O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

E o amor...pode acabar?!



Bem, essa é uma pergunta complexa...Amor?! Mas e o que é o amor?! O que é que "pode acabar" quando falamos desse amor? O tesão?! A admiração?! O respeito?! O desejo?! A vontade de estar junto?! A vontade de se unir ao outro e formar uma unidade?! Então, o que é que pode acabar?! Por que se falamos do amor que filosofamos, e que é benigno e não quer o mal, daquele que é perfeito em essência e por isso não cabe definições, eu acho que esse jamais acaba, por que se acabar, não era amor....por que esse amor, vai além de pele, de posse, de desejo, de egoísmo e egocentrismo, é o amor que liberta, liberta por entender que a sua parte "eros" já não está tão acesa, já não está tão profunda, e você, por não querer viver só o "filo" e o "àgape" convivendo como namorados, noivos, casados, apenas liberta o outro (sexualmente) para que ele vá, mas todo o respeito, admiração, carinho, desejo de bem, felicidade, amizade, parceria, companheirismo e etc, etc, que existiu, jamais termina...esse segue sempre, mas isso, se era verdadeiro...

É bastante complexo falar, por que na verdade, acho que nós poetizamos tanto o amor, mas nos confundimos com ele e suas sensações reais...muitas vezes achamos que amar é sofrer, é estar ao lado mesmo se flagelando, é aceitar receber migalhas desse "tal amor" por piedade, é ficar ali, mesmo quando o outro já lhe dá sinais de que não deseja mais isso, é exigir do outro o mesmo amor que você doa ou mesmo, é querer que o outro te ame, quando ele não ama mais...mas se o amor é puro, perfeito e acima de tudo, libertador, não seria um paradoxo achar que ele tem que ser exigido?! Jung disse que "o amor é permissão" e de certa forma, acho que sim, por que se eu tenho esse grandioso amor em mim e o outro se permite receber, temos o amor perfeito, mas se isso não acontece...para mim, é claro, em minha opinião, é melhor seguir com esse amor, só, do que está ao lado do outro, exigindo e não sendo feliz do mesmo jeito!! Portanto, amores doentios acabam...amores saudáveis, seguem sempre, só que transformados!!

Angel Marques

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

E o que é o amor...



E o que é o amor, senão uma troca verdadeira de energia salutar, é o dar e o receber sem nem mesmo solicitar, é o ficar junto por vontade maior e não por obrigação, é o querer, o desejar, o admirar, o fazer feliz pelo simples fato de ser e estar. É paz, é aconchego, é sensação de leveza e confiança...

É a perfeição?! Não, claro que não, afinal ela não existe aqui na terra, mas é o tornar-se perfeito por saber respeitar as diferenças e os defeitos um do outro, é a lealdade, a fidelidade, a sinceridade e acima de tudo, é a amizade.

Amor, é mais que dizer "eu te amo" é mostrar que se ama, é agir, é demonstrar em atitudes, em simples ações do dia a dia, é aprender a conviver e a perceber no olhar, no respirar, no falar o que o outro deseja ou está sentindo.

O amor não se define, até poetizamos, musicamos, declamamos, mas o essencial no amor não são as suas belezas externas, mas sim, aquelas que estão dentro de cada um, em seu íntimo mais sagrado, mas que são tão grandiosas que conseguem se fazer presente até em um beijo inocente e apaixonado!

O amor não é estar com alguém e ter a sensação de insegurança, desconfiança, medo, tristeza, ao contrário, o amor liberta, acalma, tranqüiliza, preenche de serenidade o coração e a alma, ameniza dores, alivia tensões, acalenta emoções, revigora, anima, inspira....ah! o amor é tão completo que quem o possui, é capaz de ficar longe e mesmo assim se sentir pleno e preenchido, pelo simples fato de saber da existência do outro.

Amor é isso...é amar, pronto e ponto, sem quês, nem porquês, sem mais nem menos, e nem tão pouco adendos.


