, o amor próprio...etc
Passamos a vida em busca do conhecimento científico p termos o poder de discutir, debater e ou derrubar os "mitos" e "verdades" da vida - seja do Espiritismo ou de qualquer outra Religião - pois a fé para muitos não passa de algo lúdico, criado pela mente para enganar a realidade. Usa-se a "Bíblia" como "arma" - prova maior para várias “constatações” -. Julgam-se, indagam-se, condenam-se, muitas vezes, criam-se intolerâncias e violências em nome de "Deus”...
E cá eu me pergunto: Qual seria a real função de tanta sapiência espiritual?! De tanto conhecimento científico?! Não seria para nos modificarmos como seres materiais?! Avançarmos, evoluirmos?! Sairmos do estado de "primitivos", errantes, irracionais para um estado menos grotesco de vida mental?!! Que nos desse o discernimento maior para entender e respeitar CADA SER HUMANO e suas ESCOLHAS?!! Compreendendo que todos são LIVRES para isso?!!
Para mim o Espiritismo, independente de qualquer coisa, traz um conforto e uma sabedoria ímpar, a de que cada um é responsável pelo seu caminho e só a nós cabe fazermos as escolhas certas ou erradas – dentro do que é certo ou errado para cada um, é claro – e mesmo crendo no DEUS da onipotência, onisciência e supremacia universal, ele nos deu o livre-arbítrio para que fôssemos os condutores da estrada que ele, pode até traçar, mas que só nós, podemos de fato conduzir através da nossa decisão entre - o bem e o mal - .
Acredito que se passássemos mais tempo buscando SERMOS melhores e FAZERMOS o melhor por nós, pelo próximo e pelo mundo, independente de crença ou religião, talvez tivéssemos seguindo muito mais as Leis de Deus. E a vida se tornasse um pouco mais leve e tranqüila para lidar.
Angel Marques
Mitos
quinta-feira, 19 de julho de 2012
Ordem, Progresso e Mudanças Interiores!!!
É o que eu sempre digo, nossa política é o reflexo de seu povo. Afinal, aqueles que ali estão hoje, um dia estiveram do lado de cá. Caráter, ética, moral são bens que se adquirem no berço - e eles independem da condição social, do status e cargo -.
Lutamos por grandes melhorias na Política, mas nos esquecemos que as grandes mudanças precisam começar por cada cidadão. Pois o candidato de hoje - que amanhã vence e assume o cargo - é um cidadão, tb. E se ele n tiver esses princípios enraizados em seu âmago, de nada vai valer as revoluções q tanto almejamos para o planeta.
Criticamos a roubalheira do congresso, mas nos esquecemos que muitos cidadão tidos de "bem" burlam o Imposto de Renda.
Criticamos os "apadrinhamentos" mas presenciamos diversas "panelas" e padrinhos no dia a dia.
Criticamos sermos feitos de bobos, ludibriados e escarnecidos por eles, mas em muitos momentos exercemos tais posturas - quando "furamos" uma fila, recebemos um troco errado e não devolvemos, somos omissos a algumas situações, cujas quais, poderíamos ajudar ou contribuir com a nossa parte, mas preferimos usar os slogans mais comuns da política: " Eu não sabia de nada". "Eu não vi acontecer". "Não faz parte de minha função".
Criticamos do oportunismo de das alianças políticas, mas quando nos é conveniente, também formamos tais alianças - muitas vezes com pessoas que nem são do nosso rol de amigos confiáveis.
Obviamente, não quero dizer com isso que é justificável o que eles fazem com a população, mas com certeza, que mais do que termos consciência em quem e como iremos votar, precisamos - NÓS - começarmos a fazer a nossa parte, empreendendo mudanças mínimas, mas que podem trazer grandes consequências para o meio.
A ética, a moral, o caráter e a solidariedade são elementos chaves para o melhoramento do planeta, por que tendo eles, as pessoas deixarão de ser tão oportunistas, egoístas, soberbas, gananciosas, egocêntricas e começarão a pensar mais no bem comum e no bem estar coletivo.
É preciso entender que como bem disse Gandhi : “Nos devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.”
Angel Marques
quarta-feira, 18 de julho de 2012
Você precisa decidir a direção!
Enquanto não entendermos que somos nós quem decidimos a direção, ficaremos sempre estagnados, parados na mesma estação, vendo o trem da vida passar. Passageiros chegando e partindo nem sempre em grandes aventuras, mas ousando ir.
