O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Relacionamento e o conhece-te a ti mesmo.



Assisti a uma reportagem em que um psiquiatra dizia que um dos grandes problemas de relacionamento entre homens e mulheres é a falta de conhecimento de si mesmo, e eu, concordo plenamente, e vou mais além, acho que esse “relacionamento” se abrange a qualquer forma de contato humano, não só sentimental.

Sempre defendi essa tese de que o autoconhecimento é a base para tudo, é através dele que poderemos alcançar o equilíbrio emocional necessário para entendermos que o outro é como ele é e não do jeito que nós idealizamos, que às vezes, as expectativas que criamos, são desnecessárias, por que a vida e as pessoas sempre nos surpreenderão de alguma forma, e nem sempre essa surpresa será como queremos, mas nem por isso, quer dizer que não seja especial. Se eu não me conheço, fica mais difícil me valorizar e respeitar, e como posso "ensinar" o outro a fazer o mesmo por mim ou a ter forças para parar quando perceber que ele não está sendo o que eu "preciso" ou "mereço"?

Quando me conheço, sofro menos, por que não espero que me completem, apenas me acompanhem, não vivo PARA alguém, mas apenas, COM alguém e isso, me traz serenidade e lucidez para não entrar em neuras. Enfim, o que percebo é que o que falta são as pessoas terem coragem para isso, por que quando nos conhecemos, ou para nos conhecermos, precisamos enfrentar nossos medos, nossos defeitos, compreendendo que somos falhos e que temos fraquezas, é preciso encarar-se no espelho e aprender a se perdoar também.

Quando nos conhecemos de verdade, saímos do papel de vítima ou algoz, e passamos apenas para o papel de responsáveis por nossas ESCOLHAS e isso, nem sempre é simples de assumir, por que viver a vida colocando a culpa nos outros é mais tranqüilo e mais simples para podermos seguir vivendo ou nos iludindo de que somos perfeitos e, portanto, melhores ou mais especiais que o outro, e conhecer-se tira o véu da cegueira orgulhosa, egoísta e presunçosa, nos transparecendo a verdade de que só nós somos responsáveis por nossa vida e só a nós cabe a função de sermos e nos fazermos felizes, sem querer colocar essa responsabilidade nas mãos de outras pessoas. Quando nos conhecemos de verdade, passamos a viver, por que antes disso, só sobrevivemos.

Angel Marie

2 comentários:

  1. Exatamente isso amiga...antes de tudo precisamos nos conhecer melhor, pois só assim poderemos dar continuidade a nossa vida em todos os sentidos.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo, querida amiga.
    Abraços

    ResponderExcluir