O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quarta-feira, 30 de março de 2011

Vivemos esperando dias melhores...



E por que não?! Por que não viver esperando dias melhores?! Só não podemos esquecer que esperar somente não basta, temos que empreender esforços, ânimo e Ação, para sermos melhores, no amor, na dor, em tudo que realmente quisermos. Somos sim condutores do barco da nossa vida e só a nós cabe a responsabilidade de tornarmos os DIAS MELHORES, independente dos acontecimentos!

Às vezes, escolhemos ser vítimas, viver nas lamentações, estagnar e se entregar ao desânimo, a tristeza, até mesmo a doença, mas, independente de crença, religião ou até mesmo, acreditar em Deus, temos que crer em nós, nessa energia que nos move, nos faz levantar todas as manhãs em busca de nosso lugar ao sol, que mesmo o maior incrédulo, constata que ela é superior a nossa vontade e limitação humana, quando assim, resolvemos dar atenção a ela.

Temos grandes exemplos de homens e mulheres que se superaram, que se superam, e se eles conseguem, por que nós não podemos conseguir?! Por que pode estar faltando em nós a verdadeira vontade, o querer mais profundo, o desejo mais ardente que é capaz de derrubar barreiras, de nos tirar da lama, nos levar a lugares que jamais supúnhamos chegar, ou pelo menos, eles só habitavam nossas mentes.

Ninguém está dizendo que é fácil, é tranqüilo, que de um dia para o outro se pode resolver um grave problema ou libertar-se de uma grande mágoa, tristeza, angústia, mas a única certeza que se tem, é que tudo isso é possível sim, que é preciso dar o primeiro passo, e isso, só depende, única e exclusivamente de uma pessoa, você mesmo. Até nas dependências químicas já foi comprovado que se o paciente não se ajudar, não desejar e lutar para sair delas, não há terapia e nem tratamento que dê jeito, portanto, isso nos mostra o grande poder que exercemos sobre nós mesmos.

Por isso, que você deseje e espere por dias melhores, mas que também busque torná-los melhores através de ações simples, lembrando que, por mais que pense não ser possível, mas, quem escolhe passar por qualquer acontecimento da vida, alegre ou triste, otimista ou pessimista, é sempre você! Boa sorte!!


Angel Marques

quinta-feira, 24 de março de 2011

A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não!



Passamos por momentos conflitantes, não só no mundo interior de cada um, bem como no mundo externo. Catástrofes ambientais, criminalidades, desamores, inseguranças, dificuldades de todas as ordens que de certa forma, acabam dificultando o equilíbrio emocional. E qual a consequência disso?! Tristeza, estresse, ansiedade, medos, pânico, carências, sofrimentos emocionais que nem sempre conseguimos superar sozinhos, mas independente de ter alguém para apoiar a passar por essas fases, temos que buscar encará-las sem dramatizá-las, sem nos tornarmos vítimas das situações, mas sim, condutores de nossa história. Fazendo com que todas as dores e problemas que insistem em nos rodear possam ser dissipados e levados por um lindo amanhecer, de sol ou de chuva, encarando-os como passageiros, não nos aprisionando tanto a eles e nem os transformando nas pedras que nos paralisam, mas que possamos usá-los para amadurecermos e evoluirmos a cada dia!

Lembrando sempre, que cada um de nós compõe a sua história, e que ela seja composta de forma prudente, responsável e acima de tudo, cheia de amor próprio e valorização. Ser feliz depende apenas de uma pessoa: VOCÊ MESMO.E isso, independe de qualquer problema interno ou externo, por isso, seja feliz independente de quem quer que seja ou do que quer que seja e que o sorriso sempre se faça presente em sua vida, mesmo quando o mundo insistir em dizer não!


Angel Marques

quinta-feira, 3 de março de 2011

Educar e Disciplinar Emoções!



EDUCAR AS EMOÇÕES: É você ter a certeza que apesar dos obstáculos e conflitos existenciais, és capaz de equilibrar e educar seus sentimentos, e assim, conquistar uma melhor qualidade de vida!

QUERER: Esse é o primeiro passo a ser dado. Querer realmente encontrar esse equilíbrio, por que a luta não é simples e requer muita determinação, renúncias e força de vontade.

SAIR DO PAPEL DE VÍTIMA: Esse ponto é essencial, por que é preciso que saibamos que não somos vítimas dos problemas e nem das pessoas, ao contrário, somos responsáveis por nossas escolhas e por nossa vida e somente nós, a direcionamos.

PERDOAR-SE: É preciso que antes mesmo de perdoar uma ofensa alheia, perdoemos a nós mesmos, por que não existe libertação emocional, se ainda existirem amarras que nos aprisionam aos sentimentos nocivos. Guardar mágoas e ressentimentos, só traz malefícios a nós mesmos!

OTIMISMO: Manter uma postura otimista diante da vida é fazer a escolha por ter sensações e emoções benéficas, afinal, você só tem duas escolhas na vida: Viver com BOM HUMOR ou MAU HUMOR, e isso independe de ter problemas, por que eles (os problemas) até o final de seus dias, sempre se farão presentes.

HÁBITO: Como tudo na vida, o equilíbrio das emoções também pode ser adquirido pela prática diária e contínua de atitudes importantes e até simples, mas que possuem um grande poder transformador, a exemplo de um: MUDAR O
FOCO sempre que sentir que ele esta lhe guiando para um estado de desequilíbrio.

CONHECER-SE: Passamos a vida em busca de conhecer pessoas ou "a pessoa" q seja capaz de nos ajudar, auxiliar, nos fazer feliz!! Bom!! Mas nunca paramos para conhecer profundamente aquela que esta sempre ao seu lado e que somente ela será capaz de suprir todas as suas expectativas: VOCÊ MESMO! Dê mais atenção a si!

TER METAS DIÁRIAS: Nos acostumamos a buscar e lutar por metas grandiosas, mas que nem sempre são conquistadas ou demoram muito a ser e nos frustramos. E, de repente descobrimos, que existem metas que podemos traçar diariamente e quando conquistadas, são capazes de nos trazer sensações tão importantes quanto as grandiosas e nos tornar mais fortalecidos e vitoriosos.

SER FELIZ PELO SIMPLES FATO DE SER E TER VOCÊ: Toda essa busca pelo Equilíbrio Emocional, nada mais é que buscar o auto conhecimento, a realização pessoal, ser feliz sem precisar de aprovações alheias, parar de criar expectativas em tudo e de todos, sair do papel de vítima dos problemas, deixar as lamentações de lado, amar-se, valorizar-se e perdoar-se mais, e acima de tudo, lembrar todos os dia que VOCÊ É O AUTOR DA SUA HISTÓRIA, E SÓ VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA SUA FELICIDADE SEMPRE!!

Angel Marques