O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sábado, 11 de junho de 2011

E o que é na verdade NAMORAR?!



Inspirada pelo dia dos namorados, me peguei perguntando a mim mesma, e o que é na verdade namorar?!
É simplesmente estar com alguém e chamar de namorado (a)?! É exibir, como um troféu, uma pessoa, que muitas vezes, nem tem muito a ver com você, mas precisa estar presente para mostrar a sociedade que você não está “só” não é um solteirão ou uma solteirona, no pedaço?!

Por muito tempo, avaliei e avalio os relacionamentos, não só aqueles ao meu redor, bem como os que tive, também, e a cada dia que passa, mais confirmo a frase que se diz: “Antes só do que mal acompanhado”. Mas e o que é esse “estar mal acompanhado”?! É estar com alguém ruim?! Não, imagina, nem sempre aquele ou aquela que está ao seu lado, é uma pessoa ruim, ao contrário, é ótima, super genial, inteligente, divertida e tal...mas não com você, não para você. Ela ou ele, é assim, quando está com os amigos, familiares e afins, mas quando estão juntos, é muito mais desentendimentos e diferenças, que similaridades.

Tenho uma certa ressalva ao ditado que diz: “ Os opostos se atraem”...isso pode até surtir efeito na química, mas na química emocional humana, acho que os “afins se entendem”, por mais que acreditemos que é só de amor que vive uma relação, acho que não é, existem outros sentimentos e afinidades que fazem com que uma relação seja verdadeira e sólida.

Acredito que a admiração, o respeito, a lealdade, o companheirismo, a amizade, são bases forte para solidificar qualquer relacionamento, e o que falta hoje em dia, é essa consciência, e as pessoas seguem formando pares, mas sem comunhão, sem verdade, alimentando um comodismo, que nem cabe mais ao nosso tempo, vivendo verdadeiras “solidões” acompanhadas. Ou seja, esquecem que nem sempre estar com alguém significa não se sentir só.

Por isso, nessa véspera de DIA DOS NAMORADOS, compartilho meus pensamentos para lembrar a quem tem um (a)namorado (a), que busque alimentar não só o amor, por que ele por si só, não sobrevive, encontre o elo real que os une, ponha na balança os momentos e verifique se a relação está pesando mais para o prazer do “estar” ou o comodismo do “ficar”. E àqueles que não têm um (a) namorado (a), não se desesperem, não sofram, vão alimentando o amor próprio, agigantando o valor que cada um tem, para quando enfim, o grande amor chegar, você possa compartilhar com ele o que possui de melhor e se permitir receber o que ele tem de melhor, e assim, juntos, partilharem algo especial, mesmo que não seja infinito, ou melhor, que seja infinito enquanto durar.

E para findar, deixo um poema singelo, mas que representa um pouco do que acredito ser o NAMORAR.

Gosto de estar ao seu lado, não pelo que você é, por que desse jeito, correria riscos de focar demais em seus defeitos e erros, e não enxergar os seus valores reais.
Gosto de você, pelo que você me faz sentir quando estou ao seu lado, pelo encontro que você me proporciona comigo mesmo, descobrindo a cada dia o que há de melhor em mim.

Gosto de você, pela suavidade com que me olha, pelo brilho desse olhar quando me admira, pela energia que me emana, mesmo quando está longe, apenas pelo simples fato de saber que posso contar contigo.

Gosto da doçura dos teus beijos, do teu abraço aconchegante, da franqueza de tuas palavras que nem sempre proferem elogios, mas que ao me falarem das “críticas” me crescem e mostram que tenho um parceiro e não apenas um par.

Gosto de tua lealdade, tua sinceridade, de toda a sua liberdade, que me deixa ir e vir, por simples querer e não por obrigações e disfarces.

Gosto do seu jeito de gostar, por que não é nem igual ao meu, e nem tão pouco diferente, mas é um gostar efervescente que me ascende de emoção e me inebria de sensatez.

Gosto de você com toda a certeza do finito, mas vivendo cada momento, cada sentimento, cada suspiro com sensação de ser “infinito enquanto dure” e, que dure o hoje, quiçá o amanhã, e se vier mais um futuro, a única certeza que sempre terei é que, gostar de você foi e será um eterno NAMORAR!


FELIZ DIA DOS NAMORADOS A TODOS!!


Angel Marques