O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sábado, 11 de setembro de 2010

My sunshine (Minha luz do sol)



Existem pessoas que passam por nossa vida e de alguma maneira, no primeiro contato, já sentimos que serão eternas em nossas lembranças.

Não pelas belas palavras que proferem, não pelos belos elogios que nos dizem, nem mesmo pela vasta lista de qualidades que percebemos que possuem, mas sim, pela energia salutar que emanam e irradiam com tanta intensidade, que são capazes de nos envolver e contagiar com sua luz.

Pessoas que são capazes de modificar sensações com uma simples ação, um amor incondicional, puro, tranqüilo, que alegra o coração pelo simples fato de sabermos que existem no planeta. Uma espécie de luz do sol com função única de aquecer a alma dos privilegiados em conhecê-la.

Assim nos sentimos quando encontramos um anjo chamado amigo, aquele que sob qualquer circunstância poderemos confiar e sabermos que estará sempre disposto a nos ajudar.

Alguém que mesmo distante exerce um poder de iluminar o coração e preenchê-lo de ternura e alegria.

Um ser especial que não precisamos conhecer há muitos anos, mas que temos a certeza que é uma amizade que transcende o espaço-tempo que vivemos.

Uma amizade salutar que faz com que nossos dias se tornem mais alegres e iluminados, apenas pelo simples fato de sabermos da existência do outro.

Às vezes procuramos um grande amor, aquele que seria capaz de nos fazer ter emoções maravilhosas, aquele (a) parceiro (a), o confidente, enfim, a nossa cara metade, e nessa busca nos deparamos em muitos momentos com outros sentimentos bem similares, que nos enchem de entusiasmo, nos fortalecem em nossos desejos, ajudam em nossas realizações, se tornam também parceiros, confidentes, mas não são namorados (as), mas são em alguns momentos, muito mais especiais e importantes em nossas vidas, e nós nem percebemos isso, ou deixamos passar despercebidos.

Ah! Esse amigo, é realmente alguém que representa a junção de todos os sentimentos mais puros que existem, e felizes são aqueles que podem ter e ser amigo e tem o privilégio de vivenciar as mais doces e encantadoras emoções dessa vida!

Angel Marques

Lírios nos campos




Basta olhar os lírios nos campos e ver que o mundo não se resume apenas em uma bola. Somos filhos do sol, somos filhos da lua, somos donos do sim e do não, somos donos da nossa própria razão, sabemos o certo e o errado, enfim, sabemos de tudo.

Somos mutantes da natureza, nos comparamos com o camaleão, somos pássaros sem donos, somos uma gota do oceano, somos um pedaço do céu, representamos cada cor do arco-íris, somos cada feixe de luz que o sol libera, somos cada pingo de chuva do inverno, somos cada flor que representa a primavera, somos cada fruto do outono, somos enfim o mundo.

Fomos o ontem, somos o hoje, seremos o amanhã, somos , cada um de nós uma peça de uma grande máquina, na qual cada instrumento por mais simples que seja, tem um grande valor e na sua ausência é impossível faze-la funcionar.

Pois, saiba amigo que eu, você e nós, somos e formamos a força energética que move o universo e transforma o ser.

Angel Marques

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

É preciso estar atento sempre!



Por que precisamos passar por adversidades para aprendermos que somos vulneráveis, limitados e completamente humanos? Que somos iguais a todos, nem com mais e nem com menos, apenas, com a singularidade que cada ser possui por essência. Quando vamos entender que independente da cor, raça, condição financeira, social, status, educação, todos fazemos parte da mesma teia existencial e que estamos aqui de passagem, e dessa viagem, a única coisa que poderemos levar será tudo aquilo que conseguirmos conquistar e "pintar" na parede da alma e da mente, nem jóias, nem títulos, nem beleza, nem mesmo o corpo escultural segue conosco, e mesmo assim, seguimos prepotentes e fazendo questão de nos esquecermos dessa única verdade absoluta que conhecemos.

Precisamos compreender que cada um de nós tem o seu lugar ao sol, que cada um tem a sua missão, mesmo que muitas vezes, não saibamos reconhecer qual é. Não é preciso tanta guerra por espaço, tanto egoísmo, egocentrismo, diferenças, ofensas, quando seria tão mais simples se nos aceitássemos como somos e tivéssemos a consciência de tudo o que podemos ser ou fazer ainda mais, sem ter a necessidade de passarmos por cima de ninguém por causa de nossas convicções.

Por isso, eu rezo pela união verdadeira das pessoas, que elas um dia percebam que todos têm o seu espaço no planeta e que cada uma busque crescer e evoluir sem precisar maltratar, machucar, melindrar, ofender, mentir, enganar as outras...
Que cada um descubra em si, a bomba atômica de potencial que habita o seu âmago e que não precise se sentir menor ou menos especial diante dos outros, e que acima de tudo, assumam suas deficiências, limitações, erros, defeitos, sem precisar usar armaduras contra aqueles que elas supõem serem melhores do que elas.

Que não esperem por adversidades para aprender a lição mais simples e mais verdadeira que nos é dada todos os dias, mas infelizmente, nós nem sempre temos “tempo” para aprender, que é a de que, estamos aqui de passagem e que somos os únicos responsáveis pela direção da nossa existência e pela nossa felicidade, somos sós e as pessoas, são meras companheiras na jornada, portanto, não cabe a elas e nem é por causa delas, que ganhamos ou perdemos nada, mas sim, por causa de nós mesmo!


É preciso estar atento sempre, afinal, assumir as nossas responsabilidades em nossas escolhas, nos tira do papel de vítima ou de algoz, e nos faz seguir com muito mais tranqüilidade, cientes de que estamos fazendo a nossa parte e que apenas, estamos exercendo a lei da ação e reação, da causa e efeito, portanto, seguindo o curso natural da vida!


Angel Marques

domingo, 5 de setembro de 2010

É fácil superar limites?




Às vezes, nos indagamos sobre as grandes adversidades da vida, e muitas vezes, pensamos que não somos capazes de suportá-las. Ai,vem de lá a vida com toda sua sapiência, lhe dá uma rasteira, te coloca no chão e pergunta: “ E ai, vai permanecer no chão ou vai se levantar?” Leve, serelepe e faceira como sempre, sem pretensões de lhe colocar no rol nem dos que tem azar nem sorte, apenas lembrá-lo que você faz parte daqueles que são humanos, falhos, suscetíveis e vulneráveis a qualquer acontecimento.

É engraçado, como literalmente, nos sentimos superiores, por que quando algo nos acontece, perguntamos: Por que comigo? E eu agora pergunto, por que não com você, já que isso pode acontecer com qualquer outro? Que privilégio existencial, além das outras pessoas, poderiam lhe prevenir ou eximir de tais acontecimentos fatídicos? Quem nós pensamos que somos, para quando algo de ruim nos acontece, acreditarmos que não somos merecedores e que estamos sendo amaldiçoados por alguma praga, mal olhado, inveja, e outros mais? Claro, que sabemos que energias ruins contribuem para muitas tragédias, mas com certeza, nenhuma delas acontece sem a permissão do alto.

Hoje, mais do que antes, aprendi que para os problemas e “tragédias” que nos acontecem, a melhor receita é a paciência, a fé em você, em Deus e em dias melhores. Que não é simples e nem fácil superá-los, que há muita dor física (quando é uma adversidade física), e junto a ela, vem a dor emocional, psicológica, limitadora, mas que é preciso fazer a escolha certa, e escolher por não permanecer no chão, tentar sair do papel de vítima, acreditando que o nosso problema é o maior do mundo ou é pior do que os dos outros, por que com certeza sempre existirá um maior e pior, ou mesmo, o nosso poderia ter sido maior e pior, por isso, apesar de todos os pesares, precisamos ter discernimento para entendermos isso, e firmarmos uma parceria com a vida, tentando passar pela fase ruim com humor, mesmo quando tudo diz que não, que você tem que se entregar e sofrer, lamentar, e se deprimir, você tem que ser forte, decidido, determinado, afinal, haverão muitos momentos de fraqueza, de desânimo, mas você tem que está preparado para eles, e ter sempre em mente, uma das maiores e melhores certezas absolutas que eu conheço, que tudo passa, nada é eterno, pode durar o tempo que for, mas aquele momento vai passar e isso também conforta, alivia e ajuda a termos fé em dias melhores.

A maior dádiva que a dor pode nos trazer é a de nos fazer superar nossos próprios limites, mesmo que isso não seja nada fácil, mas quando passamos por ela e percebemos que não nos entregamos, nos sentimos mais fortes, firmes, equilibrados emocionalmente, por que em uma fase dessa, precisamos deixar um pouco de lado a emoção e agirmos com a razão, senão, não suportamos mesmo. E no final, quando você se olha no espelho você ainda continuará vendo um ser humano, falho, suscetível e vulnerável a qualquer acontecimento na vida, contudo, com muito mais fortaleza para suportá-los, não com a pretensão de ser um super herói imbatível, mas de ser alguém que simplesmente soube dar a resposta certa a sua pergunta: “ E ai, vai permanecer no chão ou vai se levantar?” E eu, graças a Deus, escolhi levantar, e você o que tem escolhido?

Angel Marques