Angel Marques

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Uma mistura alucinada de poesia e vida



Hoje quero plantar flores, flores de perdão, carinho, solidariedade, paciência, afeição, respeito, zelo e muito amor em todos os jardins de cada coração. Cada coração angustiado, amargurado, decepcionado, triste, zangado, sofrido, mal amado...

Quero colher estrelas no céu da poesia e colar em cada caderno de vida que possa por meu caminho passar, depois por em cima brilho de lua e completar com glitter de luz do sol, formando um eclipse energético e iluminado, para que toda vez que for aberta essa página em especial, cada ser humano possa se sentir muito mais reluzente...

Quero buscar nos oceanos das almas, pérolas íntimas e raras para presentear todo aquele que tiver coragem de olhar-se no espelho e se despir dos medos, receios, aflições...e conseguir superar-se a cada novo desafio...

Quero simplesmente volitar por entre os sonhos e conseguir colher nuvens de algodão, para encher de maciez as duras porradas que a vida nos prega, borrifando o ar com cheiro de morango ou hortelã para aliviar as asperezas e maldades que insistem em nos rodear..

Quero simplesmente, viajar pelas mentes da fantasia, buscando as fadas madrinhas, anjos e duendes do otimismo, para proteger com pó mágico de felicidade, cada pensamento que insistir em não ser do bem no planeta...

Quero enfim que toda minha imaginação, possa em forma de poesia, invadir os olhos, que são as janelas da alma, de cada leitor que se permitir alucinar e navegar pelos mares da magia da criação e entender que ele é dono de sua embarcação, que é o capitão desse navio, o autor dessa história, o piloto dessa aeronave chamada vida, e acima de tudo, o pintor mágico que poderá pincelar a sua vida com as cores e imagens que ele desejar, independente se a tela vai se mostrar branca e límpida.

Assim como a poesia pode ser criada e alucinada dentro de nós, a vida também pode seguir a mesma linha, basta que além do papel e da caneta, você tenha a fé e a vontade de "escrever" essa história a sua maneira, e de forma positiva, independente de qualquer situação!

Angel Marques

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Teu olhar...



Navegas por entre todas as mentes, distante de longes terras, viajas entre recordações que te envolvem em ternas lembranças de outrora.
Ah! Esse teu olhar de singela criança, perdida entre sonhos e ilusões, aventuras e encantamentos. Olhar de quem chora a alma sofredora e alivia a carne repressora de todas as dívidas e provações.

Amarguras e inseguranças que vagam em um espaço de um instante, que castigam e julgam teus pensamentos alucinantes, que revelam o misterioso e amedrontam o existente.
Efervescência reveladora do corpo em chama pelo pecado que não importa, mas que se importam, pelo desejo que te acalienta a alma e o espírito, mas que te condena ao sacrifício.

Ah! Esse teu vibrante e revelante olhar, que vaga por entre os homens e mesmo tão aparente, consegue se esconder, e por vezes, passa despercebido e oculto por entre outros mesmo olhares que tão semelhante aos teus não revelam nem intrigam, por serem tão simplesmente vagos e indiferentes ao verdadeiro sentimento revelador dessa tua alma pura e inigualável o “ amor”.

Angel Marques

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O que está acontecendo com as pessoas, hein?!



Resolvi escrever essas palavras, depois de refletir sobre um acontecimento chato e que me fez pensar ainda mais em como as pessoas SÃO, e como elas NÃO SÃO acostumadas a receberem atenção, solidariedade ou alguma expressão de afeto sem achar que há um quê de segundas intenções por trás!

É estranho pensar que, simplesmente por que você curte um link, ou tece um comentário em um post, ou mesmo aceita alguém (que não é do rol físico de amizades) e dá alguma atenção, em uma rede social, isso possa soar interesse....então, me pergunto: por que isso?! Tudo tem que ser mercado de troca?! Será que o ser humano está assim tão corrompido a ponto de não se sentir capaz de ser "querido" apenas por ser um SER HUMANO, e ponto!? Que essência é essa que vive a sombra do oportunismo, das vantagens e dos jogos de interesses?!

