O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Se não for 100%, não presta. Será?!


As pessoas, no geral, a sua grande maioria, são bastante injustas. Você pode fazer 100% sempre, mas, basta que você faça, em algum momento 99,99%, elas sempre encontram ai, o motivo mor para falar mal, criticar e dizer que o outro não é bem o que imaginava.

Porque para elas, você só é "perfeito" enquanto supre as expectativas e conveniências delas, e se isso, em algum momento for mudado, pronto, deixa de ser!

Cada um é como é, e por isso, não devemos criar expectativas demais no outro, porque em algum momento ele vai te decepcionar, mesmo que, às vezes, sem querer ou perceber, e isso não significa que ele não seja alguém legal ou especial, mas, apenas, que é humano, falho e, assim como nós, nunca será perfeito!!

Ou seja: Para se ter uma convivência saudável, precisamos apenas, respeitar as diferenças e entender que ninguém tem obrigação de suprir nossas conveniências sempre!!!


Angel Marques

Você realmente se importa?!!



Você realmente se importa?! Ou se importa de acordo com suas conveniências e expectativas de dar esperando algo em troca?! Ou simplesmente, se importa quando é solicitado a se importar, mesmo sabendo da necessidade do próximo e do mundo?!

Precisamos parar p avaliar todos os dias as nossas ações, condutas, palavras, para que não caiamos na verborragia do "se importar", porque "palavras sem ação, são mortas", bem já disse o querido Harildo Deda.

Precisamos compreender que ninguém é obrigado a nada, nem mesmo a se importar, contudo é preciso q lembremos q estamos aqui para amadurecer, crescer, evoluir, claro, que esse é um processo individual, porém, uma das melhores formas de medirmos o nosso amadurecimento moral e emocional, se estamos avançando ou não, é através do reflexo da nossa relação com o próximo.

Porque muitas vezes a melhor forma de amenizarmos nossas dores e problemas, é pararmos de agir egoisticamente, olhando para nosso umbigo pensando que os nossos problemas são maiores e piores do que o do outro.


É preciso avançar sempre! Se importar sempre!!


E se você duvida disso, basta olhar para o lado, e verá que tem muita gente precisando de você!


Angel Marques

Eternas contradições de Homens x Mulheres.



Ouvindo alguns desabafos em roda de amigas, naqueles velhos bate papos existencialistas e sentimentais, ouvi duas queixas, que avaliando a nossa atualidade, pleno século XXI, a era da liberdade e dos livres acordos, na minha opinião, nem deveriam acontecer mais, mas, como também estamos vivendo a era das controvérsias e inversões de valores, nada mais me assusta, mesmo que muita coisa, ainda não seja de acordo.

Sim, mas, enfim, entrando nas questões que me inspiraram a esse post, nessa discussão elas chegaram a conclusão que:

1 - Hoje em dia, um homem que não consegue levar uma mulher para cama, em sua grande maioria, não faz questão de manter uma amizade com a mesma, mesmo quando, supostamente, ambos eram "amigos".

2 - Hoje em dia, ainda tem homens, em sua grande maioria, também, que ao levar uma mulher para cama, some, desaparece e nunca mais entra em contato com ela, mesmo quando supostamente, antes do acontecimento, eram "amigos".


E diante dessas constatações, eu me indaguei: Quanta contradição há entre homens e mulheres, meu Deus...e mais ainda, quantos desacordos desnecessários, imaturos e completamente sem lógica. Sim, porque, se vivemos uma era onde "tudo é permitido" e todos (homens e mulheres) experimentam todas as possibilidades, na sua grande maioria das vezes, em comum acordo, qual a razão de um homem se "fingir" de amigo, apenas para levar uma mulher para a cama, e depois disso, desaparecer de sua vida?!! No mínimo, um grau de infantilidade muito excessivo, concordam?!

E a mesma indagação, em relação a questão de só porque não conseguiu o seu "objetivo" principal, que era levar a mulher para cama, sumir, desaparecer, tratar com indiferença, como se estivesse ferindo algum brio, algo de seu instinto caçador, e que, muitas vezes, por não estar habituado, vê na mulher que causou isso, uma afronta, um desafio a ponto de também não querer tê-la como "amiga", a mesma que era, antes.

E diante disso tudo, a cada dia mais, eu constato que estamos vivendo dias loucos e cheios de inconstâncias, lutando para avançar, mas, emocionalmente, totalmente retrógrados , e muito, vivendo como se ainda tivéssemos regidos por todos os preconceitos, proibições e podações de um passado machista.