Quem não decide para onde quer ir - mesmo que pegue a estrada errada e tenha que recomeçar- termina não indo para lugar nenhum.
Angel Marques
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Acredite em seus sonhos!!!
Se algum dia alguém disser a você que não vale a pena acreditar em seus sonhos, n fique triste, não desanime, não desista. Afinal, nem todo mundo consegue ter a fé e a coragem necessária para seguir em busca de realizar seus próprios sonhos. Por que às vezes para se fazer isso requer muitas renúncias, abdicações e escolhas, que nem sempre se está apto à arcar com elas.
Seguir e persistir em um sonho muitas vezes dá trabalho, requer esforço e acima de tudo, fortaleza de ânimo. Afinal, os desafios sempre são grandiosos e fazem parte de qualquer processo na vida.
Por isso, fé, coragem e ousadia para seguir adiante são ferramentas muito importantes nessa busca.
Angel Marques
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Palavras podem ferir e causar cicatrizes irreversíveis na alma
Pior que ter inimigos é perceber que eles, muitas vezes, vivem bem do seu lado, disfarçados de "amigos". Cuidado com o que você fala ou faz em momentos de raiva, pois, são nesses momentos que realmente identificamos aqueles em quem podemos realmente confiar.
Pois quando verdadeiramente gostamos de alguém e respeitamos, até na raiva, temos cautela e não usamos palavras para machucar, afinal, sabemos que palavras podem ferir mais que um tapa e ficar imortalizadas na alma.
Cuidado com o que diz, você nunca poderá saber o peso delas para o outro!! Alguns conseguem digerir e seguir sem mágoas, outros, nunca mais serão os mesmos.
Angel Marques
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Não engane a si mesmo
Que HOJE você decida retirar as máscaras que escondem o que vc realmente é, sente e vive. Entendendo que no mundo, mentir para si mesmo é sempre a pior mentira. Não importa fazer uma personagem, uma cena para enganar a "plateia" por que quando as cortinas se fecham e vc está com vc mesmo, a sua farsa n ameniza a sua dor e o seu sofrimento, nem soluciona nada.
Não tenha medo de enfrentar as situações, a dor, o sofrimento, os problemas. N tenha medo de se fortalecer através da descoberta de você mesmo. Entenda que não é o outro que trará ou retirará de vc o vazio interior, a única pessoa capaz de fazer isso é: VOCÊ MESMO!!!
Angel Marques
Jogue limpo com seu coração
O que mais me impressiona nos dias de hoje é a facilidade com que as pessoas AMAM e DESAMAM uns aos outros.
Em tempo de efemeridade constante, parece até brincadeira sentimental: Hoje eu AMO vc, amanhã pisa no meu calo, troco por outro (a) e AMO o outro (a) imediatamente.
Acho que o maior problema dos relacionamentos está ai: Ninguém quer "perder" mais tempo construindo o AMOR. Ajeitando as diferenças e adequando as similaridades.
Concordo que não devemos ficar em algo que não nos faz bem ou felizes, mas pular de galho em galho e se manter infeliz também, com certeza não é a solução.
Acredito que precisamos sim do "meio tempo" que é na verdade aquele tempo com você mesmo, para fazer a limpeza do coração, p se entender e identificar o que você realmente quer. Fortalecer o íntimo, pelo menos para a partir daí poder entrar em outra relação mais seguro (a), mais saudável, sem tantas amarras com o passado e tentando fazer da atual um comparativo com a antiga.
Enquanto mudarmos a capa e não renovarmos o que há dentro dela, seguiremos acumulando relacionamentos fracassados e sem êxito, pois precisamos entender que, não são as substituições físicas que nos trarão a felicidade, mas sim, as substituições interiores, aquelas q acontecem dentro de cada um.
Querer um presente renovado mas buscar ele cheio de acúmulos do passado no coração, é regra básica para ter um futuro cheio de frustrações e arrependimentos.
Limpe seu coração, seja honesto com você. Afinal nessa aventura que é viver e AMAR, você pode até enganar a todos ao seu redor, mas não dá para jogar sujo com VOCÊ MESMO!!!
Angel Marques
quinta-feira, 28 de junho de 2012
"Onde encontro a minha paz?!!"
A nossa paz está em um templo sagrado e protegido. Um lugar que nem sempre é fácil chegar, por que requer muitas renúncias e escolhas que nem sempre estamos dispostos a fazer. Ela está escondida por detrás das "poeiras" do passado que precisam ser limpas, medos e receios que precisam ser enfrentados, "caixas de bombas atômicas" energéticas que precisam ser abertas, explodidas e utilizadas, para enfim nos direcionar ao ponto exato onde ela se encontra perdida nos labirintos tortuosos do nosso interior.
