O Exercício do Amor Próprio
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
O tempo certo de ser FELIZ!
É tão bom quando você percebe que aquela pessoa que esteve em sua vida foi importante o tempo que teve que ser. E se não está mais, é porque a vida continua e tudo se renova. Mas a gratidão pelo momento que esteve ao seu lado, independente de qualquer coisa, se fará sempre presente. Afinal, todas as pessoas nos ensinam algo importante na vida.
E é assim que a gente segue leve e aberta a novos encontros, novos momentos, novas experiências, sem amarras ao passado, sem prisões emocionais. Cientes que tudo na vida dura o tempo que tem que durar.
Que seja eterno enquanto dure...e que dure o tempo certo de ser FELIZ de verdade!
Angel Marques
Silenciar é preciso...
Silenciar, às vezes, é preciso. É preciso para podermos tentar escutar o nosso íntimo, buscando assim, quem sabe, entendê-lo um pouco mais. Avaliar os sinais dados, todos os dias, mas pouco atendido por nós.
Silenciar nos leva a um encontro sagrado com nós mesmos. Um encontro necessário e profundo, que nos revela o que nem sempre queremos saber e/ou estamos preparados para ouvir.
Silenciar, calar, mentalizar, refletir sobre si, sobre o seu eu, sobre as suas deficiências e suas fraquezas, sobre tudo que lhe traz desconforto interior e, especialmente, estar atento ao que diz seu coração no silêncio, pois ele lhe dará todas as respostas que tanto busca, fora de si.
O silêncio é a maior fonte de reflexão que podemos ter na busca pelo nosso equilíbrio emocional. E mais ainda, é o condutor que nos guia ao caminho que nos levará ao fortalecimento do nosso amor próprio.
Angel Marques
sábado, 25 de agosto de 2012
AGRADECER...sempre!!
E mais uma semana passou, outro final de semana chegou, já, já tudo volta a seguir o curso natural dos ciclos existenciais, início, meio e fim. E você, já AGRADECEU?!!
Sim, agradecer...Nós temos o péssimo hábito de só reclamar, pedir, lamuriar, sofrer, até pelas coisas mais fúteis e simples que nos acontece. Mas agradecer pela grandiosidade da vida, dos momentos, das superações, dos aprendizados, dos dias, das horas, pelas pessoas - as boas e as más - nossas maravilhosas mestras e motivadoras...Ah! Sempre nos esquecemos, ou não temos tempo, ou simplesmente, não queremos por achar que não precisamos.
O fluxo da GRATIDÃO é algo mágico e que deve ser sempre proferido como um mantra sagrado diário. Com certeza ele é modificador e fortalecedor. Quanto mais agradecemos ao universo, mas recebemos dele serenidade, tranquilidade, força propulsora, modificadora, aceitação - sem acomodação, é claro - paciência, tranquilidade, e acima de tudo, a certeza que nada é em vão, nada é por acaso, cada acontecimento nos traz uma lição, sabedoria e mais do que tudo, a paz e a constatação que nós somos o milagre, que tanto almejamos na vida.
Por isso, AGRADEÇA! AGRADEÇA por tudo, sempre!!!
OBRIGADA ao universo por ser quem sou, ter o que, e quem, eu tenho na vida, e mais ainda, por conquistar todos os dias a capacidade da regeneração e da superação diante daquilo que está além do que posso modificar, no mundo e nas pessoas.
Angel Marques
Comunicar é preciso, tem que ser...
Nada melhor do que ter as coisas sempre em "pratos limpos", as claras. Desse modo, a "comida" fica mais fácil de digerir e, evita-se que, as bactérias da "sujeira", dos mal entendidos, que poderiam causar danos, já não façam tanto mal, na verdade, deixam de ser um perigo.
Tenha cuidado com o outro, nem sempre ele tem a obrigação de entender o que você quer, sem que você saiba expressar. O que, muitas vezes, é simples e tranquilo em sua opinião, pode causar transtornos desnecessários, pela simples falta de comunicação sincera e direta.
Ser humano é peça única, cada um é cada um, e isso é imutável. Não existe certo e/ou errado, quando o assunto é personalidade, maneira de ser, jeito. Mas com certeza existe, respeito, cuidado, zelo, sutileza, perspicácia, e acima de tudo, consideração - independente de qualquer coisa - que é o que faz a grande diferença às relações humanas.
Vamos buscar ter cuidado com o outro, e mesmo sendo quem somos, sem precisar mudar, sejamos o mais delicado e cuidadoso possível, quando o assunto for: Lidar com outro ser humano.
Angel Marques
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
E foi eterno enquanto durou...
E naquela noite, eles se olharam e tiveram a certeza que algo especial estava acontecendo. Seria um encantamento?!! Uma paixão instantânea?! Seria amor à primeira vista?!
Na verdade, não sabiam. Mas também, não estavam muito preocupados com o que seria, mas sim, em viver - aquele momento - tão intenso e cheio de magia.
Ele, encabulado, se aproximou da jovem dama e quase ao burburinho, falou: - Me concede essa dança?! Ela, tímida e radiante, respondeu: - Sim, claro.
E seguiram, sorridentes, para o salão. Ao fundo, como trilha sonora daquela primeira dança do casal - Rock Roll Lullaby - a canção que seria inesquecível, daquele dia em diante.
E naquele momento, entre palpitar de corações, ofegar de respirações, toques de mãos, abraço verdadeiro, rosto colado, cheiros e emoções...eles selaram o que se pode chamar de - o encontro de almas afins - e viveram uma linda história de amor.
Se ela foi eterna?! Não posso confirmar, mas com certeza ela foi: ETERNA ENQUANTO DUROU...E que seja assim, todas as histórias de amor, embaladas em doces melodias, em belas recordações e vivenciadas como se fossem para sempre - mesmo que não sejam.
Afinal, o amor pode ser até passageiro, mas todas as canções de amor são eternas.
Angel Marques
Para embalar um pouco a imaginação e os corações!!!
A sua vida: Um livro de aventuras...
E de repente, a gente abre o livro da vida e lê aquelas páginas que um dia compuseram a sua história. Anos, dias, datas, momentos, músicas, amores, pessoas, promessas, sentimentos, sofrimentos, alegrias...E antes de fechá-lo e colocá-lo na estante da nostalgia, você percebe que viver é isso ai, é estar a cada dia, a cada nova página em branco desse livro, escrevendo e reescrevendo tudo. Porque tudo passa, tudo se renova, se transforma...e muitos contos, poemas, poesias ainda deverão ser escritos nele.
Porque a vida é um livro de aventuras maravilhosas e cada capítulo escrito, compõe uma fase especial, que ao ser encerrado, pode ficar até arquivado, mas nunca poderá ser apagado, porque ainda não inventaram uma "borracha" que apague as lembranças do tempo.
No capítulo 2012 do meu livro...e avaliando quantas aventuras tenho escritas nele...me senti FELIZ e GRATA ao universo por isso e expectante por escrever ainda muito mais.
Angel Marques
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Homens x mulheres....A eterna dualidade sentimental!
Analisando as atitudes masculinas e femininas nos tempos atuais, cheguei a uma conclusão:
Os homens estão tão mal acostumados ao modernismo feminista - da mulher que toma iniciativa, da mulher que não tem vergonha de dizer o que quer, da mulher que se permite o sexo apenas por sexo, da mulher que luta pelos direitos de igualdade -na parte sentimental com os homens, da mulher que paquera e não espera ser paquerada, da mulher que não tá a fim de relacionamento sério, da mulher que aceita os relacionamentos abertos, as amizades coloridas, da mulher que paga conta, divide, que não se "importa" com o não romantismo, que não se "incomoda" com a namorada, a noiva, a esposa; da mulher que se mostra mais decidida, enfim, de todas as grandes transformações que a mulher passou e continua passando - que ele perdeu a noção do que é realmente conquistar, investir, cortejar, construir uma relação a dois, solidificar, tratar uma mulher como ela deve realmente ser tratada, com respeito, delicadeza, gentiliza e acima de tudo, com a elegância e o cavalheirismo que um HOMEM realmente deveria ter ao lidar com uma MULHER.
Mas ai, também vem uma pergunta em minha mente: Será que as mulheres é que são culpadas por isso?! Será que é passada uma imagem (na ação) que não condiz na realidade com o que está (na emoção - no coração) delas?! Será que mesmo querendo tanta igualdade, mulheres e homens nunca entenderão que são diferentes biologicamente, emocionalmente, fisicamente, e que não são os jogos sentimentais que mudarão ou melhorarão as relações? Que na verdade é preciso ter uma consonância entre eles para que haja uma harmonia, no que quer, que os envolva?!!
Acredito que o que pode estar faltando é mais conhecimento de cada um, dos seus sentimentos mais íntimos, do que realmente se quer do outro, para que não seja preciso tantas amarguras, desilusões, sofrimentos, farsas, mal entendidos e acima de tudo, mulheres proferindo frases como essa:
" Poxa, o que eu queria era dar uma chance a ele pra ele tentar me conquistar e não me levar pra cama só..."
Angel Marques
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Sou e adoro Ser....
Sou do tipo que curte ter o status de relacionamento: FELIZ! Estando só ou acompanhada.
Sou do tipo romântica que ainda adora receber flores, ser cortejada, admirada e acima de tudo, valorizada.
Sou, atualmente, incluída no rol das arcaicas, antiquadas e "cafona". Porque adoro paquera com sorriso, olhar, abraço apertado, rosto colado, conquista por etapas, carinho, mensagens, passeios de mãos dadas, romance, dengo, atenção, cheiro, brincadeiras inocentes, telefonemas fora de hora, conversas ao luar, risos por tolices, molecagem...enfim, tudo que faz com que as relações se fortaleçam dia a dia, sem pressa, sem meios termos, sem enrolações...
Sou do tipo que preza e valoriza o sentimento alheio, por entender, que preciso ter cuidado com o coração do outro...
Sou do tipo que vivo verdades, e nunca mentiras. Se é sincero, verdadeiro, confio e me entrego como uma amante à moda antiga.
Sou do tipo que, mesmo cheia de defeitos e imperfeições, tento compensar com todas as qualidades (as mais especiais, amizade, respeito, lealdade, fidelidade, parceria, sinceridade...).
Sou do tipo que, creio ser e fazer o que é melhor para mim, sem esquecer do que é melhor para o outro, quando o assunto é relacionamento. Porque na vida, o que importa é você ser O TIPO que mais lhe convém e o que mais lhe traga paz, bem estar, felicidade real, sem para isso, ser preciso machucar ninguém.
O que importa é você ter a consciência tranquila e a certeza de não estar passando pela vida dos outros deixando sensações ruins ou vivendo farsas.
Porque amar é antes de tudo SE AMAR...e quando nos amamos, fazemos o melhor por nós, e consequentemente, pelo outro.
Angel Marques
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
"Se não tiver nada de bom a dizer, é melhor ficar calado".
Cuidado com o que diz. A palavra tem um poder enorme de modificar as emoções, os sentimentos. Da mesma maneira que ela eleva, ela também, pode rebaixar.
Uma palavra pode ser capaz de mudar toda uma história, para melhor e/ou para pior.
Muitos sentimentos são boicotados e muitas mágoas eternizadas, por não se ter a prudência, a sutileza, a cautela, o cuidado em pensar antes de falar.
Por isso, preste sempre atenção ao que quer dizer e como vai fazer isso, pois uma palavra uma vez dita não pode ser retirada. E com certeza, nós, não somos capazes de saber qual o efeito disso no outro.
Um excelente exercício e conselho dos mais velhos: " Se não tiver nada de bom a dizer, é melhor ficar calado".
Angel Marques
Relacionar-se é: Cativar sempre!
Relacionar-se é: Compartilhar momentos, partilhar sonhos, sorrir juntos, silenciar quando é preciso, também juntos. São ombros, mãos, braços, abraços, olhares, sentir...são laços afetivos e mais do que tudo, é alimentar diariamente o carinho juntos, separados, perto, longe, pois, mais do que presença, o que fortalece qualquer relação é o cuidado, a atenção, o zelo e a responsabilidade q cada um possui com todos aqueles que cativa.
Não permita que o estresse e a "falta de tempo" do dia a dia, faça com que você enfraqueça suas relações, sejam elas quais forem. Todo mundo gosta de ser lembrado e nem sempre sabe a sua importância na vida do outro. Não custa muito lembrar, dizer, demonstrar...
Angel Marques
Lições do Pequeno Príncipe que amo!!
"Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz".
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante".
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
Antoine de Saint-Exupèry
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
As pessoas só lhe darão o valor que você se der
Confesso que não entendo o comportamento de algumas pessoas. Mas depois, me indago: Será que realmente preciso entender?! Ou se não condizem com o que eu realmente quero, preciso apenas, me afastar delas?!!
