O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Carta para o grande amor da minha vida,




Oi, como vai, tudo bem? Perdoe-me por tanto tempo ter te abandonado assim. Eu estava tão sozinha, tão perdida em meu mundo e confesso que pensei que podia me encontrar e preencher em outro alguém.
Perdoe-me. Desculpe-me, porque fui tão tola, achando que lá fora era melhor. De repente, percebi que sentia a sua falta, e era forte, tão profunda que me sentia outra pessoa, tão vazia e só.
Perdoe-me, pois demorei a perceber quanta falta você me fazia, mas quando olhei nos seus olhos refletidos no espelho, vi que você chamava por mim.
Perdoe-me, porque eu deixei de te amar, de te valorizar, de te respeitar por tanto tempo e te deixei para trás e segui feito boba, achando que seria melhor. Que outras pessoas preencheriam em mim o que na verdade você sempre fez.
Perdoe-me, mas eu te amo e prometo que a partir desse momento nunca mais deixarei você só. Prometo-te, também, cuidar-te, zelar-te, guardar-te e viver só para ti por toda eternidade. Afinal, meu amor, você vive em mim e só você pode seguir comigo sem enganos.
Assinado,
Aquela que te vê refletida no espelho quando se olha.
Angel Marques (Da série texto poesia)

Tirar férias de si mesmo ou curtir umas boas férias consigo?!




Bem, tirar férias de si mesmo é mais complicado, mas com certeza é possível conseguir um caminho para, quem sabe, poder curtir umas boas férias consigo mesma. Mesmo com todos os desafios de constatar quem somos: um ser humano precioso e grandioso, mas ao mesmo tempo "fraco" e limitado, que muitas vezes nos assusta e faz sentirmos vontade de fugir e ir para bem longe de si, mesmo assim, ainda podemos ser o nosso melhor antídoto contra essa sensação.
Quando passamos a entender que esse mesmo ser é o maior e o melhor amigo que possuímos ou ele, também, pode ser o pior e mais veraz inimigo, ai é que a ficha cai que precisamos fazer a escolha certa com ele - que para mim é mantê-lo nosso amigo. Amá-lo, incondicionalmente, mesmo com todas as imperfeições e defeitos. Valorizá-lo, intensamente, mesmo com todas as deficiências e "incapacidades". Respeitá-lo, insistentemente, a cada segundo e por toda eternidade.
Pois só nos amando, valorizando, respeitando e sendo nosso fiel amigo é que conseguiremos lidar melhor com nós mesmos e nos aceitarmos sem tantos choques e tristezas. Bem como, enfrentar qualquer adversidade externa a nós, também. É fácil?! Talvez não. Mas quem disse que qualquer coisa nessa vida seria?!
Por isso, é preciso fé, força, amor próprio, garra, coragem e luz para iluminar a alma e fortalecer o íntimo. E assim, quem sabe, poder passar as melhores férias consigo mesma todos os dias de sua existência!!
Tente, não custa muito!
Angel Marques

Tudo é uma questão de querer!




Há algum tempo, em uma época a qual eu não tinha "tanta" maturidade, meu tio me disse uma frase que eu, naquele momento, além de não gostar,fiquei chateada e não entendi o real sentido dela: "tudo está assim por que você quer". Hoje, já com um "pouco" mais de maturidade e depois de vivenciar e, experimentar na prática, o poder transformador dessa frase e, mais que tudo, entendê-la, realmente, posso garantir que tudo está em nossas mãos. Mesmo aquilo que não temos o controle, mas sempre teremos o poder da escolha de como queremos encarar a situação e passar por ela sem tantos danos emocionais.


Nem sempre é simples entender isso, mas é necessário. Pois quando, enfim, conseguimos compreender que tudo faz parte de um "querer" e empreender esforços para conquistar o que se deseja, todas as situações em nossas vidas, sejam elas emocionais, materiais ou espirituais, nós teremos a capacidade de superar e avançar.

É preciso refletir!!



Angel Marques