A paz que tanto almejamos que o outro nos dê, que o mundo nos presentei, e que tanto nos aflige não possuir, está e precisa ser encontrada dentro de cada um de nós, em algum lugar no nosso âmago que nos acomodamos ou esquecemos de visitar.
Angel Marques
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Amigos não são substituíveis
A amizade não se alarma, não se compara, n se mede, não se põe a prova. Por que a amizade ela não precisa de porquês...quando é verdadeira vc sabe, sente, confia...sabe q não é perfeita, mas tem a certeza que não é oscilante, enfraquecida ou melindrada.
A amizade não se substitui JAMAIS por que amigos são peças de um imenso quebra-cabeça, o qual, cada peça é ÚNICA e insubstituível. Acreditar que podemos substituir amigos é a mesma coisa que achar que podemos adoçar a vida com sal.
Por isso, cada amigo tem seu valor, sua relevância em nossa vida, e se por algum motivo ele for "substituído" ou deixar de ser importante para nós, é por que nunca foi amigo de verdade, nem ele e nem a sua amizade por ele.
Angel Marques
Seja o jardineiro do seu coração
Não faça de seu coração um cemitério lotado de " mortos" e "almas penadas". Cuide dele com carinho, e ao invés de transformar pessoas ou situações do passado em lápides, transforme-os em sementes pequeninas q serão lançadas no jardim de um solo renovado e crescerão transformadas em belas flores que só farão bem ao proprietário do coração.
Angel Marques
domingo, 24 de junho de 2012
O amadurecimento traz a paz que buscamos!
Quanto mais vivo, quanto mais amadureço, não só a mente, mas também as emoções, percebo que o que mais vale na vida é a consciência tranquila do dever cumprido e das ações que se faz dentro da moral, da ética e da lealdade com nós mesmos e com o outro.
Que não é o outro que nos faz mal, mas sim, nós mesmos, quando temos em nós o mal que acreditamos que o outro nos fez, por que quem não tem defeitos, não vê defeitos. Assim, percebo que a meta é melhorar a cada dia nossos defeitos e imperfeições para não viver como reféns emocionais e desequilibrados de ninguém.
Quando vamos amadurecendo, percebemos que quanto mais colocamos a culpa nos outros das nossas frustrações ou derrotas, mais alimentamos em nós o monstro da tristeza, da carência e acima de tudo, da falta de amor próprio.
E por fim, avalio que fazer o bem, ser bom, não é nenhum dom supremo, é apenas a obrigação de cada um de nós que desejamos e acreditamos em um mundo melhor, com pessoas melhores e acima de tudo, que acredita na força do AMOR!
Angel Marques
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Nem tudo são flores, mas também não são sempre espinhos.
Entenda de uma vez: Ninguém é o tempo inteiro feliz, sem problemas e com a vida a mil maravilhas. Mas tb ninguém é o tempo inteiro triste, com problemas e com a vida sempre conflituada. Portanto, mais uma vez confirmamos a lógica do equilíbrio das coisas.
Tudo é uma questão de escolha, comportamento diante dos desafios apresentados. Assim sendo, nenhuma dor é eterna e nenhuma alegria tb. Portanto, nós é que temos q aprender a conduzir todos os acontecimentos em nossa vida, sejam eles alegres ou tristes. Tudo Passa. Tudo muda. Tudo se renova.
Entendendo essa verdade, podemos parar de gastar tanta energia e desequilibrar as emoções com situações que nem sempre estão ao nosso alcance resolver.
Precisamos sair do papel de vítimas eternas do mundo, das pessoas e dos acontecimentos, tomar as rédeas de nossa vida e conduzi-las da melhor maneira, independente de qualquer obstáculo.
Angel Marques
Retirar as amarras para poder seguir leve.
Nem sempre deixar ir é fácil, mas tem momentos na vida em que você precisa mesmo limpar o coração, a mente e a alma de coisas, acontecimentos e pessoas que por mais que você queira, ame ou ache necessário na sua vida, não lhe faz bem ou não tem a pretensão de fazer isso.
É preciso ficar leve e aberto para os milagres que acontecem todos os dias na nossa vida, por que caminhamos tão pesados com tantas amarras, sentimentos mal curados, medos e receios, remorsos, que terminamos por deixar passá-los despercebidos.
