A palavra é de uma preciosidade ímpar. Talvez a nova geração não tenha tanto conhecimento do quão é nobre e importante você ter palavra. Meu avô já dizia: "a palavra de um homem é a sua honra". Porque ele acreditava, piamente, nisso. E assim eu cresci e, também, aprendi a acreditar. Vi em seus exemplos de hombridade, caráter e atestar o que se dizia, uma forma de confiar e acreditar no que as pessoas falam, até que me provem o contrário.
Se todos pensassem ou agissem assim, nem precisariam existir os contratos. Porque esses seriam firmados pelo poder da palavra. E essa valeria ouro. Pois seria: "assim eu disse, assim eu cumpro". Mas na realidade, acabamos mesmo é nem cumprindo os papéis legais, quiçá a palavra dita.
E isso, de alguma forma, vai, cada vez mais, nos fazendo ter menos confiança nas pessoas. Porque, em sua maioria, nunca cumprem o que dizem. Não acham ser importante falar e fazer. Acham que é algo banal e sem tanto valor. Mas não é!
Por isso, precisamos ter cuidado com o que falamos. O que prometemos em palavra. Pois, de um jeito ou de outro, isso nos define em muitos momentos. E o não cumprimento daquilo que atestamos pode nos fazer perder toda nossa credibilidade. Em especial quando isso é recorrente. Acontece sempre!
E, como também dizia meu avô, não há coisa mais triste que um homem/mulher desacreditado.
Angel Marques
Se curtirem, compartilhem e me sigam no instagram @angelmariemarques
Nenhum comentário:
Postar um comentário