O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Antes só que mal acompanhado....pode crer!!



Existem tantos desenganos entre os casais, que o mais difícil hoje em dia é saber quem realmente se ama ou quem apenas suporta um ao outro por medo de ficar só.

Mas quem disse que viver uma relação de fachada, onde existem mais sofrimentos e decepções, do que alegrias e verdades, n torna a pessoa só, mesmo estando acompanhada?! E de certa forma, essa é a pior solidão.

É preciso entender que a felicidade é uma questão individual, toda e qualquer relação é apenas complementar, é preciso aprender a viver COM alguém e não PARA alguém.

No dia em que o ser humano aprender a se conhecer e entender suas reais necessidades, vai identificar q o q mais lhe atormenta na vida, não é ficar sem o outro, mas sim, não conseguir ficar consigo mesmo e para isso, muitas vezes se sujeitar a convivências conturbadas e destrutivas, acreditando ser feliz, mesmo quando o que lhes restam são migalhas de atenção e "caridade" de amor, por pena e/ou acomodação, que sinceramente, é bem pior do que não estar acompanhado.

Amor próprio, autoconhecimento e autovalorização são armas eficientes contra os "amores" fakes e os desenganos.

Angel Marques

terça-feira, 24 de abril de 2012

Eu ou o outro?!! Hum....



Quando vamos vivendo relacionamentos, que ao final sempre terminam pelos mesmos motivos, e neles sempre há estresses ou desentendimentos pelas mesmas questões, precisamos avaliar se o erro realmente está nos outros que chegam e se vão, ou em nós, q ficamos e vamos mudando de parceiros, mas não mudamos nada em nós. Afinal, precisamos sempre avaliar as nossas atitudes, posturas e em especial, o que realmente queremos com um relacionamento, por que às vezes, o que desejamos não condiz com o que fazemos nele, e muitas vezes só vemos os erros do outro.


É preciso estar sempre atento a tudo que desejamos, falamos, vivenciamos com os outros, até por que, realmente nunca iremos encontrar a perfeição nele, por que nós, não poderemos oferecer essa perfeição também, mas em muitos casos, o que acontece é que em si não há uma real certeza do que se quer, e é por isso que vemos, homens e mulheres seguindo em relacionamentos sérios, mas agindo neles como se fossem solteiros, como se n tivessem um compromisso com o outro, ai com certeza haverá sempre um choque de convivência, a não ser que ambos queiram a mesma coisa.


É como sempre cito, vivemos em um século em que a liberdade de ser e estar nunca foi tão intensa, e por ser assim, não há necessidade de mentiras, deslealdade, farsas, por que ninguém é obrigado a estar com ninguém, a fazer e ser nada que não sinta vontade, opta-se em ficar, em ter relacionamentos "sérios", compromissos, sem obrigatoriedades...portanto, não existe por que ainda continuar passando pela vida dos outros com tanta irresponsabilidade, egocentrismo e falta de comprometimento.


Acredito que esclarecer as relações e deixar claro o que cada um quer, pode evitar muitas mágoas, remorsos, sofrimentos e acúmulos de pessoas carentes, frustradas e descrente no AMOR e na relação a dois.


Angel Marques

terça-feira, 10 de abril de 2012

Perfeição?!! E quem a possui...??!



Perfeição?!! Quem a possui nesse planeta?! Com certeza ninguém! Mas existem aqueles q conseguem ser melhores, ser piores, ser medianos....enfim, mas o que importa realmente é o q cada um tem sido. E vc o que tem sido?!!

A busca pelo aprimoramento interior É DIFICÍLIMA, e como, mas quando nos propomos a ela, já devemos estar cientes que MUITAS TEMPESTADES chegarão p nos testar a paciência, a serenidade, o equilíbrio e mais ainda, a persistência.
Nem sempre conseguiremos passar com êxito pelas provas, às vezes, nos desequilibramos, caímos, somos pegos pelas teias das nossas próprias fraquezas, mas o que é mais IMPORTANTE nisso tudo, é vc ter consciência de QUEM vc é, do que VC É, dos seus valores morais, pessoais, espirituais, dos pontos em VOCÊ q precisam ser mais fortalecidos para q NADA e nem NINGUÉM tenham a capacidade de lhe atingir utilizando as suas próprias deficiências.

É preciso avaliar sempre as suas ações diante do mundo, das pessoas e de tudo q lhe rodeia, de inanimado ou não, pois somos seres imperfeitos, em processo de aprimoramento e rumo a evolução....

