Freud disse: Somos 99% neuróticos e 1% psicóticos.
Será que alguém nesse planeta acredita mesmo que é tão equilibrado que não precise de uma ajuda terapêutica? Que não é dotado de neuroses, psicoses, excessos, traumas, carências ou qualquer coisa que possa, de alguma forma, em algum momento, tirá-lo do seu eixo?
Será que, realmente, as pessoas acham que as "doenças" emocionais, só acometem o outro? Será que elas não conseguem enxergar suas ações, posturas, atitudes, inclusive aquelas que possam parecer excepcionais, perfeitas demais, que elas também podem esconder um desequilíbrio, um transtorno? Afinal, a regra de ouro é nem tanto, nem tão pouco, mas sim o equilíbrio de todas as coisas.
Não se enganem, meus amigos, aqueles aos quais vocês apontam e indicam alguma ajuda psicológica, pode ser um bom espelho para você, também, se enxergar e começar a perceber que, como bem disse Freud, ou você está entre os 99% dos neuróticos ou entre o 1% dos psicóticos. Resumindo, todos nós precisamos de terapia. Porque cada um de nós carrega em si os fragmentos mal digeridos de experiências vividas, não resolvidas, empurradas com a barriga, supostamente superadas, mas que ficam escondidas no recôndito da mente e cedo ou tarde, aparecem mascaradas de muitas faces.
Portanto, que possamos nos olhar mais, nos perceber e, acima de tudo, buscar ajuda. A cura não é imediata. É um trabalho minucioso, delicado e que requer muita coragem. Mas tenha certeza que pior do que se perceber "louco" e procurar ajuda, é viver na ilusão de que é normal e melhor que o outro e, cada vez mais, se afundar em suas tormentas avassaladoras.
Angel Marques