A vida é isso, mudança, energia renovável diária, portanto, o lema sempre deve ser avançar, seguir e RENOVAR a cada novo amanhecer.
Angel Marques
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Mágoas só fazem mal a nós mesmos.
Não se engane. Passar pela vida acumulando mágoas, ressentimentos, ódio, inveja ou qualquer outro sentimento ruim, só afetará e estagnará uma única pessoa: VOCÊ MESMO! Por que todos aqueles que lhe causam tais sentimentos, continuam sua trajetória, seguem e muitas vezes, bem felizes, obrigada!
Portanto, vamos nos esforçar, mesmo que, às vezes, isso seja muito difícil, para prezarmos e cuidarmos mais do nosso íntimo, da nossa mente, do nosso coração, eliminando de nós qualquer energia deletéria q nos faça parar, sofrer ou sufocar por aquilo que nos fizeram.
Lembre-se, o desafio não é se controlar para não fazer algo com quem te feriu, mas sim, o que fazer com tudo aquilo que foi feito (as energias ruins) para te ferir.
Alimentar a alma de sensações ruins é como bem disse Shakespeare: " é como beber veneno e esperar que o outro morra".
Angel Marques
terça-feira, 12 de junho de 2012
Te amo por que você faz eu me amar mais.
Te amo não pelo que eu sinto por você, mas pelo que você me faz sentir por mim mesma quando estou com você - o melhor de mim -.
Amar é isso, é estar ao lado de alguém que consegue inspirar você a praticar ainda mais o exercício do amor próprio, se isso não estiver acontecendo, reavalie sua relação e o que vc tem chamado de "amor" por que autoflagelamento e sofrimento nunca foram sinônimos dele.
Angel Marques
FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!
Namorar é...sol que brilha mais, lua que cintila, céu azul anil, noite estrelada, som de coro de pássaros, cheiro de mato verde, frio e aconchego, verão no coração, festa na alma, sonhos compartilhados, carinho, confiança e desejo avassalador...é tb calmaria, vento que beija o rosto, certeza de colo, zelo e conforto íntimo...é silêncio, é fala, é presença, mas tb é ausência preenchida.
Namorar é...a verdade dos sentimentos partilhados, a sinceridade das palavras proferidas, a certeza do desejo de estar perto, a vontade que não passa, o amor que é construído aos pouquinhos e vai se fortalecendo a cada dia.
Namorar é...o melhor que se pode ser, ter e fazer, por escolha, com o outro.
Angel Marques
Para que serve o DIA DOS NAMORADOS?!
Dia dos namorados, assim como qualquer outra data comemorativa, é uma data comercial, a qual o comércio movimenta e ascende seus lucros e fica muito feliz. Tá e daí?!! E para nós?! Pessoas físicas?! Os compradores e incentivadores do aumento lucrativo comercial?! Ele só vai servir para isso, mesmo?!! Constarmos com o presentinho para o nosso amor?!!
Não!!! Nós ficamos com a função de fazer mais além. Usar essa data para criar um ambiente diferente do rotineiro, já que no dia a dia, nem sempre se consegue fazer tudo o que se deseja e deveria.
Ficamos com a função de aquecer um pouco mais a relação que, às vezes, está morna ou quase fria.
Alimentar de sonhos e realidades positivas a vida do casal.
Surpreender, inovar, usar a criatividade que fica guardada na gaveta cerebral e sem função, por "falta de tempo" ou motivação.
Declarar de forma intensa o que realmente se sente, mas nem sempre, consegue ser expressado.
Mostrar ao outro que ele é importante, especial, o quanto te faz bem, alegra a sua vida e faz a diferença nela.
Enfim, como tudo na vida, podemos fazer diferente, modificar o comum, torná-lo especial. Usar uma data para motivar o que deveria ser feito e dito diariamente, mas que por acomodação e desculpas mil, não se faz. Usar UM DIA para começar a criar formas de melhorar e animar os outros DIAS, por que NAMORAR é muito mais que dar presentes, ir para jantares, motéis, viajar....tudo isso complementa o amor, mas o que realmente fortalece e enriquece qualquer relação é o sentir-se confiante com o outro, a lealdade, a admiração, o respeito, a fidelidade dos objetivos e ideais juntos, o carinho, zelo, atenção e acima de tudo, a certeza do que realmente se quer dessa relação que foi construída em comum acordo e parceria.
Angel Marques
Assinar:
Postagens (Atom)