O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ser grato pelo que se tem!


É inevitável não pensar que, enquanto brigamos por coisas banais, reclamamos por faltas simplórias, desgastamos energias com pessoas que não valem o nosso desgaste, nos entristecemos por acontecimentos bobos, nos permitimos sofrer por questões que podem ser simplesmente resolvidas e estão ao nosso alcance resolvê-las, muitas, mas muitas pessoas no mundo estão realmente NECESSITADAS de quase TUDO: moradia, saúde, paz, liberdade, alimentação, tranquilidade interior, ou simplesmente viver, pois até então, só lutam para sobreviver - manter-se viva.

Certamente, sabemos que cada ser humano sabe a dor e a delícia de ser o que é, viver o que vive, passar pelo que passa, mas é preciso que tenhamos mais discernimento, mais gratidão, mais comportamentos menos dramáticos e de crises existencialistas, quando em nossas vidas, comparando com a grande maioria, não falta tanto.

É triste olhar os noticiários e ver famílias desabrigadas, sem rumo, com todo seu patrimônio de uma vida, submerso e perdido. Crianças sem perspectivas de futuro. Velhos sem mais perspectivas de presente; sem carinho, sem amor, sem cuidado, abandonados, carentes de um diálogo (como presenciei hoje em uma reportagem, na fala de um idoso do Abrigo São Pedro): " Eu sinto falta de conversar com alguém".

É muito fácil, claro, nos acharmos os piores e mais "coitadinhos" quando estamos passando por algum problema, alguma dor, algum sofrimento. Mas, é preciso saber reconhecer quando estamos exagerando na dose. Pois acredite: Existe alguém agora, nesse momento, sofrendo e passando por situações anos luzes pior que a sua. E, muitas vezes, sem nenhuma opção ou escolha para facilitar o seu percalço.

Por isso, que possamos refletir sobre nossas posturas diante do sofrimento, dos problemas que nos acometem. Que saibamos olhar mais para baixo e ver que existem problemas piores que os nossos. Deixar de medir nossa vida, apenas olhando para cima, para aqueles que estão em melhores situações; esses devemos olhar para nos inspirar, melhorar, seguir o exemplo. Avançar. Nada mais.

Inspirados pelo espírito Natalino, que possamos transformar todos os dias de nossas vidas, em sensações e fortalecimentos similares a uma noite de Natal. Que tenhamos mais fé, ânimo, gratidão, perseverança e coragem para compreender o que pode ser compreendido, e melhorar. E paciência e determinação para aceitar o que não pode ser mudado, mas pode ser ajustado e, pelo menos, tentar.

Muita luz e ânimo!

Angel Marques