O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Quando o amor se torna solidão



Há um momento em que percebemos que o nosso amor já não está tão firme e mágico como sempre foi, e nesse momento, nos damos conta de que a sensação de bem estar e de alegria que nos invadia a cada encontro ou despedida, se transformou em solidão e angústia. E que todos os sonhos e projetos feitos juntos, dão lugar para as mágoas, desavenças, inseguranças e desamor.
Nesse momento nos sentimos fracos, tristes, desmotivados e acima de tudo, carentes do outro e de nós mesmos, pois de certa forma, por um segundo, perdemos nossa identidade.
O amor é o sentimento mais intenso e sublime que existe, contudo, o mau amor é capaz de transformar os dias claros em escuros, tranquilos em agitados e felizes em tristes, pois, tem o poder de modificar as vidas das pessoas e mesmo sendo um sentimento pacificador, o seu avesso pode ser muito destruidor.
A sensação que invade a alma de um ser que esta sofrendo de desamor pode ser comparada a uma forma de doença, pois o corpo recebe as energias deletérias que maltratam e angustiam, o coração fica acelerado, mas não por uma emoção tranquila, e sim por uma ansiedade devastadora, um suor intenso, uma fragilidade angustiante, um sufocamento, uma sensação de impotência diante de algo que conhecemos, mas não temos mais controle.
Quando o amor se torna solidão entre duas pessoas que de alguma forma ainda se amam, é muito complicado dialogar, solucionar os conflitos, apaziguar as brigas, ou suprir as carências, pois ambas ficam cegas e não conseguem perceber as suas falhas, apenas se condenam, se culpam, se atormentam, se cobram e se sufocam, seguem uma relação ferida, capenga, caindo e tentando se segurar nos pequenos pontos do passado, ou na eterna esperança que um dos dois vai cair em si e deixar o orgulho de lado e buscar ajustar o que esta errado, mas enquanto essa busca não é encontrada, muitos casais seguem se ferindo, uns conseguem se encontrar, outros terminam, mas se arrependem, por que ainda se amavam e não esgotaram o amor, e muitos outros, buscam as vias extremas, buscam outros parceiros, mesmo ainda estando no relacionamento, acreditando que se tornarão mais felizes ou poderão resolver os conflitos com o parceiro, mas acabam descobrindo de que não adianta fugir dos problemas, que eles existem e precisam ser enfrentados, de forma madura, respeitosa, por que só assim, serão capazes de chegar a uma solução salutar para ambos, mas uma coisa é certa, é fato, é preciso que primeiro se esgote o amor, para então se terminar uma relação, por que senão, vive-se a eterna sensação de algo inacabado e nem um nem o outro conseguirá ser totalmente feliz em seus próximos relacionamentos.

Angel Marie

6 comentários:

  1. Angel,
    Parabéns. Lindo blog! Gostei muito.

    Você como sempre precisa e clara na sua análise sobre sentimentos. Muitos fatores levam a essa situação, infelizmente. O importante é tentar analisar, entender, compreender e superar-se.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido Ka.

    Realmente,todo o processo que envolve sentimento é difícil, por que, cada um enxerga de uma maneira, busca soluções também diversas e pessoais, que envolve uma série de fatores internos,culturais,emocionais, enfim, mas o que todos devemos saber é, que NÓS apenas NÓS, podemos sair e resolver qualquer situação sentimental, basta querermos e batalharmos para isso, mesmo com todo sofrimento.E a partir daí, começarmos a compreender realmente e buscarmos a superação.

    Bjos em seu coração e luz!Espero que vc continue opinando e contribuindo p o crescimento do blog.

    ResponderExcluir
  3. o processo de evoluçao da engrenagem do sentimento é complexo, vem com o tempo, e acredito que temos que passar por muita coisa...paz e luz!

    ResponderExcluir
  4. É verdade, e esse é um processo, muitas vezes, bem árduo, mas, com certeza cabe a nós escolhermos a melhor direção em nosso caminho, mesmo com todo o sofrimento que esse processo possa nos causar.

    Bjos de luz!!

    Angel Marie

    ResponderExcluir
  5. Bem,li algo que me confundiu, "mau amor" nunca pensei em algo do tipo, não acredito que o amor seja responsável por sentimentos e situações acima citados, que se chocam com a própria definição de amor:
    Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição.
    Também não acredito em "esgotar o amor", pois embora as relações terminem e algumas pessoas percebam que já não desejam seguir na mesma direção não necessáriamente precisam deixar de querer bem e sentir afeição pelo outro.
    Creio que se confunde muito o amor com o sentimento de posse, com a idealização daquilo que se espera no outro. A ciência diz que na fase da paixão o nosso corpo libera hormônios diversos e o nosso cérebro cria uma pessoa idealizada, apenas terminada a fase da paixão podemos ver a pessoa como ela é, com seus defeitos e qualidades. Muitas relações terminam junto com a paixão, outras perduram e passam a ser chamadas de amor e há ainda aquelas que por costume, ou por acreditar muito naquilo que idealizou insiste em manter uma relação que tende a ser frustrante, pensam que a pessoa mudou, mas no fundo não percebem que aquela pessoa a quem você dedica tanto amor na realidade nunca existiu, vc a criou e projetou nela suas expectativas, o que é um perigo.

    Se quiser visite meu blog:http://decimadomeusalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Com certeza Paula, concordo com tudo que disse, mas só para esclarecer, quando me refiro ao "mau amor" é a forma utilizada nos relacionamentos, onde na verdade, o amor nem mais existe ou como você lembrou bem, a fase de encantamento já passou, e as pessoas, em nome do amor, que nesse caso, seria o "mau amor, seguem uma relação capenga, sem brilho e em eterno desgaste físico, emocional e até espiritual. Não é o sentimento do amor, que é mau, mas sim, a má utilização do suposto sentimento pelas pessoas nessa fase ou mesmo o não conhecimento real dele. Contudo,no processo de esgotar o amor, não me refiro ao amor universal, aquele que nos faz, mesmo depois de sairmos de uma relação afetiva, continuarmos a querer o bem do outro, independente do que aconteceu, por ser um sentimento nobre que transcende a fase carnal (que para mim, é o que difere em uma relação amorosa entre homens e mulheres)mas sim, ter um esgotamento, que poderia ser também chamado de término consciente, com respeito, dignidade e a certeza do que se quer, para não machucar desnecessariamente e pior ainda, seguir a vida, sempre presa a algo do passado que não ficou bem resolvido (que é o que observamos na maioria dos relacionamentos que terminam todos os dias, até bem próximo de nós mesmos).
    Mas, enfim, relacionamento humano por si só já é bem complexo, quando envolve o elo carnal, físico, químico, e se transforma na relação sentimental, multiplica-se essa complexidade, mas o que percebo, independente de todas as teorias e ciências explicativas sobre o assunto, é que a melhor forma de entendê-lo e saber lidar com ele, mesmo que não em sua totalidade, é conhecer-se e amar-se em primeiro lugar, pois assim, com certeza seremos mais forte para amar o outro ou simplesmente, respeitá-lo, que já seria um grande avanço.

    Obrigada pela opinião,continue opinando!!
    Muita luz e amor sempre!
    Angel marie

    ResponderExcluir