O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sábado, 5 de janeiro de 2013

Cuidado com a sua língua: a palavra pode ferir.



Nossa!! Como aprendo a cada dia, a tentar, pelo menos, ter mais disciplina e discernimento com o que vou falar. As palavras ferem mais que um punhal e podem deixar feridas no outro que jamais cicatrizarão, ou podem levar muito tempo para isso, mas até lá, causar grandes estragos.

A palavra ferina pode afetar para sempre o íntimo do outro, em especial, quando ele está enfraquecido. Por isso, nem sempre dizer as "nossas verdades" achando-nos os mais sinceros e donos delas, é a melhor solução.

Existem pessoas que não estão preparadas, mesmo, para ouvir - mesmo aquilo que precisariam para melhorar ou mudar - pois não estarão na mesma faixa de entendimento que você.

Por isso, é que muitos "não" podem ser ditos sem grandes consequências, e muitos "sim" terem algumas, sem esperarmos. Tudo é a maneira como se fala.

Precisamos, sim, ter cuidado com o próximo, ter empatia, nos colocarmos no seu lugar e perguntar: "Como me sentiria se ouvisse isso de alguém"? Ou mesmo: "Vou ajudá-lo a se edificar falando isso?! Se não for para fazer o bem ao outro, a melhor ação ainda continua sendo o silêncio.

Nenhuma crítica será construtiva se junto à ela você não tiver a solução para ofertar.


Pensemos nisso!!!


Angel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário