O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

sábado, 28 de agosto de 2010

Poema de Família - Um porto seguro para regressar.

Poema de Família
A família é o bem mais precioso que existe!


O tempo passa depressa e com ele vão-se os anos que não voltam mais. Aquele tempo mágico de criança em que tudo era só fantasia e diversão, o qual os sonhos eram fortes e sólidos, e as pessoas, na nossa visão, eram gigantes maravilhosos, heróis e heroínas de um conto de fadas chamado vida.

Mas, logo chega à adolescência, rasgando nossas roupas de renda e sujando nosso rosto com pinturas, quebrando nossos cristais da inocência e nos mostrando que as nuvens não são de algodão, que o circo já não é tão engraçado e que a fantasia faz parte de uma história da carochinha. Nos diz em bom e alto tom, que já não somos mais seguros em nossos castelos de ilusões e que aquela barreira que nos protegia dos dragões, foi derrubada, e que estamos vulneráveis aos bandidos das historinhas em quadrinhos, que hoje são reais.

E aqueles nossos heróis e heroínas, hoje são criaturas normais, providas de erros e de defeitos como qualquer outro ser humano. Inclusive nós mesmos.

Então, quando achamos que a mutação já está completa, chega a maior idade, quase sem nos darmos conta, gritando e escandalizando um novo modo de vida, com grandes responsabilidades, com feridas e, também, cicatrizes que insistem em nos acompanhar.

Que fazem com que nossos dias sejam totalmente reais. Deixando a doçura de uma noite de natal a espera do papai Noel adormecer em nossos corações - hoje não mais tranquilos como antes - mas sim ansiosos e, por vezes, rancorosos.

Apagando de vez a esperança de podermos voar como Peter pan e derrotarmos os vilões. De termos super poderes como o super homem. De encontrarmos um mundo louco e mágico como o de Alice. De sermos imortais e imbatíveis. De termos sempre finais felizes como o da Banca de Neve. De encontrarmos o nosso príncipe como a Cinderela. De escalarmos a torre, seguros em duas tranças, como as de Rapunzel. Enfim deixamos para trás todas as bolinhas de sabão que foram sumindo uma por uma na beira da calçada da vida. E nos permitimos percorrer um caminho mais longo, menos tranquilo.

Não que a vida na maior idade não tenha suas emoções e alegrias, mas nessa fase nos esquecemos de:

  • Cantar bem alto;
  • Sorrir por qualquer bobagem;
  • Perdoar com facilidade; 
  • Conversar muito, mesmo que não tenhamos assuntos;
  • Ter sempre um amigo invisível;
  • Dançar na chuva, mesmo correndo o risco de levar uma bronca ou pegar uma gripe;
  • Dizer o quanto amamos às pessoas, sem medo de sermos rejeitados ou ignorados;
  • Abraçar...
Deixamos de fazer tudo isso e, principalmente, de dizer para quem amamos o quanto são importantes para nós. Que hoje, também, sentimos medo, insegurança e tristeza, mas que não sabemos como expressar, como era antigamente. Que precisamos de colo, mesmo não cabendo mais entre seus braços e sendo tão pesados. Que precisamos de incentivo, de crença, de nos sentirmos mimados e especiais.

Hoje talvez não tenhamos mais o cheiro de bebê, nem a graça, nem a inocência, nem tudo o que fazemos é tolerável, mas que, de vez em quando, também estamos fazendo para chamar a atenção e, muitas vezes, o que falta é tão pouco, que se torna dispensável para outros olhos.

HÁ VALOR EM CADA FASE! CLARO QUE HÁ!

Todas as fases da vida são importantes. Cada uma com o seu sabor e o seu valor. Uma com mais magia, outras com mais desilusões. Uma com mais alegria, outras com mais confusões. Mas o que realmente importa em qualquer uma delas é sempre termos a certeza de que temos alguém.

Seja para nos dar colo. Para nos dizer eu te amo, mesmo que de vez em quando. Para nos lembrar que somos importantes em suas vidas. Nos apontar que temos erros, mas também nos lembrar nossos acertos.

O mais interessante é que muitas vezes chegamos a maior idade, mas nossa alma e nossa mente ficam presas a uma tenra lembrança de uma época feliz: Seja de uma infância prazerosa ou de uma adolescência aventureira. Por isso, em muitos momentos, só colocamos uma capa escura, uma máscara de pessoa mal humorada, grosseira, depressiva ou triste, apenas para disfarçar a necessidade que temos de voltar a ser algo que não volta mais. Nem que não conseguiremos fazer com que aqueles momentos se repitam no presente.

A vida é uma eterna transformação, mesmo quando não queremos seguir essa mutação, ela nos obriga de alguma forma.

É por isso que existe a família! São essas pessoas que estão ao nosso lado, muitas vezes perto, outras longe, presentes ou ausentes, alegres ou tristes, unidas ou não. Mas que fazem a diferença em nosso aprimoramento. Pois cada um de nós precisa do outro para evoluir. Para nos sentirmos importantes para nós mesmos e para o mundo. Para termos força de derrubarmos as barreiras da dor, das provas, dos fracassos, das perdas.

Para nos sentirmos mais gente! Com uma identidade. Com um porto seguro, que sempre saberemos, que apesar de tudo estará ali sempre esperando o nosso regresso.

Família é mais que um aglomerado de pessoas que se inicia pelo pai e a mãe, e que segue com os filhos, netos, tios, tias, primos, primas, avôs, avós. Ela é a nave mestra que conduz nossos passos. É o grande elenco da peça da vida. É especial por excelência e fundamental para a nossa existência. Por isso, Família é Fonte de Amor e Mutação, Integridade e Lealdade, Interação e, acima de tudo, Amizade!

Angel Marques

10 comentários:

  1. familia pra mim é uma coisa que eu não sei bem o que é
    poiis moro com os meus pai separado da minha mãe
    e acho que não tenho familia
    fico com isso só pra mim....

    ResponderExcluir
  2. Anônimo disse...

    Família é tudo que alguém possa imaginar de bom ou ruim. Vai depender de quem viva nesse meio familiar. Ou mesmo do que se deixou levar pelas influências da sociedade. Pois esta pode ser benéfica ou não para a família. Mas uma coisa posso sizer: É por meio dela que eu sei...
    Eu existo!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! É essa base emocional q realmente precisamos ter! Afinal, as famílias se constituem, em especial hj em dia, de formas diversas e n mais tradicional como eram, mas o q é importante nisso td, é ter sempre as referências do q for bom!

    Superar-se sempre seja com a família tradicional ou não! Bjos e volte sempre!! =)

    Angel Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IMAGINAVA QUE FAMILIA , ERA UM REINO QUE PODIAMOS CONTAR PARA SEMPRE NAS HORAS FELIZES NAS HORAS TRISTES SEM TER QUE PEDIR SUA ATENÇAO E CARINHO, QUE FAMILIA SERIA UMA TROCA DE CARINHO ATENÇAO (COLO) DOS DOIS LADOS . HOJE ME SINTO TÃO SOZINHA EM MEIO DE UMA FAMILIA TÃO PERTO E TÃO AUSENTE.

      Excluir
    2. Bem, realmente nem sempre conseguimos ter esse apoio no Lar, o q é um paradoxo, pois seria o lugar onde deveríamos ter toda base emocional do mundo. Mas n se esqueça q nesse lar, existem seres humanos igual a vc, com erros, acertos, medos e inclusive um passado familiar tb, que nem sempre foi tão bom e por isso, essas pessoas n conseguem ser e nem fazer pelos seus filhos o q deveriam.

      Nossos pais, às vezes, são mais sofridos q nós, mas tb n sabem como lidar com isso e terminam por deixar essa lacuna incrível q em alguns ambientes familiares podemos presenciar.

      Sei que n é fácil, nem simples lidar com isso, mas tente observar mais essa família, de repente eles precisem até mais de vc, do q vc imagina...mas assim como vc, n conseguem se expressar, dizer o q sentem, o q faz mal, ou o q faz com q essa união n seja mais tranquila.

      Mas n se esqueça q vivemos a terna diferença dos seres, mesmo pai, mãe, somos em essência diferentes e por isso, nem sempre é tão fácil lidar com isso.

      Mas desejo a vc, muita luz e fé, e acima de td, força e coragem p mudar qualquer coisa q queira em sua vida!!

      Bjos e luz!!

      Angel Marques

      Excluir
  4. ser feliz é viver de bem com sigo propi e com o outro é ter DEUS dentro de se.
    kÊU ARAGÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Keu!

      Só assim, poderemos tb fazer feliz aquele q está ao nosso lado! E assim, o mundo vai ficando mais leve de se viver!!


      Bjs e luz sempre!!

      Angel Marques

      Excluir
  5. Nossa muito profundo cada letra, cada palavra, cada frase, um texto que me fez meditar que contém todas as palavras que eu precisava para ler e falar é isso que eu sinto é isso que eu sempre quiz dizer e não conseguia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!! Me sinto muito feliz por isso!!

      Muita luz sempre em sua vida!!!


      Bjs no coração!!

      Angel Marques

      Excluir
  6. DE MAIS! AMEI TUDO E É ISSO AÍ, FAMÍLIA É O BEM MAIS PRECIOSO QUE POSSAMOS TER.

    ResponderExcluir