Nunca iremos agradar a todos, NEM CRISTO agradou, mas, mais importante do q agradar é vc ter a sua mente em paz, ter a consciência que vc pode até não ser o ser humano mais PERFEITO, mas q com certeza, tb não é o PIOR....e luta, batalha TODOS OS DIAS p continuar melhorando.....mesmo quando em algum momento falha com vc mesmo!!!


A vida é isso...SEQUÊNCIA...e TUDO, absolutamente TUDO passa...e nós precisamos aprender a passar tb, e a fazer as energias ruins da raiva, do rancor, da decepção passarem tb, pelo nosso próprio bem estar!!!

Angel Marques

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ter e ser amigo...



Ter e ser amigo nem sempre é tarefa simples, pois requer um entendimento de que SOMOS humanos, errantes, falhos e n podemos exigir do outro aquilo q jamais poderemos lhe dar, a PERFEIÇÃO.

Ser amigo é com certeza mais q exigir isso, n é a busca incessante, n é o sonho q se expecta de ter aquele amigo moldado aos nossos desejos, n tem denominação ou descrição do que seja, pq simplesmente, É. E isso basta!

E que possamos ser amigos sinceros, verdadeiros, honestos, parceiros, vibrantes pela felicidade do outro, pacientes com as falhas, os defeitos...afinal, ninguém é igual a ninguém, e o q eu suporto sem dor ou melindres, talvez o outro n tenha a mesma capacidade, e se usarmos mais da empatia, do discernimento, podemos seguir cada vez mais fortalecendo laços, ao invés de desatá-los ou cortá-los, por palavras, ações e posturas arrogantes e intolerantes.

Angel Marques

domingo, 8 de abril de 2012

O que estamos fazendo com nós mesmos!?



Lendo uma reportagem no Tribuna da BA, mais do que nunca, confirmei o que percebo ao meu redor "as pessoas estão "superficiais" "por que?! Por que por dia, 25 pessoas cometem suicídio. Motivos: desilusões amorosas, fim de relacionamentos, uso de álcool e drogas em exagero, perda de emprego, endividamento...e muitos outros fatores...porém, TODOS estão diretamente ligados a falta de capacidade de SUPERAR adversidades, e por que?!!

Por que as pessoas não estão se fortalecendo emocionalmente, apenas buscando desesperadamente compensações externas, seja através dos seus títulos acadêmicos, status, poder, fama, dinheiro, amores, festas, vícios, luxuria...enfim, buscando fora de si, respostas e motivos p se sentirem mais completas e felizes, e nessa busca a cada dia mais, vão se perdendo de si mesmo, vão se tornando vazios, ocos, vulneráveis a qualquer tempestade íntima, q por mais simples q seja, pode ser devastadora.

O ser humano hoje vive uma era super avançada de informações, tecnologias, medicina, benfeitorias de todas as ordens, porém, externas...mesmo, vivendo uma era em que o emocional também foi mais explorado, percebido e digo mais, valorizado, sim, pq até a própria ciência e medicina já comprovam que ele é capaz de estruturar ou desestruturar o indivíduo, as doenças psicossomáticas são as q mais consomem, as síndromes de todas as ordens, bipolaridades, pânicos, a depressão ganhando força total, inclusive no mesmo jornal, tem uma matéria retratando que ela será a grande vilã do planeta até 2030...ou seja, o emocional tão fragilizado e mesmo assim o ser humano segue mantendo-se superficial, fingindo ser quem não é, mostrando capa ao invés de essência, prezando valores materiais aos emocionais, e pior de tudo, fazendo tudo isso acreditando estar enganando o mundo, ao outro e no final das contas, só está mentindo para si mesmo, e como bem já disse Renato Russo, "mentir para si mesmo é sempre a pior mentira", por que de todos os inimigos que somos capazes de lutar e até vencer, nós mesmos, somos com certeza, os que mais darão trabalho, por que requer muitas renúncias.

Se avaliarmos bem, hoje em dia, ninguém mais se cumprimenta, não se olham, não se ouvem, ninguém tem "tempo" e as vezes, até paciência para ouvir o próximo, se importar com ele ou seus problemas, por que os "nossos problemas" são sempre piores que o do outro ou maiores, não vemos mais as pessoas sorrirem nas ruas, ao contrário, se você parar por um instante e reparar ao seu redor, verá sim, pessoas estressadas, mal humoradas, com expressões fechadas, medos, receios, em passos rápidos e desesperados, muitas vezes, tão mecânicas que parecem robóticas, em um vai e vem enlouquecido, sem saber ao certo para onde realmente vão, por que vão ou para que vão...