Fiquei um pouco indignada, mas, bem sei que tudo isso faz parte, busco muito fugir dessas situações, mas sei que quando elas acontecem é também dessa forma que somos forçados a aprender e amadurecer emoções...mas,avalio que alguns acontecimentos desse tipo, me mostram que a velha seleção para aceitar ou não desconhecidos em uma rede social, é realmente necessária, viu...porque, na verdade, ela evita alguns estresses, e pior, que são tão desnecessários.

Alguns chamam a essa postura de radical, não aceitar quem não se conhece pessoalmente como amigo, mas sempre mantive essa postura, mas resolvi no facebook, abrir uma raríssima exceção, por causa da profissão, mas, já estou começando a defender outra vez minha postura anterior, claro que não é um comentário generalizado, mas como bem diz o ditado: "Uma maçã podre no cesto, contamina todas as outras", infelizmente!

Vivemos em um momento, no qual as pessoas estão sempre em busca de bengalas, se apegam a qualquer sentimento e vivem, normalmente,tão sós, mesmo estando acompanhadas, tão carentes e às vezes, até desequilibradas, e na internet é muito comum encontrarmos com elas, por que percebemos que as mesmas se sentem mais seguras para ser o que não conseguem ser ou viver o que não vivem na vida real, mas o que eu acho que está acontecendo muito também, é uma verdadeira alienação em massa, um mesmo script decorado, e uma mesma necessidade desesperadora de ter o que não tem na vida real, e com isso, acabam metendo os pés pelas mãos, por que venhamos e convenhamos, respeito e empatia pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo, seja ele real ou virtual!! Fica a dica!!

Angel Marques

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nossos Castelos de ilusões



Hoje navegando pela internet li algumas palavras que me fizeram refletir sobre os nossos eternos castelinhos de ilusões, e realmente percebi que vivê-los, nem sempre é possível na vida adulta, por que a realidade, os sofrimentos amorosos e sentimentais, os compromissos e as obrigações nos mostram uma fase, às vezes, mais dura e cruel, que nos faz perder a crença na magia e no “encantado”. Mas também percebi que com certeza, não precisamos perder toda a doçura, a fé e a crença em dias e pessoas melhores por causa das decepções e dos obstáculos que, são e sempre serão naturais no decorrer do percurso existencial.

Sem contar que, lá fora pode ser ruim, mas aqui dentro, dentro de cada um de nós, em especial que busca ser e fazer o melhor, é, e tem que ser sempre bom, e é ai, que devemos conservar toda essa esperança e magia da infância, das boas lembranças, da mágica do perdão, da verdade, da amizade sem interesses, do sorriso largo, do abraço apertado e desinteressado, afinal, nada nem ninguém, pode ter esse poder, de "assassinar a nossa inocência" não aquela de ser tola, boba, ingênua, mas sim, a que nos torna feliz, nos faz crer no bem, no amor, na vida colorida, apesar dos dias cinzas, acreditar em um mundo pleno e com possibilidades de evolução, apesar de tudo, muitas e muitas vezes, nos mostrar o contrário.

A magia interior precisa ser sempre alimentada, mesmo que externamente só vejamos dragões e pântanos, mas precisamos fortalecer o íntimo com dias de sol, flores nos campos, caminhos de pedras amarelas, arco-íris com potes de ouro no final, pássaros e bichinhos cantantes, pó de pirlimpimpim, fadas madrinhas, amores eternos, príncipes, princesas e esperança de muitos “felizes para sempre”.

A vida será da cor que a gente pintá-la, por isso, busque apesar de tudo, mantê-la sempre colorida, a ter dias menos cinzas, a vivê-la de forma mais plena, sendo verdadeiro, íntegro e acima de tudo, solidário com você, com o próximo e com todo o planeta, essa com certeza é a maior mágica existencial.


Angel Marques