O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

domingo, 27 de maio de 2012

Amizade posta a provas??



Sobre amizade...Desde quando para ser amigo precisa-se dar provas disso?!

A partir do momento que meço as minhas amizade apenas por aquilo que me convém, satisfaz ou creio ser o melhor (para mim), demonstro que não sei ser amigo e mais ainda não sei ter amigos.

A amizade é mais que dizer sim a tudo, é muito mais que agradar ao outro, passando por cima de seus princípios, é muito mais que dizer tudo que o outro quer saber ou ouvir. Amizade é tb aceitação do outro e do seu jeito de ser.

Ser amigo é ser leal, sim, mas lealdade vai além de puxas-saquismo, de sorrisos largos e parcerias em baladas, de belas palavras ditas, e declarações eternas de amor...lealdade é você ter a certeza que pode contar com o outro incondicionalmente, sem melindres, sem receios, sem neuras, sem imediatismos e mais ainda, sem cobranças de perfeição, trocas ou máscaras.

Por que amigo é ser humano, falho, imperfeito e errante como você tb é. Portanto, o que mede uma amizade não é o tempo, não são as trocas de favores, mas com certeza como você se sente ao lado ou na ausência desse amigo, de que forma ele te preenche e ilumina de verdade, independente das suas expectativas.


Angel Marques

sábado, 19 de maio de 2012

Antes de amar o outro, AME - SE!!



Enquanto não entendermos que para AMAR alguém precisaremos antes nos AMAR, seguiremos vivendo relações pela metade, incompletas e sem brilho. Buscando no outro o complemento que não lhe cabe ser.
Quando nos amamos, solidificamos relacionamentos mais verdadeiros, leais e saudáveis, por que não exigimos tanto, não sofremos por tolices e não precisamos do outro para sermos felizes, apenas para ser parceiro e compartilhar conosco a felicidade que já existe em nós. E se esse outro não estiver disposto a isso, sabemos a hora certa de sair da relação, sem grandes frustrações, perdas ou sofrimentos.
Exigir que o outro nos alimente a alma é a mesma coisa que aprisionar borboletas em um saco plástico e querer q elas voem e embelezem a vida.

Angel Marques

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sabe o que a gente leva realmente da vida?!!


Sabe o que a gente leva realmente da vida?!!

Só os bons momentos vividos e compartilhados. As lindas canções q ouvimos e nos emocionam e eternizam esses instantes, os sentimentos q recebemos e tb doamos, as divertidas histórias que vamos construindo com cada pessoa q cruza nossa caminhada na terra. Por isso, a cada dia mais, me convenço que o orgulho, egoísmo, soberba, superioridade, preconceitos, poder, status, títulos e qualquer coisa q n toque o outro de forma positiva ou me modifique p melhor emocionalmente e espiritualmente são tão efêmeros quanto a própria vida, porém não tão preciosos quanto ela.

Viver é muito mais q agregar bens e funções materiais. Viver é você poder ter histórias para contar e lembranças de momentos e pessoas especiais, daqueles q sabemos q com certeza ultrapassarão a eternidade.

Angel Marques

terça-feira, 15 de maio de 2012

Quantas indecisões....



As pessoas vivem na corda bamba, em cima do muro, na indecisão. Dizem que amam, mas não conseguem ficar juntas. Ficam juntas, mas não conseguem amar de verdade. Querem emagrecer, mas não param de comer exageradamente. Querem engordar, mas não se alimentam bem. Querem um amor, mas pouco estão dispostas a amar, se doar. Amam, mas não conseguem encontrar o tal amor. E assim, seguem a vida nesse dilema eterno, nessa dualidade sem fim. Ninguém sabe se é ou não é, se quer ou n quer. Vive-se apenas a inconstância do talvez, do quem sabe ou do famoso "se".

Por que é tão difícil decidir por algo e VIVER de forma plena essa decisão?! Por que é necessário tanta enrolação, tantos sofrimentos, tantas incertezas até se chegar ao que realmente se quer?!!

O que é que realmente está faltando para que as pessoas consigam decidir e seguir suas decisões firmemente?!!!

Angel Marques

segunda-feira, 7 de maio de 2012

As redes sociais (internet) aproximam os distantes e afastam os próximos.



As redes sociais (internet) aproximam os distantes e afastam os próximos.

Às vezes estamos tão perto, mas preferimos o contato pela net, esquecemos de ligar no aniversário, ir na casa dar um abraço, por que já deixamos os parabéns pelas redes sociais...isso a distância, é ÓTIMO, mas isso na proximidade, meu Deus, é frustrante.
Tenho avaliado muito isso ultimamente. E pior é qeu vamos nos envolvendo nessa rotina e quando menos damos conta, olha lá, a gente vivendo a proximidade distante do mundo virtual.

Precisamos ficar alertas!! Os avanços tecnológicos são maravilhosos, mas se não tomarmos cuidado, daqui a pouco estaremos esquecendo da nossa condição humana de ser, q precisamos das trocas físicas, do contato, do abraço, do diálogo olho no olho, da diversão e vivência, além máquina.

Angel Marques

Vivemos o tempo da "falta de tempo".



Vivemos o tempo da "falta de tempo", da correria desenfreada, dos milhares de compromissos, estudos, trabalhos e busca sempre por mais e mais e mais....uffffaaa....

Sim, maravilha, tudo isso é ótimo: agregar valores a vida, conhecimentos, títulos, status, posições, dinheiro, mas, mesmo diante disso tudo me indago sobre um pequeno detalhe:

Será que estamos mesmo sem tempo ou n conseguimos administrá-lo como deveríamos?! E até que ponto todo esse "excesso" é realmente benéfico e salutar?!