Mulheres desejando seu espaço e competindo com os homens por ele, mas, emocionalmente, ainda sendo a mesma que apesar de toda liberdade, ainda sofre com atitudes trogloditas, egoístas e individualistas dos homens "predadores" que na sua grande maioria, só conseguem olhar para elas, como um "prato" a ser saboreado e que, depois disso, se ele quiser, pode ser dispensado, sem dó nem piedade, apenas, opção de cardápio.

Espero não estar sendo agressiva, nem feminista, nem machista, nem mesmo estar levantando bandeira de nada e nem para ninguém, apenas, expressei aqui um acúmulo de opiniões, as quais, ouço em todos os lugares que se reúnam mulheres, sejam elas quais forem, de que idade tiverem, quando o assunto são algumas posturas de alguns homens.


Em minha opinião isso tudo é e continua sendo o reflexo de uma falta de autoconhecimento, porque no dia que passarmos a nos conhecer, entender nossas carências, medos, receios, enfrentar nossos dragões emocionais, que muitas vezes estagnam e aprisionam (por causa de traumas passados, relações que não tiveram êxitos, etc) poderemos passar a entender melhor o outro e não fazer a ele o que não gostaríamos que nos fizessem, ou seja, o simples uso da empatia, também resolveria muitos problemas de convivência humana.

Com certeza, esse assunto ainda teria muitos pontos a serem abordados, e sei, que pode gerar alguma polêmica, mas, mais uma vez, quero deixar claro aqui, que essa é uma opinião transcrita e, também, com alguns adendos pessoais, mas, sem a menor pretensão de apontar, julgar e nem condenar, apenas, fazer refletir.

Por que antecipar se podemos construir?!




Confesso que sempre fico um pouco surpresa com algumas coisas, em especial, com as posturas humanas. De certa forma, se torna até meio repetitivo escrever sobre isso, mas, é que sempre acabamos presenciando situações que nos fazem constatar que, realmente, está muito difícil encontrar pessoas que consigam conciliar suas palavras com suas ações, quase sempre, elas se confundem e se perdem em suas próprias inconstâncias interiores.

Em um papo com um amigo, na verdade, esse mesmo papo foi tido com dois amigos, o que também me causou grande surpresa, pois, ambos se queixavam da antecipação das coisas - no que diz respeito aos relacionamentos - e como isso estava fazendo, os mesmos, perderem a graça e a motivação por eles.

A antecipação no sentido de atropelar as etapas, de não ir construindo pouco a pouco o sentimento e ir se solidificando. Ao contrário, tudo hoje em dia é efêmero, imediatista, ou é agora, como o outro quer, ou não é, e relacionar-se é muito mais que simples juras de amor ditas ao vento ou promessas infundadas, baseadas apenas naquilo que o ego e o egocentrismo do outro acredita ser o melhor. E ai, nós perguntamos: melhor para quem?! Eles, claro.

Mas, o mais interessante é ouvir homens se queixando disso, afinal, essas queixas são mais femininas, sempre foram. Da falta de romance, de verdades, de relações mais fortalecidas e comprometidas, da conquista, da construção, etc...mas, quando você faz uma avaliação geral, o que percebe é que, masculino ou feminino, o ser humano tem sofrido e tido sede de mais amor, mais respeito, mais carinho, atenção, sinceridade, verdade, menos falsidade, menos hipocrisia, menos oportunismo, menos efemeridade de sensações, menos egoísmo, menos muita coisa que a cada dia o faz ser mais infeliz e inseguro.

Por isso, aos amigos que se queixaram, a única coisa que posso dizer é: Continuem a ser quem vocês são, agir como agem e, com certeza, um dia conseguirão conciliar as suas vontades com a de outro alguém em sintonia com vocês.

O que não se pode é sair por ai fingindo ser quem não somos, mentindo, enrolando, falando e florindo demais, experimentando, apenas para atrair alvos e, depois descartá-los como se faz com qualquer peça que não sirva mais.

A Lei básica da vida é e sempre será o RESPEITO, disso não podemos nos esquecer jamais.


Angel Marques

Não espere retorno, assim você não se decepciona.



Não espere recompensas pelo que faz ao outro, nem consideração, nem mesmo reciprocidade. Pois essa é a maior forma de se decepcionar e sofrer, afinal, criar expectativas em relação ao próximo, é o mesmo que querer ter domínio sobre um terreno que vai além da sua vontade e condição.

Não é por que você faz o bem a alguém, que receberá o bem dele.
Não é por que você ajuda alguém, que será ajudado por ele.
Não é por que você consola alguém, que será consolado por ele.
Não é por que você serve a alguém, que será servido por ele.

Portanto, se você quer fazer seja lá o que for pelo outro, faça, mas, na certeza que não necessariamente, o outro vai fazer o mesmo por você. Contudo, nesse processo, há um imenso benefício àquele que faz de coração e boa vontade, pois já é recompensado pela sua própria consciência tranquila e em paz por ter feito a sua parte, e essa, realmente é a que importa para o Universo.

Afinal de contas, a lei que nos rege é a de ação e reação, causa e efeito, e diante dela nós só prestamos contas a ele (Universo), por isso, siga em paz e fazendo tudo aquilo que você acha que deve fazer, independente do retorno das pessoas ou mesmo da gratidão delas.

O melhor da vida é você fazer aquilo que te faz bem, de verdade, interiormente, porque assim sendo, você faz e pronto e não espera mais nada por isso.


Angel Marques

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

É preciso estar aberto para o melhor!


Se você se fechar para o mundo, se isolar ou amargurar por acreditar que ele não presta, as pessoas são más, injustas, cruéis e muitas coisas a mais, deixará de viver, e estará passando por aqui apenas sobrevivendo.

Esperando um dia após o outro, nada mais, e perdendo, assim, a magia real que cada novo dia nos traz. Sempre nos presenteando com 24h de oportunidades para mudarmos tudo aquilo que não nos satisfaz, em especial, de dentro para fora.

Viver vai além de entendimentos externos a nós, é cada mundo interior formando o universo que nos rodeia, portanto, conhecer-se é preciso para poder, assim, também conhecer o mundo como um todo.


Angel Marques

O bem que se deseja, recebe-se de volta, cedo ou tarde.


Incentivar o outro em seus projetos, em suas conquistas, vibrar, torcer, ficar feliz de verdade pelas suas vitórias, desejar que ele tenha ainda mais êxitos, querer tê-lo como modelo para buscar os seus sonhos e se orgulhar por isso é a postura que todo ser humano deveria ter na vida.

Inveja, despeito e qualquer sentimento mesquinho e egoísta diante da felicidade do próximo, nada mais é que o reflexo de uma fraqueza interior e de um não conhecimento de todo seu potencial. Porque aquele que se conhece, acredita em si e em seus ideais, não teme o concorrente, pois vê-lo apenas como uma "injeção" de ânimo na batalha rumo ao que vença o melhor.

E tem consciência plena que cada um tem seu lugar ao sol, que todos podem conquistar o que desejam, se ao invés de perderem tempo emanando e gastando energias desejando o que o outro tem ou conquistou, empreenderem as mesmas nos seus projetos, nas suas buscas e em seu interior, para fortalecê-lo e motivá-lo sempre ao encontro do melhor.

Por isso, desejo que as conquistas alheias nos sirvam sempre de inspiração e motivação para as nossas, porque não existe sensação mais espetacular que você apreciar pessoas que vão lá e fazem acontecer com garra, fé e determinação, isso fortalece o coração e agiganta a alma.

Que essas energias da felicidade nos contaminem e extingam do mundo todas as outras negativas!!


Angel Marques

Cada um recebe de acordo com aquilo que dá.



Cada um recebe de acordo com aquilo que dá e pode suportar, nem mais e nem menos. Com certeza, se olhar para o lado, verá que existem pessoas que carregam fardos muito mais pesados que os seus, não por que você é melhor ou pior, ou tem privilégios ou azar, apenas, por ser essa a Lei que comanda o Universo: Ação e Reação.

Precisamos ter essa consciência para não passarmos pela vida nos achando vítimas dela, porque não somos. Para quem acredita em algo além da matéria, sabe que não somos vítimas e nem coitadinhos no planeta, apenas, vivemos um processo de evolução espiritual, o qual, como na própria natureza (afinal, nós fazemos parte dela), tem o seu tempo de mutação, amadurecimento e florescimento para uma nova fase.

Apenas, vivemos a eterna lei de causa e efeito (Lei do Retorno), que de certa forma, vai além da espiritualidade, é bem física, quântica. É aquela que acontece aqui e agora, mas é a mesma que transcende espaço-tempo, por isso, para os que creem que o espírito é imortal e, apenas, habita novos corpos físicos, tudo que fazemos hoje ressoará na eternidade, bem como, tudo que fizemos "ontem" ressoa nos dias atuais.

Por isso, independente de crença religiosa ou científica, a única certeza que podemos ter na vida é que somos regidos por uma lei, a qual, cada um de nós tb é responsável pela condução de sua vida, através de suas atitudes, posturas, ações e acima de tudo, escolhas.

Aquilo que emitimos para o universo será o que receberemos, também, dele.


Angel Marques

Estamos realmente evoluindo?! Talvez...



Na verdade, sempre reflito sobre a vida e as pessoas e, hoje, em especial, estou pensando em um ponto específico: Evolução.

Infelizmente, estamos vivendo uma era de inversão de valores, os quais, o reflexo está ai, escancarado em tragédias fúteis e banais. Todos clamam por mudanças, mas, interiormente, ninguém quer mudar, não quer se permitir passar pelo processo da maturação, da transformação e evolução.

Obviamente, sempre vivemos tragédias e catástrofes, mas, analisando historicamente, culturalmente e, até, emocionalmente, vivíamos uma fase primitiva, não tínhamos as informações necessárias, o avanço tecnológico e transformador que nos faz, hoje em dia, termos acesso a tudo que desejarmos em questões de segundos.

Éramos, em essência e emoção, ainda brutos e, assim como tudo na vida, a tendência seria, irmos crescendo, amadurecendo e adquirindo mais valores, bons comportamentos, ética, saindo do estágio primata, "irracional", primitivo, para um estado mais lapidado e, por consequência, termos posturas menos animalescas, trogloditas, "monstruosas" e instintivas.

Estamos evoluindo, sim, mas, apenas por fora. É como bem diz a frase: "Enquanto a cidade cresce, o homem diminui diante dela", e assim, seguimos diminuindo interiormente, sendo consumidos e devorados por todos os "dragões" íntimos.

Caminhamos sendo prisioneiros de nossos próprios temores, ânsias, angústias, depressões, desânimos, inseguranças, medos, iras, falta de amor próprio, de autovalorização, estresses, ansiedades, tudo que nos faz, a cada dia mais, psicossomatizarmos e adoecermos, não só fisicamente, bem como, emocionalmente e espiritualmente.

E o resultado disso tudo?! O caos existencial que estamos vivendo. O mundo está doente porque os seus habitantes também estão, e ele é o reflexo de tantos íntimos enfraquecidos, desesperados, solitários, tristes e sem direção, perdidos em seus próprios labirintos existenciais, clamando por mudanças urgentes, mas, pouco se permitindo passar por elas.


Que sejamos como a borboleta, que precisa permitir-se passar pelo doloroso processo de mutação interior (em seu casulo) se quiser obter belas asas e alçar infinitos voos de liberdade e renovação.


Angel Marques

É muita paixão para pouca gente a fim de se apaixonar.




Dizem que a paixão é algo avassalador, que fervilha, alucina e "aquece" corpos e mentes, mas, com certeza, para que essa chama continue acesa, é preciso, no mínimo, alguma reciprocidade.

Não sei se sou racional demais, mas, se não tiver uma troca em relação a isso, facilmente, perco o encanto. E confesso, acho isso muito bom, pelo menos não perco tempo gostando de quem não vale a pena (pelo menos para mim).

Apaixonar-se por alguém vale sempre a pena, mas, se não houver uma troca salutar, o melhor é manter-se apaixonada por você mesma, suas metas, seu trabalho, a vida, a lua, a música..etc, etc, etc...


Angel Marques

Priorizar quem lhe prioriza!



Percebo cada vez mais que é necessário aprender e praticar uma doce e, ao mesmo tempo, amarga lição de vida: Valorizar e priorizar aqueles que fazem o mesmo por você.

Amar, ser solidário, dar à mão quando precisa, ser caridoso é algo que tem que ser um hábito para com todos, sem esperar nada em troca, mas, há outros sentimentos e posturas, em que, só podem ser salutar, se houver a reciprocidade das intenções.

Por isso, façamos da nossa lista de prioridades, a mesma escala de reciprocidade a qual estamos na lista do outro, não dá para bater em uma mesma tecla, quando se percebe que essa tecla não consegue escrever a palavra que tanto vincula e fortalece laços: consideração.


Angel Marques

Buscar o bem, não lhe torna perfeito.



Lutar por ideais de paz, amor e melhoramento interior, não lhe exime das imperfeições, erros e defeitos humanos, simplesmente, lhe conduz a um caminho, o qual, você passa a ter mais discernimento sobre eles. Consequentemente, passa a ter, também, mais coragem de assumi-los e responsabilidade de tentar controlá-los, equilibrá-los ou mesmo exterminá-los do seu íntimo.

Ser otimista, lutar e tentar praticar o bem não lhe torna santo e perfeito, apenas mais responsável pelas suas escolhas e as consequências por elas diante da vida.


Angel Marques

O Brilho próprio contagia!




Quem tem BRILHO PRÓPRIO não teme ser ofuscado por nada e nem por ninguém, porque essa possibilidade não existe, mas, existe sim, a de se permitir ser ainda mais iluminado pelo brilho dos outros.

Luz atrai Luz. Luz penetra pântano e não se contamina. Por isso, não é preciso inveja, despeito, concorrência desleal e nem raiva do sucesso do outro, pois quem se ilumina, consequentemente, acaba iluminando aos que estão ao redor, seja esperto, deixe-se iluminar sempre!!!


Angel Marques

sábado, 5 de janeiro de 2013

Por que SER FELIZ começa de dentro para fora.



Porque SER FELIZ é um estado que começa de dentro para fora e, independe do acúmulo de coisas que você busque externamente a você. Tudo externo são paliativos, que podem até contribuir com a sua felicidade, mas, a solidificação dela, consiste em você entender que precisa:

- Curtir mais a sua companhia.
-Sentir-se bem ao seu lado.
- Amar quem você é.
- Respeitar seus limites.
-Proteger seu templo (corpo e mente)
- Assumir sua personalidade.
- Valorizar-se.
- Não criar expectativas com ninguém.

E acima de tudo, que por mais que você esteja rodeado de pessoas, lugares, festas, risos e diversões, o templo mais sagrado e que deve ser sempre protegido e celebrado é o seu INTERIOR, pois só nele você encontrará o aconchego e a paz que tanto busca, desesperadamente, fora.


Angel Marques

Energias ruins?! Não conecte-se com elas.


Energias ruins?! Inveja?! Desejos negativos?! Mau olhado?! Não faça ligação com essas energias emanadas por outrem, construa em si sua proteção, e mantenha a sintonia sempre direcionada às outras energias - as do bem - aquelas em que desejam a você Sorte, Amor, Êxito, Felicidade, Realizações, Caminhos abertos, Sucesso, Proteção, Paz e tudo aquilo que possa auxiliá-lo na sua caminhada rumo a concretização de seus sonhos.

Porque se Deus está a sua frente, quem poderá ser contra você!!!? NINGUÉM!!

Confie! Acredite! Batalhe! Proteja-se emocionalmente, espiritualmente e faça sempre o melhor que puder, porque até mesmo para aqueles que não acreditam em Deus, não podem negar a Lei do Universo: Aquilo que dás, receberás (cedo ou tarde) em proporcional intensidade - ação e reação, causa e efeito.

Sempre em frente, porque o universo conspira a favor de todos aqueles que confiam nele.


Angel Marques

A sua felicidade só depende de você!


Na vida, siga tudo aquilo que realmente te faz bem - de dentro para fora. Nada nem ninguém pode ter domínio sobre a sua felicidade e paz de espírito. Confiar não é o problema, devemos e temos que sempre crer no melhor da vida e das pessoas, mas, ao identificarmos que esse "melhor" não existe ou não está de acordo com aquilo que queremos, precisamos sempre escolher por NÓS, pela nossa felicidade!!!

Podemos, sim, nos permitir ser "tolos", mas, apenas, quando essa tolice vem da inocência do coração, quando ela nos traz a leveza dos dias alegres, das recíprocas sentimentais em consonância e do nosso bem-estar íntimo, fora isso, ser feito de tolo, não foi, não é e nunca será ingrediente para se preparar o "bolo" de nossa felicidade.

Por isso, faça sempre as escolhas que melhor alimentem a sua alma de doçura, alegria e verdade.

Tarefa nem sempre fácil, mas, com certeza, possível! TENTE!!


Angel Marques

A pior solidão?! A solidão acompanhada.


A pior solidão?! A solidão acompanhada. Por isso, não se engane, nem sempre estar só é sinônimo de solidão, há muitas pessoas acompanhadas e sofrendo do pior vazio que podem sofrer, os de alma.

No dia em que as pessoas entenderem que sentir solidão é muito mais que estar só ou acompanhado, passarão a valorizar aquele que é o fator fundamental para sentir-se preenchido, independente de qualquer coisa - o amor próprio.

Ame-se e preencha-se de si, para não precisar buscar, fora, um complemento que nem sempre encontrará.



Angel Marques

O sorriso que alivia a alma.



Sorria, não para enganar aos que te rodeiam, mas, para mesmo em meio aos teus fardos, fazeres lembrar ao teu íntimo que tudo nessa vida passa, e que se tens que passar pela adversidade, pela tristeza, pelo sofrimento, que seja ao menos, tentando aliviá-los através do ato de sorrir e, assim, motivar o seu interior a superar.

O sorriso alivia o fardo, alegra a alma e faz com que os dias pesados se tornem um pouco mais leves, não por que o ato de sorrir vai solucionar tudo, mas, com certeza, ele conduzirá as melhores e mais salutares soluções para o coração.


Angel Marques

Cuidado com a sua língua: a palavra pode ferir.



Nossa!! Como aprendo a cada dia, a tentar, pelo menos, ter mais disciplina e discernimento com o que vou falar. As palavras ferem mais que um punhal e podem deixar feridas no outro que jamais cicatrizarão, ou podem levar muito tempo para isso, mas até lá, causar grandes estragos.

A palavra ferina pode afetar para sempre o íntimo do outro, em especial, quando ele está enfraquecido. Por isso, nem sempre dizer as "nossas verdades" achando-nos os mais sinceros e donos delas, é a melhor solução.

Existem pessoas que não estão preparadas, mesmo, para ouvir - mesmo aquilo que precisariam para melhorar ou mudar - pois não estarão na mesma faixa de entendimento que você.

Por isso, é que muitos "não" podem ser ditos sem grandes consequências, e muitos "sim" terem algumas, sem esperarmos. Tudo é a maneira como se fala.

Precisamos, sim, ter cuidado com o próximo, ter empatia, nos colocarmos no seu lugar e perguntar: "Como me sentiria se ouvisse isso de alguém"? Ou mesmo: "Vou ajudá-lo a se edificar falando isso?! Se não for para fazer o bem ao outro, a melhor ação ainda continua sendo o silêncio.

Nenhuma crítica será construtiva se junto à ela você não tiver a solução para ofertar.


Pensemos nisso!!!


Angel Marques

É legal ser GENTIL.


Ser carinhoso, solidário, gentil, atencioso não significa necessariamente que você tem algum tipo de interesse sórdido no outro, ou alguma forma de oportunismo. Mas, as pessoas andam tão desconfiadas e, pior, tão mal acostumadas a não serem bem tratadas , sem uma segunda intenção, que infelizmente, algumas, creem e imaginam, que há sempre algo a mais nessa forma de tratar.

Triste ser humano que habituou-se tanto a não ser querido, apenas por ser sem mais pra quê, mas a só ser quando pode dar algo em troca, que desacostumou-se e esqueceu-se que cada um de nós por si só já é uma joia rara e preciosa, independente de status, poder, títulos e que merecemos, sempre, o melhor e o mais gentil dos tratamentos.

Todo ser humano possui uma essência divina em seu íntimo e, por isso, devemos tratá-los, TODOS, independente de qualquer fator externo, com todo respeito e gentileza que pudermos.


Gentileza gera Gentileza....Pense nisso, SEJA GENTIL!


Angel Marques

Viver vai além de entendimentos externos a nós.



Se você se fechar para o mundo, se isolar ou amargurar por acreditar que ele não presta, as pessoas são más, injustas, cruéis e muitas coisas a mais, deixará de viver, e estará passando por aqui apenas sobrevivendo.

Esperando um dia após o outro, nada mais, e perdendo, assim, a magia real que cada novo dia nos traz. Sempre nos presenteando com 24h de oportunidades para mudarmos tudo aquilo que não nos satisfaz, em especial, de dentro para fora.

Viver vai além de entendimentos externos a nós, é cada mundo interior formando o universo que nos rodeia, portanto, conhecer-se é preciso para poder, assim, também conhecer o mundo como um todo.


Angel Marques

Feliz é aquele que consegue não invejar ninguém.



Incentivar o outro em seus projetos, em suas conquistas, vibrar, torcer, ficar feliz de verdade pelas suas vitórias, desejar que ele tenha ainda mais êxitos, querer tê-lo como modelo para buscar os seus sonhos e se orgulhar por isso é a postura que todo ser humano deveria ter na vida.

Inveja, despeito e qualquer sentimento mesquinho e egoísta diante da felicidade do próximo, nada mais é que o reflexo de uma fraqueza interior e de um não conhecimento de todo seu potencial. Porque aquele que se conhece, acredita em si e em seus ideais, não teme o concorrente, pois vê-lo apenas como uma "injeção" de ânimo na batalha rumo ao que vença o melhor.