Com certeza, os problemas do mundo e das pessoas não é algo atual, mas o que podemos enfatizar dessa nossa atualidade são as infinitas possibilidades que todos temos para buscar soluções para essas adversidades, que acometem a todos, pois sofrer, perder, ficar triste, decepcionar-se, passar por dificuldades não é exclusividade de um, mas é lei natural para todos, e é isso que o ser humano tem que começar a entender, ninguém no planeta é apenas vítima das situações, não existe essa de azar ou sorte, cada um de nós vive e passa por aquilo que precisa passar, nem sempre por nossas escolhas, mas muitas vezes, sim, e nem nos damos conta disso e preferimos culpar o outro, o mundo...

Por isso, que cada um de nós possa começar a se conscientizar que estamos aqui para evoluir, que não existe meio termo, é bom ou ruim, é certo ou errado, cada escolha terá uma consequência, cada renúncia, cada aceitação e permanência também, por isso, que tenhamos mais coragem de nos enfrentar, sim, nos enfrentar significa nos conhecer mais, nos amar mais, saber o que realmente é bom ou não para nós, começar a entender que não podemos "morrer" ou entrar em uma depressão eterna por que terminamos uma relação, por que o outro não nos ama mais, nos "sacaneou", NÓS temos que ser mais importantes sempre, NÓS precisamos nos amar mais que ao outro, não de forma egoísta, egocêntrica, mas na dose certa para não permitir que outrem seja capaz de fazer com que "EU" me perca de MIM mesmo e da MINHA vida.

Se esse caminho é simples?! Com certeza não é, mas o que realmente é fácil no viver?! A dor sempre nos acompanhará, as adversidades também, não vivemos em um mundo perfeito, existem muitas imperfeições, muitos contrastes, muitas diferenças, muitas coisas a serem superadas todos os dias, mas o que nos tornará fortes emocionalmente não é acreditar que não devemos ou merecemos sofrer, mas sim, aprender a passar pelo sofrimento sem deixar ele nos estagnar, nos aprisionar, nos sufocar ou até nos matar, por que cada um de nós tem a força necessária para superar tudo que venha a nos acontecer, temos uma "bomba atômica" interior que precisa apenas ser ativada, ser fortalecida através da prática do amor próprio, da valorização pessoal, da busca pelo autoconhecimento e acima de tudo, da conscientização que NÓS somos as jóias mais raras, e que independente de qualquer fatalidade ou acontecimento externo, o nosso templo interior tem que estar sempre protegido, acolhido, aconchegado e amado pela única pessoa que será a nossa companheira integralmente, que nos conhece profundamente e estará ao nosso lado até o fim - NÓS MESMOS-.


Pensem nisso, viver não é difícil, solidão perde força, dor se torna mais amena, sofrimento mais fácil de superar, quando NÓS passamos a nos ter como companheiros inseparáveis e mais amados de jornada existencial.

Muita luz a todos e fé sempre!


Angel Marie Marques

sábado, 7 de abril de 2012

"A paz do mundo começa em mim"




A pior coisa do mundo é lidar com as pessoas que sempre insistem em achar que tudo o que você faz ou diz é direcionado à elas com alguma intenção a mais do que a que você realmente teve pretensão de falar ou fazer.

Os melindres que vivemos no dia a dia são os nossos melhores professores, afinal, são eles que nos alertam de como estamos seguindo realmente na vida e em nossa escala evolutiva, afinal, se vivo sempre armado a tudo e a todos, é por que com certeza em mim, algo deve estar precisando ser estruturado, se sempre vejo más intenções no que me dizem ou falam, é por que em mim, algo precisa ser avaliado, se me chateio com tudo, se me sinto ofendido por tudo, é por que em mim, lá no meu interior, EU, preciso equilibrar alguma coisa, afinal, nada, nem ninguém teria o poder de me atingir, se em mim, eu não tiver a vulnerabilidade emocional para dar essa permissão ao outro.

"A paz do mundo começa em mim" e a cada dia que passa mais me convenço dessa frase, como bem dizem os orientais, se nós estivermos em paz interior e em equilíbrio, nada externo a nós pode nos abalar, então, quando isso acontecer, é um sinal, um alerta importante de que precisamos nos vigiar mais e avaliar o que precisa ser mudado, renovado e fortalecido dentro de cada um.

