O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

domingo, 5 de setembro de 2010

É fácil superar limites?




Às vezes, nos indagamos sobre as grandes adversidades da vida, e muitas vezes, pensamos que não somos capazes de suportá-las. Ai,vem de lá a vida com toda sua sapiência, lhe dá uma rasteira, te coloca no chão e pergunta: “ E ai, vai permanecer no chão ou vai se levantar?” Leve, serelepe e faceira como sempre, sem pretensões de lhe colocar no rol nem dos que tem azar nem sorte, apenas lembrá-lo que você faz parte daqueles que são humanos, falhos, suscetíveis e vulneráveis a qualquer acontecimento.

É engraçado, como literalmente, nos sentimos superiores, por que quando algo nos acontece, perguntamos: Por que comigo? E eu agora pergunto, por que não com você, já que isso pode acontecer com qualquer outro? Que privilégio existencial, além das outras pessoas, poderiam lhe prevenir ou eximir de tais acontecimentos fatídicos? Quem nós pensamos que somos, para quando algo de ruim nos acontece, acreditarmos que não somos merecedores e que estamos sendo amaldiçoados por alguma praga, mal olhado, inveja, e outros mais? Claro, que sabemos que energias ruins contribuem para muitas tragédias, mas com certeza, nenhuma delas acontece sem a permissão do alto.

Hoje, mais do que antes, aprendi que para os problemas e “tragédias” que nos acontecem, a melhor receita é a paciência, a fé em você, em Deus e em dias melhores. Que não é simples e nem fácil superá-los, que há muita dor física (quando é uma adversidade física), e junto a ela, vem a dor emocional, psicológica, limitadora, mas que é preciso fazer a escolha certa, e escolher por não permanecer no chão, tentar sair do papel de vítima, acreditando que o nosso problema é o maior do mundo ou é pior do que os dos outros, por que com certeza sempre existirá um maior e pior, ou mesmo, o nosso poderia ter sido maior e pior, por isso, apesar de todos os pesares, precisamos ter discernimento para entendermos isso, e firmarmos uma parceria com a vida, tentando passar pela fase ruim com humor, mesmo quando tudo diz que não, que você tem que se entregar e sofrer, lamentar, e se deprimir, você tem que ser forte, decidido, determinado, afinal, haverão muitos momentos de fraqueza, de desânimo, mas você tem que está preparado para eles, e ter sempre em mente, uma das maiores e melhores certezas absolutas que eu conheço, que tudo passa, nada é eterno, pode durar o tempo que for, mas aquele momento vai passar e isso também conforta, alivia e ajuda a termos fé em dias melhores.

A maior dádiva que a dor pode nos trazer é a de nos fazer superar nossos próprios limites, mesmo que isso não seja nada fácil, mas quando passamos por ela e percebemos que não nos entregamos, nos sentimos mais fortes, firmes, equilibrados emocionalmente, por que em uma fase dessa, precisamos deixar um pouco de lado a emoção e agirmos com a razão, senão, não suportamos mesmo. E no final, quando você se olha no espelho você ainda continuará vendo um ser humano, falho, suscetível e vulnerável a qualquer acontecimento na vida, contudo, com muito mais fortaleza para suportá-los, não com a pretensão de ser um super herói imbatível, mas de ser alguém que simplesmente soube dar a resposta certa a sua pergunta: “ E ai, vai permanecer no chão ou vai se levantar?” E eu, graças a Deus, escolhi levantar, e você o que tem escolhido?

Angel Marques

2 comentários:

  1. Acho que levantar sempre é a melhor opção. O buraco fica cada vez mais fundo se você o escava. Portanto, o melhor é encarar a vida de frente, acreditar que tudo o que nos acontece é decido por Alguém que somente quer que sejamos mais fortes.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito amigo! Concordo plenamente com suas palavras! Sabemos q nem sempre é fácil, mas temos q ter força e coragem p seguir firmes e n fraquejar!
    Bjos e obrigada pela visita e pelo comentário!!

    Angel Marques

    ResponderExcluir