E tem consciência plena que cada um tem seu lugar ao sol, que todos podem conquistar o que desejam, se ao invés de perderem tempo emanando e gastando energias desejando o que o outro tem ou conquistou, empreenderem as mesmas nos seus projetos, nas suas buscas e em seu interior, para fortalecê-lo e motivá-lo sempre ao encontro do melhor.

Por isso, desejo que as conquistas alheias nos sirvam sempre de inspiração e motivação para as nossas, porque não existe sensação mais espetacular que você apreciar pessoas que vão lá e fazem acontecer com garra, fé e determinação, isso fortalece o coração e agiganta a alma.

Que essas energias da felicidade nos contaminem e extingam do mundo todas as outras negativas!!


Angel Marques

O que aprendi em 2012...



2012, como todo ano, para mim, sempre traz importantes ensinamentos e lições, e como, quase tudo, compartilho com vocês, gostaria de deixar algumas delas:


Esse ano aprendi que:


1- Ouvir é realmente muito mais salutar em algumas situações, que falar. Evita muitas perdas de energias e conflitos desnecessários;

2- Desafios existem e sempre existirão, mesmo quando você pensa que está tudo certo, vem de lá a vida e lhe mostra que não é bem assim, mas, se você souber entender os sinais, pode se ajudar e ajudar aos q estão a seu lado a superá-los com um pouco mais de otimismo;

3- Você pode sim, entrar e sair de vários lugares, sem se contaminar com algumas energias desequilibradoras, basta que você sempre tenha muita consciência de quem você é, dos seus valores e acima de tudo, dos princípios q norteiam a sua personalidade;

4 - Quando alguém lhe ofende ou machuca, e você se sente ofendido e machucado, precisa parar, respirar e refletir pq se sentiu assim, pois, quem está bem consigo mesmo, não se melindra, n se estressa ou é atingido por nada externo, portanto, essas pessoas são seus melhores professores, pois lhe tiram do eixo e fazem você avaliar mais o seu interior, e como isso é importante;

5- Realmente, fofoca só gera mais fofoca e eu não tenho tempo para elas e nem disposição, e ser assim traz benefícios incríveis, e um deles é: ter sempre a sua consciência tranquila;

6 - As pessoas são como elas são e não adianta querer mudá-las, isso é perda de tempo e energia, portanto, mude você sempre, se alguém não está sendo de acordo com aquilo que você deseja para estar ao seu lado, escolha por você, essa é uma guerra que não vale tanto a pena lutar com o outro;

7 - O amor próprio é realmente um ponto de equilíbrio e tranquilidade interior, pois, ao utilizá-lo você passa a ver a vida e as pessoas com um olhar menos egoísta, passa a entender que quem precisa se amar, se valorizar e ser feliz é VOCÊ e exige menos do outro, pois sabe que n é ele q vai lhe dar, e isso, traz serenidade ao coração;

8 - O amor verdadeiro é simples, eterno e se transforma, faz bem e deseja sempre o bem...faz vc estar alegre e feliz pelo outro, pelas suas realizações, conquistas e vitórias, inclusive, pelos sonhos que um dia foram feitos com você, mas que por várias razões n se concretizaram, mas, mesmo assim, ver o outro realizar, lhe alimenta a alma, por igual, e vc simplesmente fica: FELIZ! E essa sensação é fantástica, pode crer;

9 - Estamos sempre mudando a cada dia, crescendo, evoluindo....e os testes, as provas acontecem a todo momento, seja através de alguém, de um acontecimento, de um mal entendido, de um aborrecimento....etc, etc, precisamos mesmo: ORAR E VIGIAR, sempre;

10 - E para encerrar, aprendi que todo ano chega trazendo 365 dias de puro aprendizado, traz pessoas p nossa vida p nos ensinar, seja com o amor, seja com a decepção...traz tudo que desejamos e necessitamos, mas, nem sempre conseguimos enxergar isso explicitamente, mas, ser GRATO e AGRADECER por tudo, realmente, nos dá mais motivação para aceitar tudo aquilo que chega e melhorar aquilo q vem e não curtimos tanto!!!


POR ISSO, LEMA ETERNO: APRENDER!


Angel Marques

A Lei do Retorno.




Cada um recebe de acordo com aquilo que dá e pode suportar, nem mais e nem menos. Com certeza, se olhar para o lado, verá que existem pessoas que carregam fardos muito mais pesados que os seus, não por que você é melhor ou pior, ou tem privilégios ou azar, apenas, por ser essa a Lei que comanda o Universo: Ação e Reação.