Esse é um exercício diário, contínuo, nada fácil, mas super necessário, especialmente para quem quer manter seu equilíbrio mental sempre em dia....os testes sempre irão existir, e para vc identificar se está avançando neles, basta perceber qual foi a sua reação diante de tal acontecimento, ela com certeza lhe dirá se vc foi aprovado ou reprovado.


Angel Marques

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nossas escolhas nos conduzem....



Refletir sobre a importância de nossas escolhas, do nosso livre arbítrio é essencial. Precisamos aprender a praticar o exercício do amor próprio, da auto valorização, do bem também para conosco, por que se não for assim, nada valerá a pena. Tudo que fizermos na vida, todas as pessoas que cruzarmos, precisamos ter troca de energia, e mais ainda, nos sentirmos bem, em paz, felizes por isso, quando isso não está acontecendo, é um sinal de alerta que precisamos dar muita atenção mesmo, afinal, se não formos capazes de mantermos o nosso equilíbrio emocional e ficarmos em paz diante do outro ou da vida como um todo, indica que algo em nós precisa ser estruturado.

Por isso, vamos que vamos que o futuro é JÁ, e é agora que temos que tomar as decisões a nosso favor, sempre!!!


Angel Marques

Invejar não é PRECISO....



Dentro de mim eu carrego tudo aquilo q preciso para fazer as mudanças necessárias na minha vida, e assim sendo, me sinto responsável exclusiva pela condução dela. São as minhas escolhas q me direcionam, são as minhas atitudes e ações q formam quem eu realmente sou, e dessa forma, sigo na busca pelo que acredito ser o melhor para mim.

Nem sempre acerto, mas n me desmotivo por isso, nem sempre é fácil, mas mesmo assim enfrento, as vezes o medo persiste, a ansiedade insiste em aparecer, a racionalidade impera, as exigências pelo perfeccionismo das coisas também, mas mesmo diante de tantas coisas que seriam os obstáculos propícios a me fazerem parar, eu não paro, sigo...sempre preferi passar por cima dos meus dragões interiores, mesmo qnd eles se apresentam gigantescos, por entender que, se eu permitir que eles me dominem, ficará muito mais difícil avançar.

E diante dessa labuta diária, dessa "guerra" normal a qualquer ser humano, grandes indagações surgem, fatos e acontecimentos tb, mas o mais interessante, é que tudo, absolutamente tudo q acontece sempre me traz grandiosas lições, reflexões q me fazem a cada novo dia, amadurecer, e desejar mais e mais aprender, me reestruturar, me equilibrar e me tornar ainda melhor diante do universo e diante de mim mesma.

E é por tudo isso, que eu não consigo entender o processo da INVEJA..por que as pessoas alimentam esse sentimento, e ao invés de buscarem tb encontrar os seus caminhos, as suas direções, se conhecendo, valorizando, tentando, arriscando, enfim, fazendo tudo que está dentro de cada um para conquistar o espaço e o objetivo que almejarem, elas preferem maldizer, trapacear, invejar...quando na verdade, elas deveriam sim, usar o crescimento do outro, as conquistas, como forma de incentivo, motivação e avanço p si mesmas, e ao invés de dizer: "Nossa! como é que ele conseguiu isso?! Poxa, por que ele conseguiu e eu não?! Elas deveriam mudar o texto para: Nossa! que bom q ela conseguiu isso, então, mostra que eu, se lutar e buscar, também conseguirei. Poxa, que bom que ele conseguiu, Deus abençoe, por que cada um de nós tem a horas e o momento certo para conseguir tb o q desejamos e buscamos.

No dia que as pessoas começarem a entender que O SOL BRILHA para todos e que todos tem seu lugar reservado a vitória, na hora e no lugar certo, sob ele, a energia do mundo mudará e TODOS com certeza serão mais felizes e realizados.

Angel Marques

Ah!....as crises...



É, eu acho que as crises também fazem parte do processo de amadurecimento existencial..de certa forma, sem elas, seriamos sempre os mesmos, não nos atentaríamos a certas necessidades que precisam ser ajustadas, mas nem sempre nos damos conta, enquanto elas não "incomodam". Contudo, é preciso estar também atento às crises, para que nós não nos tornemos prisioneiros delas, por que o objetivo não é ficar encarcerado por elas, mas sim, buscar formas de libertação e evolução, através delas. E nessa busca, pode ter certeza, o que menos importa são as ferramentas externas, pois elas só nos servirão de paliativos, contudo, as internas é que nos fortalecerão e nos guiarão a uma possível descoberta do que realmente precisamos mudar e ou melhorar em nós para poder avançar e passar mais uma prova "crise".

Angel Marques