O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Loucura nossa de cada dia!



Freud disse: Somos 99% neuróticos e 1% psicóticos.
Será que alguém nesse planeta acredita mesmo que é tão equilibrado que não precise de uma ajuda terapêutica? Que não é dotado de neuroses, psicoses, excessos, traumas, carências ou qualquer coisa que possa, de alguma forma, em algum momento, tirá-lo do seu eixo?

Será que, realmente, as pessoas acham que as "doenças" emocionais, só acometem o outro? Será que elas não conseguem enxergar suas ações, posturas, atitudes, inclusive aquelas que possam parecer excepcionais, perfeitas demais, que elas também podem esconder um desequilíbrio, um transtorno? Afinal, a regra de ouro é nem tanto, nem tão pouco, mas sim o equilíbrio de todas as coisas.

Não se enganem, meus amigos, aqueles aos quais vocês apontam e indicam alguma ajuda psicológica, pode ser um bom espelho para você, também, se enxergar e começar a perceber que, como bem disse Freud, ou você está entre os 99% dos neuróticos ou entre o 1% dos psicóticos. Resumindo, todos nós precisamos de terapia. Porque cada um de nós carrega em si os fragmentos mal digeridos de experiências vividas, não resolvidas, empurradas com a barriga, supostamente superadas, mas que ficam escondidas no recôndito da mente e cedo ou tarde, aparecem mascaradas de muitas faces.

Portanto, que possamos nos olhar mais, nos perceber e, acima de tudo, buscar ajuda. A cura não é imediata. É um trabalho minucioso, delicado e que requer muita coragem. Mas tenha certeza que pior do que se perceber "louco" e procurar ajuda, é viver na ilusão de que é normal e melhor que o outro e, cada vez mais, se afundar em suas tormentas avassaladoras.

Angel Marques

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma grande verdade adorei o texto minha linda Angel você esta de parabéns como sempre seus textos são otimas reflexões

      Excluir
  2. Obrigada, minha querida Lua Maia! Agradeço pelo feedback. Fico feliz que tenha gostado do texto. Volte sempree!! Beijos e luz!

    ResponderExcluir