Acredito que a maneira mais sábia para avaliar certas situações é tão somente usando um pouco do que diz a filosofia da canção do Lenine: "Quando eu olhar pro lado só quero está cercado de quem me interessa".
E quem me interessa?! Ah...Quem me faz feliz. Quem me traz paz. Quem me alegra com um sorriso sincero, com um olhar verdadeiro, com um abraço cheio de energia, com palavras certas nas horas certas. Que me trata com atenção, zelo, cuidado, com sutileza, com cordialidade, com admiração, valorização, respeito...que se importa de verdade com o ser humano, com os valores além matéria, além beleza...
Na verdade, quando eu olhar pro lado eu quero estar cercada de quem saiba ver e me dar o mesmo valor que eu me dou, menos do que isso, é desnecessário.
Porque na vida, as pessoas só lhe darão o valor que você se der, então, se valorize e busque sempre receber o mesmo valor ou mais, porque menos, não agrega nada!
Angel Marques
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Ciclos que se fecham e outros que se iniciam: Mudanças!!!
E quem terá o poder de dimensionar quantos ciclos ainda serão fechados e abertos em nossa vida?!
Mas será q isso realmente importa?! Acredito que não. Mas com certeza o que importa é fechar sempre um ciclo e estar aberto a iniciar outro, porque a vida é isso, uma constante mudança, e nenhuma mudança acontece, se ficamos no meio termo das coisas.
Por que as mudanças são necessárias ao equilíbrio das emoções. Mudanças são importantes para alimentarmos a alma de sonhos, ânimo e esperanças. Pois as mudanças que serão as responsáveis pelo nosso amadurecimento interior, pela conquista do amor próprio e mais ainda, pela descoberta do nosso real valor na vida.
E pode ter certeza, não há sensação mais plena e confortante, que a de um CICLO, enfim, fechado. E não há sensação mais libertadora e salutar que a de um CICLO sendo iniciado...Novas oportunidades para mudar TUDO que você desejar.
Angel Marques
Cristal partido, confiança "quebrada".
Eu acredito e confio em você, até que me prove o contrário. Porém, quando perco a confiança e passo a desacreditar, é como um cristal partido, pode-se até tentar colar os caquinhos, mas jamais eles serão iguais e fortalecidos. Haverá sempre rachaduras e a sensação de que pode se quebrar, novamente, a qualquer momento. E um cristal nessa situação, a escolha mais sábia, é jogá-lo fora (afastá-lo) da sua vida.
Perdoar é sempre preciso, mas confiar em alguém que não merece a sua confiança, é falta de bom senso e amor próprio.
Angel Marques
Relacionamento Aberto: Comum acordo ou submissão de uma das partes?!!
Relacionamento aberto?! Será que isso existe mesmo ou o que existe é apenas uma submissão de uma das partes (quase sempre a da mulher) para se manter em uma relação, a qual ela/ele acredita amar o outro e por medo de "perder, se sujeita a tudo?!!
Pensando nela, porque sempre vejo essa expressão entre as pessoas, e que supostamente elas encaram essa tal modalidade de amar de forma leve e tranquila, mas no fundo, o que vemos e sentimos no geral, difere e muito - em suas ações e emoções - do que proclamam como bandeira da liberdade do século atual e modernismo.
Mais ainda, me indago sobre qual seria o real motivo de alguém firmar uma relação com outra (namoro, noivado, casamento) e precisar estar em outras relações. Não seria mais fácil, não assumir nada!? Ou melhor...viver o TUDO e o TODOS?! Mas sem essas hipocrisias que tantos vemos por ai?!
É, confuso, louco, estranho...mas também, como sempre costumo dizer, cada um faz da sua vida o que bem quer, pois, só a si cabe a dor e a delícia de ser o que é. Mas é bom lembrar sempre q a meta deve ser a de SER FELIZ de verdade, e não, de forma artificial e se autoflagelando para fazer parte do meio e não ficar fora da "modernidade".
E o mais engraçado é que, o que mais tem hoje em dia, são propostas oferecidas para você ser inserido/a a essas tais relações abertas, e eu, de cá me pergunto: baseado em quê, mesmo?! Carência, desespero, aventura, safadeza, insanidade, pouca oferta, egocentrismo....é isso ai, e "assim caminha a humanidade"....
Angel Marques
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Meu amor....?! Amor verdadeiro...?!
Meu amor....?! Amor verdadeiro...?!
