O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Não somos máquinas!



Estamos nos perdendo de nós. A cada dia mais e mais. Mesmo com tantos mecanismos para nos aproximar, mas o que estamos fazendo, realmente, é nos distanciar. Nos distanciamos do contato físico, do olho no olho, de falar e de ouvir, do abraço, dos beijos, dos encontros em grupo - que não sejam grupos feitos em face, whats. Estamos nos reduzindo a curtidas, a emoticons, a meias palavras e siglas, supostamente, a um universo tão vasto e rico - o virtual - mas que na verdade, nos transforma em minúsculas partículas de "bit".

O que estamos fazendo com nosso tempo, nossas horas e nossos momentos?! Em que estamos transformando as nossas emoções, nossos desejos e sentimentos?! O que realmente estamos vivendo: a vida com tecnologia ou a tecnologia sem vida?! Somos as "máquinas" que comandam a alma?! Ou a alma que pensa não poder comandar as "máquinas"?!

É preciso refletir!!

Angel Marques

Você escolhe: Ser feliz ou Triste?






É, eu sei, nem sempre é fácil, né?! Nossa, escolher ser feliz com tantos pesares na vida?! Com tantas decepções?! Com tantas tristezas de todas as ordens?! Imagina, você não consegue, né?! Claro que sim, você pode escolher ser feliz mesmo que a vida não esteja tão boa assim. Você consegue, acredite! Afinal de contas, avalie comigo, por mais difícil que possa parecer, mas ficar triste, se entregar ao desânimo, ao mau humor, a descrença e a qualquer sentimento que não traga paz, fé e crença em dias melhores, vai adiantar alguma coisa?! Vai resolver o problema?! Vai ajudar você a encontrar as soluções?!! Com certeza, não. Então, meu amigo, lute, persevere, acredite, tenha fé e, acima de tudo, escolha, sim, ser FELIZ todas as manhãs. 



Vista a sua melhor roupa de batalha e prepare-se guerreiro. Nada, nenhum sofrimento, nem ninguém no mundo pode ser mais forte que um coração cheio de fé e vontade de vencer. Você é capaz, acredite! Tudo passa. Tudo se renova nessa vida. Escolha ser feliz, mesmo quando tudo envolta quer que você seja triste. Não dê Ibope a tristeza, ela não te merece!



Angel Marques 

A efemeridade das relações!





Avaliando as relações modernas, e isso dando referência à atitude de homens e mulheres, é perceptível que a grande maioria hoje em dia está mais em busca de ter que ser. Valorizando mais a quantidade a qualidade. Vivendo um processo rotativo tão intenso e, sinceramente, enganando-se que está em busca do grande amor de sua vida agindo assim: só experimentando, sem mais. 

As relações são efêmeras, enfraquecidas e "descartáveis". É simples começar e terminar qualquer coisa. Sente-se atração, tesão, desejo e tudo se resume e acaba nisso. Poucos são aqueles que realmente investem em algo mais sólido. E digo mais, quando me refiro a solidez nada tem a ver com namoro sério, noivado, casamento ou qualquer relação tradicional, não, refiro-me simplesmente ao mínimo de respeito que se precisa ter em uma relação e que a faz, mesmo que não seja eterna, ser digna e respeitosa o tempo que ela durar. Afinal de contas, é preciso lembrar que o outro é um ser que sente e não é apenas puro instinto a ser saciado e pronto.

Mas, infelizmente o que mais notamos são as relações por conveniência e oportunismo, pois essas facilmente são trocadas quando não satisfazem mais. Não há danos, nem perdas. Apenas passa-se adiante em busca da próxima ou do próximo. E o mais interessante é que essas pessoas vivem assim e acreditam que estão felizes, mas o que você vê mesmo são seres humanos vazios, incompletos, em busca de uma perfeição que não existe para completar aquilo que jamais será complementado por outro, porque a falta é e esta em cada um.

