O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

terça-feira, 24 de julho de 2012

Mitos ou Verdades?! Não Importa...seja do BEM!


O que acho mais interessante das pessoas são as suas "verdades absolutas". Mas quais seriam elas?! Diante de um universo vasto de possibilidades?! Para mim, independente de religião ou Doutrina, existem duas: O mal e o Bem. E diante delas, fazemos nossas escolhas.

Nasci e me criei em uma Família Espírita, sendo que por base, inclusive pelo tempo de existência, também acabamos sofrendo as influências do Catolicismo, o que para mim, não interfere em nada na minha forma de crer e agir. Pois mais do que seguir dogmas e livros sagrados - falo por mim - claro, busco tentar praticar os ensinamentos do bem: Amor ao próximo, a caridade, o perdão, a solidariedade, a empatia, o amor próprio...etc

Passamos a vida em busca do conhecimento científico p termos o poder de discutir, debater e ou derrubar os "mitos" e "verdades" da vida - seja do Espiritismo ou de qualquer outra Religião - pois a fé para muitos não passa de algo lúdico, criado pela mente para enganar a realidade. Usa-se a "Bíblia" como "arma" - prova maior para várias “constatações” -. Julgam-se, indagam-se, condenam-se, muitas vezes, criam-se intolerâncias e violências em nome de "Deus”...

E cá eu me pergunto: Qual seria a real função de tanta sapiência espiritual?! De tanto conhecimento científico?! Não seria para nos modificarmos como seres materiais?! Avançarmos, evoluirmos?! Sairmos do estado de "primitivos", errantes, irracionais para um estado menos grotesco de vida mental?!! Que nos desse o discernimento maior para entender e respeitar CADA SER HUMANO e suas ESCOLHAS?!! Compreendendo que todos são LIVRES para isso?!!

Para mim o Espiritismo, independente de qualquer coisa, traz um conforto e uma sabedoria ímpar, a de que cada um é responsável pelo seu caminho e só a nós cabe fazermos as escolhas certas ou erradas – dentro do que é certo ou errado para cada um, é claro – e mesmo crendo no DEUS da onipotência, onisciência e supremacia universal, ele nos deu o livre-arbítrio para que fôssemos os condutores da estrada que ele, pode até traçar, mas que só nós, podemos de fato conduzir através da nossa decisão entre - o bem e o mal - .

Acredito que se passássemos mais tempo buscando SERMOS melhores e FAZERMOS o melhor por nós, pelo próximo e pelo mundo, independente de crença ou religião, talvez tivéssemos seguindo muito mais as Leis de Deus. E a vida se tornasse um pouco mais leve e tranqüila para lidar.

Angel Marques
Mitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário