" Os assassinos estão livres, nós não estamos". Eis uma frase dita por Renato Russo há anos atrás, mas que se faz tão fortalecida nos dias atuais. E então, o que fazer? Como amenizar tanta dor causada por seres humanos que estão banalizando, ainda mais, a vida humana?
Pode parecer utopia ou ilusão, mas o que falta é AMOR! A falta de amor transforma o homem no seu pior carrasco. A falta de amor e bondade faz com que o homem não tenha sentimentos altruístas e de compaixão paracom o outro e, desse modo, não preze, não respeite, não valorize e, mais que tudo, mate.
Vivemos em um planeta de provas e expiações, tudo faz parte de um plano maior (eu acredito), mas também acredito que o pai nos deu livre arbítrio para através das nossas escolhas, mudarmos os fatos, amenizarmos as adversidades, melhorarmos aquilo que pode ser melhorado. Mas o que percebo é que a ganância, o egoísmo, o consumismo, o capitalismo e tudo aquilo que preza e valoriza o TER tem sobressaído sobre o SER. E o resultado disso tudo??? Esse caos e essa desordem existencial.
Hoje, basicamente, temos TUDO. Mas não somos mais NADA. Por que nossos mil títulos, status, bens materiais e tudo que batalhamos para TER, em questões de segundos é deixado para trás quando um outro ser decide que a sua vida deve ser ceifada por motivo NENHUM. Nada disso é garantia de você está protegido contra tantas mazelas físicas e emocionais. A vida humana está banalizada. Nós nos tornamos descartáveis. Raça, Credo, Status, Cultura, Condição sexual ou qualquer coisa que supsotamente "nos diferencie", não tem efeito salvador. Somos todos iguais e estamos TODOS, independente de qualquer coisa, no mesmo barco da vulnerabilidade da insegurança e do medo, pois os maus não fazem diferença. E os "bons" também estão surtando.
Por isso, que possamos AMAR mais. Que possamos ser mais solidários e menos intolerantes, egoístas, preconceituosos, pois o mundo já está superlotado de maldade, de tristeza, de dor, de desamor e desespero. Agora é hora de união. Só ela trará a força que necessitamos para passar pelas tempestades sem sucumbir a elas. Precisamos tentar sair da faixa de pensamentos negativos, de tragédias e desesperança, pois quanto mais alimentarmos a energia conturbada do planeta, mais ela se agigantará e, em pouco tempo, TODOS seremos engolidos por ela.
Angel Marques