O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Você sabe por onde anda seu potencial...?



Você sabe por onde anda seu potencial?! Hum...poderia apostar que a maioria das pessoas que vão ler esse texto, irão se perguntar e ficar por muito tempo a espera de uma resposta, e que talvez, nesse momento, não saberão responder ainda. Mas, isso não é algo absurdo, é mais comum do que possamos imaginar. Tem um livro, muito legal de Myles Munroe chamado “Como compreender seu potencial – A descoberta do verdadeiro eu”, que eu, hoje, lendo pela milésima vez, resolvi escrever sobre uma indagação que ele faz, e que acho muito pertinente, até por que, acredito que a maioria das pessoas não se atentam muito a isso.

Ele pergunta “O que o mundo teria perdido se você não tivesse nascido?!” em algum momento de sua vida, você já parou para se indagar sobre isso?! Sobre a sua importância para o planeta, para as pessoas ao seu redor, sobre a “bomba atômica” interior que cada um de nós possui, mas que nem sempre consegue identificar ou até mesmo, às vezes, percebe, mas por medo, receio, descrença em si, não expõe e nem utiliza, e ai, perde-se grandes potenciais que permanecem adormecidos?!

Enfim, eu resolvi escrever sobre isso, por que concordo quando ele diz que nós todos temos potenciais ilimitados, e que muitas vezes chegamos ao fim da vida, e não descobrimos ou utilizamos tais potenciais, e assim, eles vão para o túmulo e o mundo perde grandes cantores, compositores, inventores, escritores, belos livros, cientistas, grandes curas...tudo aquilo que poderia ter feito muita diferença ao mundo, mas que não foi dito, escrito, expressado, por que as pessoas se acomodam com o que têm, e não buscam desvendar as suas potencialidades mais íntimas e reveladoras, por pensar que não são capazes ou acreditando que o mínimo que possuem ou conseguiram já é o bastante.

Na verdade, o que acontece é que as pessoas se acomodam rápido com o que já realizaram, e segundo Myles, o sucesso é um dos grandes inimigos ao potencial delas, por que faz com que elas estagnem, acreditando que já chegaram ao ápice do que precisam, e na verdade, isso é uma ilusão,afinal,uma realização é só uma etapa na vida, por mais especial e maioral que possa parecer, e com certeza, muitas outras ainda estarão por vir. Por isso, é importante que possamos refletir sobre nosso potencial de vida e tudo que podemos fazer com ele, qual a melhor maneira de não se limitar e estar a cada dia criando maneiras para driblar a rotina, ou a sensação de “encerramento” quando realizamos algo, é como eu sempre digo, que cada novo projeto nos traga a sensação de algo ainda faltando, por que será ela que nos motivará a buscar ainda mais, por que quando nos sentimos satisfeitos plenamente, temos a tola ilusão de que ali é o fim, que aquilo basta, e na verdade, temos que ter a consciência que até o final de nossas vidas, estaremos mudando de fases, cumprindo etapas, fechando e abrindo ciclos, e portanto, nosso potencial sempre estará evoluindo e cabe a nós ficarmos atentos para encontrá-lo sempre que precisarmos, motivá-lo, agigantá-lo e assim, poder fazer a diferença no planeta, deixando a nossa marca registrada.

Fica então essa reflexão de início de 2011, para que nós possamos avaliar o que estamos realmente fazendo com todos os dons que possuímos, se estamos sabendo identificar por onde andam os nossos potenciais ou se eles ainda estão adormecidos e qual o reflexo disso tudo em nós mesmos, nas pessoas e no mundo!

Angel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário