O Exercício do Amor Próprio

O Exercício do Amor Próprio

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Quando chega o momento em que você é que precisa decidir a sua direção.



Em um determinado momento de sua vida, você percebe que precisa tomar decisões muito importantes, que de uma forma ou de outra farão uma grande diferença para a sua existência.
Decisões que nem sempre são fáceis e tranquilas, mas que são necessárias para que se possa mudar toda uma história, definindo assim a alegria ou a tristeza, a paz ou a guerra no seu destino.
Dentro desse processo de tomada de decisões, o mais importante é fazer as perguntas corretas a você mesmo, sempre alerta às respostas que vem do âmago e só você pode ter a capacidade de desvendá-las, afinal, são através dessas respostas que poderá fazer as suas escolhas, e assim, decidir qual o caminho a seguir. Na maioria das vezes, elas são muito difíceis de serem entendidas, pois nem sempre se quer ouvir o que a razão deseja falar, preferem se iludir com as suas fantasias e criações emotivas, mesmo quando elas os fazem sofrer ou sabe-se que não os levará a lugar nenhum, isso, por medo das mudanças que estarão por vim.
Contudo, as mudanças sempre são um estágio de aprendizado para qualquer pessoa, mesmo quando se negam a aceitá-las, pois, por natureza, a vida é eterna e constante em suas transformações. Desde quando se nasce até a fase da partida pela morte do corpo, o ser humano passa por mutações e conflitos, que às vezes são tranquilas, mas quase sempre são turbulentas, forçando assim, um amadurecimento mais rápido e doloroso.
Com o processo de amadurecimento, surgem às dúvidas e indecisões, os conflitos existenciais e emocionais que fazem com que as pessoas criem expectativas de salvação em outra pessoa, mas na realidade, sabe-se que esses conflitos internos só podem ser solucionados por elas mesmas.
Vive-se a vida em busca do sucesso, do amor perfeito, da fama, do dinheiro, da saúde, beleza, felicidade, status, mas nunca se busca conhecer a si mesmo interiormente, a se amar, valorizar, se importar com suas sensações, anseios, desejos, decisões, enfim, passamos anos de nossa existência depositando nossa vida nas mãos de outras pessoas, para que elas decidam se seremos felizes ou não, se seremos melhores ou piores, se teremos sorte ou azar, se seremos vencedores ou perdedores, e sempre nos esquecendo que, o único e exclusivo ser que poderá determinar qualquer coisa em nossas vidas, é tão somente nós mesmos, e mais ninguém.
Daí, é de onde surgem as dificuldades em assumir decisões, afinal estamos muito mal acostumados a decidirem tudo por nós, totalmente dependentes emocionalmente, e então, quando nos damos conta, percebemos que estamos envolto a uma prisão imaginária, que nos sufoca e nos prende nos deixando imobilizados para qualquer atitude de libertação.
E é nesse momento que sofremos, nos desesperamos, pois é quando nos damos conta da realidade que vivemos, por que, até sabemos o que é preciso ser feito, mas estamos tão envolvidos, amordaçados e confusos com a nossa própria identidade, que ficamos desnorteados e sem atitude, afinal, por muito tempo permitimos que vivessem nossa vida, e ficamos só de espectadores, sombras, e deixamos a pessoa mais importante em segundo plano, abandonada, só e sem direção, que nada mais é do que nós mesmos.
A partir dessa descoberta, dessa reflexão, é onde se precisa ser mais forte e decidido do que antes, buscar forças no fundo da alma e da mente para sair do poço, ver a luz novamente a te guiar, redirecionar seu caminho, não como coadjuvante, mas como ator ou atriz principal dessa peça chamada vida, criando oportunidades e ouvindo mais a voz que vem do coração, se importando não mais com o que falam ou mandam você fazer, mas com o que o seu “Eu” que é o ser mais importante quer dizer, para que se possa tomar as decisões acertadas, lhe direcionando para um caminho melhor e mais seguro.
Por fim, é preciso que você perceba que existe alguém no mundo que é muito importante para você, e que não pode permitir que machuquem esse alguém ou o façam sofrer. Pois, ele é precioso e merece toda a felicidade do mundo, toda alegria, valorização, sucesso e amor. Por que esse alguém será a única pessoa que irá seguir com você até o fim, independente de qualquer coisa, e por isso, ele tem que te amar e te aceitar, e acima de tudo, lhe proteger sempre, afinal esse alguém, te conhece, e sabe de tudo sobre você, e somente ele, é fiel, leal, digno e se manterá ao seu lado até o fim de sua jornada na terra. Por que esse alguém nada mais é do que “você” mesmo.

Angel Marie

Nenhum comentário:

Postar um comentário