O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Namorar é algo sério...


Há quem diga que sabe namorar. Mas o que significa namorar?? São apenas beijos e amassos? É tesão, sexo e loucuras selvagens? É mudança de status nas redes sociais? É fazer altas declarações a público? É dizer sempre coisas lindas e inspiradoras? É estar junto todos os dias, todas as horas, em todos os momentos? É ter e fazer ciúmes para mostrar que possui o outro? É ter uma relação perfeita e sem falhas? Com certeza, não. Nada disso acima define, de verdade, o que é namorar.


Acredito que um namoro real vai além. É um laço de comunhão de corpo e alma que se fortalece. É um contrato de livre e espontânea vontade que se firma entre dois seres que se querem, desejam, permitem e unem para fazer dar certo. É uma página em branco da vida de ambos, a qual por vontade e querer profundo decidem escrever juntos, construindo uma história que, necessariamente, não precisa ser um conto de fadas da carochinha. Com príncipes e princesas perfeitos, com momentos sempre felizes e eternos. Mas, certamente, pode ser um belo conto de fadas real, com seres humanos imperfeitos, mas que se comprometem a fazer o melhor com o que se propuseram a vivenciar, mesmo sabendo dos desafios de uma vida a dois, dos confrontos de ideias, ideais, personalidade, gostos, opiniões e histórias de vida.

Namorar é algo sério. Sério, mas não pesado. É um compromisso que se faz fundamentado em pilares que fortalecerão a caminhada. Pilares esses que se não forem cuidados, diariamente, não serão capazes de suportar as tempestades que, por vezes, acometem qualquer relação. Por isso, é preciso estar disposto a namorar, pois para mantê-lo equilibrado requer algumas renúncias. Contudo, nada que seja autoflagelante ou que interfira na vida individual de ambos. Apenas que represente e mostre, um ao outro, que cada um tem sua vida, mas que o outro é muito bem-vindo nela. Não é um peso, nem estorvo, mas sim um parceiro (a) que pode, também, auxiliar o outro a ser alguém melhor e construir uma vida melhor.

O namoro é baseado no respeito, carinho, comprometimento, companheirismo, parceria, empatia, verdade, cumplicidade, solidariedade, confiança, lealdade, fidelidade, desejo, amizade, amor e, acima de tudo, na liberdade de ser e estar. Ninguém pode estar com ninguém obrigado e sem vontade. Quando isso acontece, já não há mais namoro.

Namorar é querer o bem e fazê-lo. Namorar é entender que apesar de desejarmos a eternidade no amor, de sentirmos a vastidão do universo em um beijo, de nos tornarmos dois em amor próprio para aprendermos a ser um casal, ele só é válido e deve ser mantido se for saudável e benéfico para os dois. Ninguém merece migalhas. Ninguém merece não ser valorizado. Ninguém merece ser infeliz.

Por tudo isso, namorar é algo sério e deve ser muito respeitado. Só se pode assinar esse contrato com o coração e a mente conscientes do que se quer. Não se deve brincar de namorar para não ferir os sentimentos e machucar ninguém. Namorar é doce, leve e mágico quando se sabe, definitivamente, o que ele representa e o que você quer representar com ele em sua vida. 




Angel Marques 

Nenhum comentário:

Postar um comentário