O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Voa coração...liberta-se!!




Liberta teu coração, deixa ele voar e buscar outros portos para pousar e se aconchegar. Sentimento mal curado, maltrata, machuca e estagna. Lembra que o teu amor por outro, não pode ser maior que o teu AMOR por você mesmo, por mais difícil que seja, liberta-se desses sentimentos, faz um esforço, por que pior que não ter o outro, é viver sempre na esperança do quem sabe um dia...isso aprisiona a alma e faz você não mais viver, apenas sobreviver!

Angel Marques


sábado, 23 de abril de 2011

Ressurgir a cada dia!!



Refletir com a Páscoa é sempre importante, pois o seu real significado é o renascimento, a ressurreição, o ressurgir, o levantar, o erguer-se, pois essa é a nossa batalha constante, manter-se firme, de pé, mesmo diante de todas as adversidades (normais do ciclo existencial) que conseqüentemente, temos que passar.

Umas mais leves outras mais pesadas, mas todos, absolutamente, sem exceção, todos carregamos nossas cruzes. E o mais importante dessa caminhada, dessa roda gigante que é viver é que possamos não nos sentir vítimas ou algozes de nada, nem de ninguém e nem de nós mesmos, mas apenas, simples mortais, vulneráveis, eternos aprendizes, que estamos aqui para evoluir, amadurecer, com certeza, não só materialmente ou culturalmente, mas também, emocionalmente e espiritualmente.

Ser feliz é uma questão de escolha, e por mais filosofal que pareça o que estou escrevendo, nós temos sim a capacidade de transformar dor, tragédia, sofrimento em algo muito mais ameno, quando passamos a encará-los não como uma maldição ou algo que "não podia nos acontecer", mas simplesmente, como um curso natural da vida, que não se tem privilegiados, nem azarados ou sortudos, por que TODOS estão vulneráveis a TUDO.

Por isso, não me canso de dizer que somos guerreiros do dia a dia, heróis, donos e autores do livro das nossas vidas, e só a nós cabe a responsabilidade de escrever uma bela e alegre história, com todas as aventuras e adversidades que nela caberá, mas lembrando que não precisamos de grandes odisséias para ter um final feliz, e na verdade, nem precisamos desse "final feliz", mas sim, de muitos momentos felizes, como diz a frase: "A felicidade está na jornada e não no destino", portanto, que aprendamos a encontrá-la em coisas muito mais simples e rotineiras do que possamos imaginar, em especial, diariamente.

Uma feliz Páscoa reflexiva, cheia de luz, ânimo e fé para todos!!

Angel Marques

domingo, 3 de abril de 2011

Tormentas e desequilíbrios interiores...



Tantas tormentas e desequilíbrios interiores, tantos medos e carências, e quantas pessoas no planeta desistindo de tudo, por não crer mais em dias e pessoas melhores, em não crer mais em si mesmas, em acreditar que não tem forças suficientes para suportar as adversidades que a vida lhes impõe todos os dias!

Tanta crueldade, tantos porquês, tanto desamor e desgosto, que algumas pessoas terminam por não suportar o seu fardo e cometer o pior de todos os crimes, atentar pela própria vida, mas uma coisa temos que entender, nada, nem ninguém no planeta, vale a nossa vida, por pior e mais sofrida que ela esteja...ninguém disse que viver seria fácil, mas com certeza, que teríamos desafios, obstáculos, já que somos seres imperfeitos em busca da evolução, contudo, ninguém receberia mais do que não tivesse capacidade para suportar, por isso, somos sim capazes e guerreiros em essência, apenas nos esquecemos disso, de vez em quando.

Infelizmente, o ser humano esquece sua origem, fraca, limitada e vulnerável, e achando-se deuses, sai por ai cometendo todo tipo de atrocidade, física, moral e emocional, crendo poder ser dono ou juiz do outro, quando na verdade, todo esse desequilíbrio é mais por que não está conseguindo nem ser dono de si mesmo e ter controle sobre suas emoções!!

Quando não se consegue resolver os conflitos internos (por que TODOS têm) consigo mesmo, entra-se no desequilíbrio e na busca incansável por meios "externos" que amenizem eles, alguns se utilizam das drogas, bebidas alcoólicas, promiscuidade, depositam a sua vida e felicidade nas mãos do outro, crendo assim, que ele poderá tirá-lo do desamor interior, do sofrimento, e no fim, quando se percebe que nada disso trouxe a paz tão necessitada, sentem-se perdidos e sem forças para mais nada.

Por isso, é preciso sim, criar meios de se fortalecer interiormente, por que a vida não é mesmo cor de rosa, ela é linda, divertida, mas também têm seus labirintos, despenhadeiros, abismos, pedras no caminho, inimigos de todas as ordens, enfim, obstáculos a serem superados, e se não começarmos a nos proteger por nós mesmos, entendendo que todos têm sombras, mas que fugir delas não é a solução, terminaremos por definhar e padecer!


Angel Marques