Precisamos ter essa consciência para não passarmos pela vida nos achando vítimas dela, porque não somos. Para quem acredita em algo além da matéria, sabe que não somos vítimas e nem coitadinhos no planeta, apenas, vivemos um processo de evolução espiritual, o qual, como na própria natureza (afinal, nós fazemos parte dela), tem o seu tempo de mutação, amadurecimento e florescimento para uma nova fase.

Apenas, vivemos a eterna lei de causa e efeito (Lei do Retorno), que de certa forma, vai além da espiritualidade, é bem física, quântica. É aquela que acontece aqui e agora, mas é a mesma que transcende espaço-tempo, por isso, para os que creem que o espírito é imortal e, apenas, habita novos corpos físicos, tudo que fazemos hoje ressoará na eternidade, bem como, tudo que fizemos "ontem" ressoa nos dias atuais.

Por isso, independente de crença religiosa ou científica, a única certeza que podemos ter na vida é que somos regidos por uma lei, a qual, cada um de nós tb é responsável pela condução de sua vida, através de suas atitudes, posturas, ações e acima de tudo, escolhas.

Aquilo que emitimos para o universo será o que receberemos, também, dele.


Angel Marques

"Enquanto a cidade cresce, o homem diminui diante dela..."



Na verdade, sempre reflito sobre a vida e as pessoas e, hoje, em especial, pensei em um ponto específico: Evolução.

Infelizmente, estamos vivendo uma era de inversão de valores, os quais, o reflexo está ai, escancarado em tragédias fúteis e banais. Todos clamam por mudanças, mas, interiormente, ninguém quer mudar, não quer se permitir passar pelo processo da maturação, da transformação e evolução.

Obviamente, sempre vivemos tragédias e catástrofes, mas, analisando historicamente, culturalmente e, até, emocionalmente, vivíamos uma fase primitiva, não tínhamos as informações necessárias, o avanço tecnológico e transformador que nos faz, hoje em dia, termos acesso a tudo que desejarmos em questões de segundos.

Éramos, em essência e emoção, ainda brutos e, assim como tudo na vida, a tendência seria, irmos crescendo, amadurecendo e adquirindo mais valores, bons comportamentos, ética, saindo do estágio primata, "irracional", primitivo, para um estado mais lapidado e, por consequência, termos posturas menos animalescas, trogloditas, "monstruosas" e instintivas.

Estamos evoluindo, sim, mas, apenas por fora. É como bem diz a frase: "Enquanto a cidade cresce, o homem diminui diante dela", e assim, seguimos diminuindo interiormente, sendo consumidos e devorados por todos os "dragões" íntimos.

Caminhamos sendo prisioneiros de nossos próprios temores, ânsias, angústias, depressões, desânimos, inseguranças, medos, iras, falta de amor próprio, de autovalorização, estresses, ansiedades, tudo que nos faz, a cada dia mais, psicossomatizarmos e adoecermos, não só fisicamente, bem como, emocionalmente e espiritualmente.

E o resultado disso tudo?! O caos existencial que estamos vivendo. O mundo está doente porque os seus habitantes também estão, e ele é o reflexo de tantos íntimos enfraquecidos, desesperados, solitários, tristes e sem direção, perdidos em seus próprios labirintos existenciais, clamando por mudanças urgentes, mas, pouco se permitindo passar por elas.


Que sejamos como a borboleta, que precisa permitir-se passar pelo doloroso processo de mutação interior (em seu casulo) se quiser obter belas asas e alçar infinitos voos de liberdade e renovação.


Angel Marques

Rumo a um mundo menos Hostil...



Precisamos, cada um de nós, ter mais personalidade, assumir e defender ela, não para fazer revoluções externas, mas, revoluções internas , daquelas que quando se iniciam, fazem com que preconceitos, intransigências, intolerâncias e inseguranças comessem a serem dissolvidas, e você passe a se entender melhor, e consequentemente, entender um pouco melhor todos aqueles que te rodeiam.

Quem se respeita, com certeza, respeitará qualquer outra pessoa.
Quem se sente seguro, não precisa maltratar, desrespeitar, condenar, criticar ou desejar e fazer o mal, pois, não vê no outro nenhum oponente, nenhuma ameaça.
Quem se ama, certamente, saberá amar o próximo.

Filosofia?! Que seja, mas, toda grande ação que revolucionou o planeta, foi iniciada em uma teoria escrita, analisada e refletida, para então, depois ser posta em prática.


Portanto, vamos que vamos, rumo a tentativa de fazer um MUNDO MENOS HOSTIL e mais tranquilo para se viver.


Angel Marques