Amor verdadeiro é aquele em que você é capaz de deixar o outro livre para seguir. A partir do momento que começa a entender que mesmo o/a amando, a relação não teria muito futuro, pois ambos têm objetivos diferentes na vida. Não adianta se enganar, iludir ou insistir nisso, porque no final, só haverá frustração, cobranças e jogos de culpas sem lógicas.
O amor é realmente um sentimento forte, modificador e eterno, mas o seu amor próprio precisa ser o dominante, tem que ser sempre aquele que lhe direciona aos caminhos que só você pode trilhar e que realmente lhe faz bem.
Se houver uma companhia e ela estiver na mesma energia que você, ótimo, não haverá autoflagelação e nem submissão de ninguém. Se não houver esse comum acordo, e uma das partes estiver infeliz, o melhor é que sigam caminhos opostos, mas ambos, mesmo se amando, sejam felizes separados.
Sempre dizem que "os opostos se atraem", eu até concordo que isso seja real na física, mas na relação emocional penso que são "os semelhantes que se completam".
Angel Marques
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
É preciso buscar SER mais do que TER.
Hoje em dia, as pessoas estão se perdendo nessa busca do TER e esquecendo de SER. E nesse ser, homens e mulheres, estão deixando para trás valores éticos, morais e emocionais que fazem com que as relações se fortaleçam, tenham mais respeito e amor. E assim, seguem petrificando seus corações e machucando uns aos outros. As relações se tornaram imediatistas, efêmeras e banalizadas. Mas, com certeza, mesmo diante de todo esse quadro, ainda existem pessoas que prezam e compartilham do amor sincero.
Angel Marques
Ilumine e Ilumine-se!
Todos somos LUZ. Todos podemos irradiar LUZ. Cada um de nós possui dentro de si uma força propulsora e iluminadora que quando ativada é capaz de operar milagres. Por isso, sempre que você puder não perca a oportunidade de ILUMINAR. Mesmo que seja uma centelha. Com certeza ela em algum momento poderá acender no outro a LUZ que o ajudará a iluminar a sua escuridão interior.
ILUMINE e ILUMINE-SE!
Angel Marques
A Esperança como verbo...
Hoje ouvi de uma amiga que "Esperança poderia ser um verbo". Frase citada por Amauri (psicólogo baiano) em uma palestra . E refletindo sobre ela, realmente tive que concordar com ele. Afinal, esperança - a palavra - merece ser mais que um estado ( uma virtude, uma crença), ela deveria ser a conjugação mais dinâmica, fortalecida e pronunciada por cada um de nós todos os dias. Assim como o verbo AMAR, CONFIAR, RESPEITAR, ACREDITAR....e por que não ESPERANÇAR?!
Eu esperanço dias e pessoas melhores...
Tu esperanças dias e pessoas melhores...
Ele esperança dias e pessoas melhores...
Nós esperançamos dias e pessoas melhores...
Vós esperançais dias e pessoas melhores...
Eles esperançam dias e pessoas melhores...
E assim, seguiríamos "Esperançando" intensamente com todas as flexões de modo, tempo, pessoa e número que pudessem existir.
E eu intensamente "Esperanço" que sendo substantivo ou verbo, a ESPERANÇA esteja sempre presente em cada um de nós, diariamente.
Angel Marques
A amizade verdadeira sempre será sentida.
Amigos nunca viram inimigos, se isso acontecer é por que eles nunca foram amigos.
A amizade é algo engraçado, por que ela nasce quando menos esperamos, vai se fortalecendo com o tempo, a distância não faz com que ela se abale, pois quando somos amigos, mesmo separados sabemos que em algum lugar existe um coração onde possuímos morada cativa e isso nos traz paz e alegria.
Amigos são imperfeitos, assim como nós, mas o grande barato da amizade é quando aprendemos a lidar com essas imperfeições e aceitar que todos, alguma vez na vida, iremos machucar uns aos outros, mas a magia está em termos uma amizade sincera, verdadeira, leal e fortificada para quando isso acontecer, podermos sentar e olhar no olho e dizer o que sentimos sem melindres ou receios, pois assim como no amor, a amizade só sobrevive pelo respeito, honestidade e pela sinceridade.
Amigos são como o vento, nem sempre precisamos vê-los para sentirmos o carinho, amor, a energia salutar e a verdadeira amizade!!
Angel Marques
Assinar:
Postagens (Atom)