Até que ponto precisamos de tanta coisa para preencher a nossa vida?! De tal modo que vamos deixando de fazer aquelas coisas leves, tranquilas, como os simples passeios (parque, cinema, praia, clube, caminhada sem preocupações de horas e afins), encontros com amigos, reuniões, festinhas, visitas a família, aos pais, avós, leituras ( mas q n sejam aquelas direcionadas aos milhares de cursos q fazemos), viagens de férias, férias mesmo...e n a trabalho...enfim, percebo que nessa ânsia pelo aprender, pelo ter estabilidade, mais conhecimento, mais segurança, mais dinheiro, seja lá o que for, realmente estamos deixando de SER e alimentar um pouco mais a alma, o espírito, o íntimo, e assim, tb deixando de fortalece-los.

E o reflexo disso tudo?!! É muito fácil de vermos e sentirmos ao nosso redor e até em nós mesmos: é o estresse, ansiedade, falta de paciência, insônia, cansaço mental e muitas outras doenças psíquicas que a cada dia vão surgindo ou se fortalecendo no mundo.

Obviamente tudo que fazemos é necessário, mas o que não podemos deixar acontecer é nos esquecer de que somos mais que matérias, não tem como fugir dessa verdade absoluta: A vida é o equilíbrio das coisas. Não dá para viver achando que se não equilibrarmos: Corpo, mente e espírito, conseguiremos estar saudáveis completamente, é realmente quase impossível manter a balança da vida funcionando bem, quando não sabemos ajustar tudo isso em nós.

A sinergia também precisa ser utilizada em nossa "empresa" interior, para que haja essa união perfeita e harmônica entre os elementos existenciais.

Angel Marques

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O espelho nunca se engana


Você realmente se conhece?! Ou apenas, pensa que sim?! Será que você tem consciência real das suas ações e de suas posturas diante de você e do outro?! E você, quando fala em verdades e sinceridades, será que também está preparado para ouvi-las?!

Se há um exercício fundamental para todos nós nessa vida, é o do autoconhecimento diário, através dele com certeza poderemos nos conhecer melhor, nossos sentimentos, emoções, atitudes, medos, receios, e assim sendo, aprendermos a lidar de forma verdadeira e mais leal, n só com nós mesmos, bem como com o próximo.

Verdades e sinceridades nem sempre são bem recebidas, mas com certeza, elas devem ser sempre praticadas, em especial com NÓS MESMOS!! =)

O espelho nunca se engana!!

Angel Marques

Nossas escolhas nos definem.



O que te faz feliz ou triste?! O que te faz avançar ou estagnar?! O que te faz ter bom ou mau humor?! O que te faz acreditar que tudo acontece por uma razão de ser ou não?!! O que te faz ter fé e coragem p continuar a caminhada todos os dias, mesmo com todas as adversidades da vida ou não?!! O que te faz ser vítima ou condutor de sua história?!

Resposta: Suas Escolhas!!!

Portanto, nós somos os responsáveis pela direção e condução de nossas vidas. São e sempre serão as nossas escolhas q definirão nosso trajeto e emoções, por isso, a importância de estarmos sempre cientes, q cada escolha tem uma consequência e nós precisamos estar aptos e preparados para arcar com elas, sejam boas ou ruins.

Angel Marques

Só por Hoje





Só por HOJE, censure menos, critique menos, magoe e se magoe menos, dê menos importância a tolices, bobagens e a qualquer coisa ou pessoa que não tenha como objetivo o seu bem.

Só por HOJE, se doe mais, se ame mais, se valorize mais, SORRIA mais, faça mais caridade, seja mais solidário e acima de tudo, acredite mais na força do BEM.

Só por hoje, seja MAIS você e seja MENOS superficial. Defenda sua personalidade, seus valores, seus desejos, seus sonhos...

Só por HOJE, faça um pacto de lealdade consigo mesmo, se olhe no espelho e veja o ser especial, vitorioso, batalhador e acima de tudo, sortudo que está refletido lá, por que mesmo com todos os problemas, defeitos, erros e imperfeições, esse ser todos os dias se SUPERA, SEGUE e LUTA bravamente por DIAS, por uma VIDA e por se TORNAR melhor!!!


Angel Marques

terça-feira, 1 de maio de 2012

O Trabalho dignifica o homem


Que cada profissão seja honrada, respeitada, dignificada e acima de tudo, tenha seus direitos reconhecidos.

Que os trabalhos escravos sejam banidos. Que os trabalhos infantis, também.

Que cada trabalhador possa ter o mínimo de retorno financeiro para ter mais dignidade e tranquilidade em sua vida.

Que não hajam tantos melindres, preconceitos ou diferenças entre TRABALHADORES, pq cada um tem seu VALOR...o que seria de nós, se n fossem os garis para deixar as ruas limpas?! O que seria de nós se não fossem as empregadas domésticas p nos auxiliar?! O padeiro? O sorveteiro?! O pedreiro?!

Enfim...não são os títulos que importam, mas com certeza o AMOR q se dedica a cada trabalho feito. Não é à toa q somos capazes de ver alguns médicos tão mal humorados ou grosseiros, em uma profissão onde mais se deveria ter humildade, solidariedade e amor ao próximo que está em seu momento mais vulnerável - a doença -, portanto, ao invés de acumularmos tantos títulos e status (o que tb é ótimo, claro) possamos também, acumular mais AMOR pelo que fazemos, mais SOLIDARIEDADE, mais BOM HUMOR, mais EMPATIA e tudo que nos torne um profissional mais competente materialmente, emocionalmente e espiritualmente!

O trabalho sempre dignificará o homem, seja ele qual for, sendo honesto, é o que importa. E parafraseando Sêneca: " O trabalho é o alimento das almas nobres".

Então, que nos tornemos mais NOBRES pelo suor do nosso trabalho!!!


Angel Marques