O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Seu coração não é depósito de lixo!




Não. Seu coração não é depósito de lixo e nem terreno baldio para aceitar receber o que não presta e faz mal, acumular isso e, pior, carregar o tempo todo com você. Se alguém te fez mal, mesmo que doa ou faça sofrer, é preciso entender que você não pode absorver essa energia e se permitir sentir mal ou acumular mágoas, ressentimentos, tristezas e afins, paralisando a vida, atrofiando a caminhada, fazendo mal a mente e ao corpo.
Afinal, quem fez o mal foi ele. Você mantém a sua conduta e comportamento inabalável, imaculado, intocável. Por isso, não é você que deve se maltratar e sacrificar com tantas energias ruins e deletérias, prejudicando, apenas e exclusivamente, a você mesmo.
Se isso é fácil? Obviamente não é. Afinal, quando nos magoam ou machucam, ferem, também, o nosso ego. Aquele que diz que NÓS não podemos ser machucados por ninguém. Mas, o mesmo que nos faz esquecer que agindo baseado nele, somos mais algoz de nós mesmos que o outro. E o mais interessante é que, muitas vezes, esse "outro" que nos machucou, segue tranquilo, em paz, sem pesos e sem "si maltratar" em nada.
Portanto, é preciso lutar contra os acúmulos ruins (mágoas, raiva, ressentimentos, decepções, etc) e problemas mal resolvidos, pois esses são, com certeza, nossos piores fantasmas e, se permitirmos, nos assombrarão por um longo período de tempo.
É preciso refletir e, acima de tudo, proteger as emoções. Pois a nossa saúde e bem-estar dependem do equilíbrio delas.
Angel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário