O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Fé na vida, fé no homem e no que virá...




Será o fim dos tempos? É o apocalipse se concretizando? Bem, na verdade, não sei responder absolutamente. Mas o que sei é que estamos passando pelo caos que TODOS, direta ou indiretamente, provocaram. Tudo faz parte de nossas escolhas. E nossas escolhas definem as direções que seguiremos. Mas como não somos seres isolados e, como bem disse o Cacique Seatle, "tudo está interligado": o que acontece com um do outro lado do mundo, de uma forma ou de outra, cedo ou tarde, recairá sobre todos.Tudo que vai, volta. Estamos vivenciando o reflexo de nossos efeitos bumerangue. Daí a importância e responsabilidade sobre nossas ações diante do próximo, diante do mundo. Tudo faz parte de uma grande teia existencial. Todos estamos conectados. Não só pelo virtual. Mas, e principalmente, pela energia que emanamos ao Universo.
A terra está passando por um processo de renovação. Acredite você ou não! É visível e perceptível que vivemos tempos de caos severos, sejam físicos, naturais, emocionais ou psicossociais. E como de todo caos nascem as estrelas, mantendo a lógica, estamos seguindo, também, rumo ao melhor que vai emergir dessa limpeza subterrânea. Dessa desordem mundial e individual que, de certa forma, está sendo necessária para nos alertar sobre o nosso real papel nesse planeta e qual a nossa missão como seres coparticipantes em sua "construção" e harmonia.
Que possamos refletir sobre todo esse incômodo e conturbações que estão aflorando a cada dia e escolhamos não fazer parte deles. Que possamos, ao menos tentar, ser como o bambu que se enverga, mas não parte, mesmo diante da pior adversidade. Que nos conectemos com as energias do bem, do amor, da esperança, da crença em dias melhores. Lembrando sempre da grande e irrefutável verdade: TUDO PASSA!! E vai passar. E a forma que sairemos disso tudo, dependerá, mais uma vez, das nossas escolhas. Pois são elas que sempre definem tudo!
Que tenhamos fé na vida, no homem e no que virá, pois essa é a nossa melhor escolha diante do caos.

Angel Marques

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Um Resgate à nossa Humanidade!





Precisamos resgatar a nossa HUMANIDADE urgente. Estamos seguindo rumo a um caos existencial, a um apocalipse interior, severo e assustador. Sim, infelizmente é uma verdade estampada no dia a dia, nos noticiários, nos jornais, nas redes, nas pessoas. 


Além da parte externa escassa e massacrante: saúde, educação segurança, alimentação, moradia, lazer, etc. Também, vemos e percebemos, pior ainda, a parte interna desequilibrada e vazia: depressão, síndromes de todas as ordens, índices altíssimos de suicídios, autoflagelações, estresses, desesperos, medos, aprisionamentos e atrofias mentais nos sugando direto para um redemoinho de energias ruins e devastadoras.

O alerta é AGORA. As necessidades de mudanças são HOJE. Por que as deficiências são diárias, crescentes e constantes. Muitas vidas estão se perdendo nesse show de horror que nós mesmos estamos promovendo, quando: nos permitimos ser egoístas, orgulhosos, maldosos, arrogantes, mesquinhos, insensíveis a dor do outro, indiferentes e omissos.

Nós temos a estranha mania de engrandecer o MAL e diminuir o BEM, fortalecer as TRISTEZAS, PROBLEMAS e enfraquecer a ALEGRIA, AS SOLUÇÕES, a FÉ e a CRENÇA no MELHOR. Certamente, muitas coisas estão e irão além da nossa vontade, do nosso controle, mas, precisamos buscar conduzir todas as outras que estão ao nosso alcance.

Por isso, é preciso RESGATAR A NOSSA HUMANIDADE. Aquela essência interior que é capaz de sacudir o mundo e torná-lo melhor. Que possamos, mesmo que 1% empreender ações e mudanças no nosso cotidiano, ao redor, de dentro para fora, de fora para dentro, AGIR, MUDAR PARA MELHOR.

A vida clama por NÓS. Somos feitos da mesma matéria e estamos interligados à mesma TEIA, nesse emaranhado existencial. Não se engane, o que acontece com um de nós, de uma forma ou de outra, cedo ou tarde, recairá sobre todos os outros.

SÓS somos UM. JUNTOS, somos MAIS e mais FORTES!!!


VAMOS PENSAR NO BEM. FAZER O BEM. SER DO BEM. LUZ!!


Angel Marques

terça-feira, 2 de agosto de 2016

É preciso alimentar a sua imaginação!




O nosso imaginário é o que temos de mais precioso, mas, nem sempre conseguimos valorizar isso. Quando ainda em fase pueril, na doce e tenra infância, através dela, somos imbatíveis, guerreiros destemidos, príncipes e princesas maravilhosos, fortes, lindos, encantadores. Viajamos nas asas dessa imaginação e voamos como Peter Pan. Inventamos Mundos Surpreendentes como o que Alice encontrou. Sempre atravessamos o Arco-íris e encontramos o pote de ouro no final. Subimos o Pé de Feijão e encontramos a terra do Gigante...ah, como é enriquecedora e motivacional a nossa imaginação.

Se bem soubéssemos, firmaríamos sempre uma parceria com ela. E, todas às vezes que o peso da vida real, os problemas, tristezas, medos, cansaço insistissem em nos rondar e tentar nos derrubar, nós a chamaríamos para nos fazer companhia e nos ajudar a elevar a fé, a alegria, a motivação, a crença em dias melhores, em um mundo melhor.

Dizem que o pensamento positivo é capaz de nos ajudar em muitas coisas, e eu acredito nisso. Como também acredito no poder da mentalização de imagens positivas, que fazem o corpo, a mente e o espírito ficarem mais leves e coloridos.

Por isso, que você possa alimentar a sua imaginação de muitas imagens belas, singelas e cheias de energias positivas. Que elas façam com que você sinta-se mais forte, corajoso, alegre...que possa fazê-lo ouvir sininhos. Que escute canções preciosas cantadas pela sinfonia melódica dos pássaros. Que imagine um céu azul anil, com nuvens branquinhas da cor de algodão. Que você possa voar o mais alto que puder e sentir a sensação de liberdade, felicidade e leveza que as asas da imaginação são capazes de proporcionar.


Muita luz, ânimo e coragem para enfrentar todos os desafios da vida, sem precisar fugir deles, mas, utilizando mecanismos e ferramentas que o auxiliem a superá-los da melhor maneira possível, em especial, fortalecendo o seu íntimo.


Angel Marques 

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Um convite ao fortalecimento do AMOR PRÓPRIO!




Amar-se, às vezes, é um desafio. Afinal, quando decidimos vivenciar esse amor por nós mesmos, precisamos estar aptos a enfrentar alguns desafios. Dentre eles, o mais severo de todos: a aceitação. Sim. A aceitação de quem somos, do que temos, de nossas falhas, defeitos, imperfeições, limitações, enfim, de tudo aquilo que, muitas vezes, nós optamos por fugir e não enfrentar. Fazemos uma viagem ao mais profundo do nosso âmago e lá desvendamos mistérios incríveis e libertadores e, assim, começamos a entender que somos joias preciosas e raras, mesmo que ainda estejamos em processo de lapidação. O diamante não é menos valioso por que está em seu estado bruto. Lapidado ele apenas se aperfeiçoa, mas seu valor é incomensurável. Por isso, faço um convite a você que deseja ousar fazer essa viagem ao seu EU interior e dialogar com o seu grande e mais valioso amor: O PRÓPRIO! Lhe garanto que você voltará dessa viagem, desse diálogo muito mais fortalecido e preparado para enfrentar qualquer desafio externo, pois estará super solidificado internamente.
O amor próprio é o melhor romance que você poderá ter na vida. E com garantias totais de amor eterno! Ame-se! Valorize-se! Tenha um diálogo sincero e profundo com você! Acredite VOCÊ É UMA JOIA RARA E PRECIOSA NESSE PALCO EXISTENCIAL DO VIVER!!

Para quem estiver em SALVADOR/BA, inscreva-se! Será uma tarde de puro amor próprio! 

Luz e amor próprio!

Angel Marques

terça-feira, 12 de abril de 2016

Um amor que nunca pode faltar: O amor próprio.

Foto Angel Marques 


Vivemos a vida em busca de um amor. Muitas vezes, acreditando que nossas alegrias, completudes e certezas serão saciadas quando o encontrarmos. Porém, nem sempre isso acontece. E, seguimos buscando outros complementos, “bengalas”, alguém que nos faça sentir toda inteireza do ser em nós. Mas, quem foi que disse que o que nos falta está no outro? E, de repente se eu disser que o que tanto buscamos fora, pode estar mais próximo de nós, mais perto do que imaginamos? Que pode estar dentro, no íntimo, talvez ainda adormecido, mas, ansiando e expectando que o encontremos e iniciemos uma linda e eterna história de amor com ele? 

Você alguma vez já se perguntou por que é tão fácil amar alguém e, às vezes, tão difícil amar a si mesmo?! 

Passamos a vida amando pessoas: nossos pais, nossos avós, nossos tios, primos, amigos, namorados, noivos, maridos, filhos, netos, mas, em qual momento realmente paramos para amar a nós mesmos?!

Amar a todos é importante e natural, mas, amar a si é necessário e imprescindível para a nossa saúde mental e espiritual, para o nosso equilíbrio emocional. 

O amor próprio é um exercício diário, é buscar e satisfazer em si todas as compensações e preenchimentos que se busca em outro ser, e entender que eles só podem ser "saciados" por você e mais ninguém. 

Tudo que vem de fora é só um complemento de algo que você precisa ter fortalecido e em abundância por dentro.

A partir do momento que compreendermos que muitos vazios, solidão, e caos interiores nada mais são que falta de cuidado e amor consigo mesmo, todos esses "monstros" que consomem e causam carências excessivas, serão extirpados do âmago e o amor próprio reinará confiantemente.

O amor próprio, antes de tudo, é a nossa maior bússola para nos guiar nas grandes “navegações” sentimentais. Em especial, para aqueles momentos em que, as “tempestades”, os “tsunamis” e as “correntezas” insistem em nos arrastar aos desequilíbrios emocionais.

Por isso, siga sempre a rota segura de um coração pleno de amor por si mesmo.
Acredite. É possível. Você é e deve ser sempre o seu maior AMOR na vida.

Angel Marques