Acredito que os supostos "contratos" relacionais da atualidade, apesar de parecerem tão liberais e modernos, livres e "super bacanas", mostram mais o reflexo de muitos seres que estão perdidos, com medo de amar, com feridas que ainda não cicatrizaram e, por isso, precisam viver nessa inconstância para não correr o risco de "sofrer" de novo ou se apegar a alguém e não ter o controle emocional para lidar com a relação e com seus próprios "dragões" interiores.

Não se enganem, por mais que tenhamos desejos intensos e sexuais, somos mais que corpos vazios que seguem em busca, apenas, de saciá-los. Possuímos alma, espírito e sentimento e são eles que nos diferenciam dos animais que podem, sim, viver só para copular, sem mais.

É preciso refletir! E, mais que tudo, recordar sempre da nossa humanidade.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Confiar é preciso. Se fazer confiável é necessário!





Confiar...eis o grande desafio da atualidade. Sem confiança não existe nenhum tipo de relação saudável. Sem confiança não há segurança, não há entrega, não há troca benéfica de sentimentos e ações. 

Se fazer confiar requer mais que dizer que é confiável, é preciso mostrar em pequenos gestos diários, sem holofotes, sem floreamento, mas sim verdades nos comportamentos, nas atitudes e, mais que tudo, no cumprimento de tudo aquilo que se profere em palavras, transformando em ações reais.

Às vezes é preciso confiar no que não se vê, mas para isso, é preciso, pelo menos, sentir a energia favorável para a confiança. Ela sempre se faz presente em cada um de nós e, de certa forma, para quem tem sensibilidade, ela nos dá sinais e direciona.

Confiar é preciso. Ser confiável é uma regra básica de convivência humana.

Angel Marques

O simples que se torna grandioso!



O que geralmente acontece é que passamos a vida em busca e só expectando os grandes acontecimentos, os grandiosos. Mas mesmo assim, em muitos momentos quando eles acontecem, ainda assim, a alma anseia mais, sente-se vazia, não se completa.

Na verdade, é por que somos essência pura e simples do criador e, no fundo, no fundo ele deseja que saibamos apreciar e valorizar a simplicidade dos pequenos acontecimentos e momentos em nossas vidas. Pois é da junção de cada um deles que construiremos a base forte e sólida, necessária ao nosso preenchimento interior.

Há quem pense que os detalhes não façam diferença, mas fazem e muito! O todo pode ser importante, mas a construção dele é basicamente o que traz a completude e grandiosidade de tudo. Ou seja, são os pequenos detalhes que, realmente, tornam a vida tão espetacular.

E para saber apreciá-los ou mesmo identificá-los, é preciso ver além, muito além que os olhos podem mostrar. É preciso enxergar com o "olhar da alma", do coração. Transcender o óbvio, o comum, o mais cômodo e fácil, e se aprofundar na perfeição que há na simplicidade da existência humana.

Enquanto insistirmos em seguir cegos e obcecados pelo excepcional externo, viveremos as angústias do íntimo sempre enfraquecido e, mais que tudo, sempre carente do que realmente vale a pena e pode suprir plenamente.

Que possamos observar além do que vemos diariamente. Que essa visão nos auxilie a ser mais feliz e a ter felicidade real sem tantos enganos.


Angel Marques 

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.


O ciúme e a possessividade realmente são armas letais. Eles fazem mal não só para quem os recebe, mas e bem mais para quem os possui. Porém, é preciso saber avaliar se realmente as atitudes empreendidas em uma situação foram ocasionadas por eles ou por reações a ações desrespeitosas que qualquer ser humano que as vivenciasse na pele, também, as cometeria. Afinal de contas, todo ser humano quer e precisa de respeito. Ninguém precisa ser exposto a situações ridículas e que agridam a sua moral. Por mais tolas que elas pareçam ser.

É preciso refletir para não confundir ciúme, possessividade com respeito por si e pelos princípios que se acredita que foram feridos pela ação do outro.

A dor do outro só poderá ser sentida quando você a vivencia. Por isso, não julgue jamais aquilo que você não sabe se fosse em seu lugar se você não agiria igual ou até pior. Como diz Caetano: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"... e eu completo: e viver o que vive.

Angel Marques