O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sábado, 22 de agosto de 2015

Egoísmo: "doença" que machuca e maltrata.





O egoísmo, com certeza, é uma das piores doenças do mundo. A partir dele o ser humano perde o senso de noção em relação ao próximo e vive como se o mundo pertencesse só a ele. Tudo gira em torno do seu umbigo. "Irmão" muito próximo do egocentrismo. Quase sempre caminham lado a lado. E assim sendo, segue-se uma vida sem colaboração mútua, sem solidariedade, sem compaixão, sem empatia e, muitas vezes, sem um mínimo de consideração a outrem. O que é triste, lastimável e, sem hiperbole, trágico.


Trágico por que quando se é egoísta, torna-se cego para as necessidades do próximo, e a única coisa que faz sentido são as suas necessidades, mesmo que para isso seja preciso maltratar, ignorar, fazer sofrer direta ou indiretamente, desrespeitar o mais básico em relação a liberdade e a necessidade do outro.

O egoísmo fere e agride. Causa muito mal-estar, tristeza e sofrimento em quem é atingido por ele. E o mais difícil é que o egoísta, quase sempre, não consegue perceber as suas atitudes. E segue agindo como se fosse natural viver só de acordo com suas conveniências e vontades.

Todos nós somos egoístas em algum momento. Mas o que precisamos estar alertas é quando ele passa a ser uma arma letal para quem está ao nosso redor.

É preciso refletir!!!


Angel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário